A Câmara de Faro ordenou o encerramento do Café Aliança, na Baixa da cidade, devido ao perigo de desmoronamento do edifício onde se situa o café.
Segundo o Barlavento uma «vistoria realizada no mês passado por uma comissão de peritos nomeada para o efeito» concluiu que o edifício «não reúne condições de segurança e salubridade», correndo mesmo «risco de desmoronamento».
Recorde-se que em 2009 um litígio judicial entre o arrendatário e o senhorio acabaria mesmo por ditar o encerramento da área original do café, depois de uma ordem de despejo emitida pelo Tribunal de Faro.
O Café Aliança mudou-se então para o espaço contíguo, uma cafetaria de pequenas dimensões com esplanada e onde se manteve em funcionamento a tabacaria já existente.
(Fotografia da fachada do antigo Café Aliança, encerrado em 2009, retirada daqui)
Sendo um espaço emblemático da nossa cidade, porque é que a Câmara não promove um concurso publico para que possam restaurar o mesmo. O mesmo se passa com o Celeiro de S. Francisco, na Rua Drª Teresa Ramalho Ortigão. Um destino turístico, que vem nos mapas da cidade, como monumento histórico da cidade e está a cair aos pedaços.Será que os presidentes que ultimamente tem passado e o que está no executivo não se preocupam com as relíquias históricas da nossa cidade?!?!?
ResponderEliminar