sábado, 28 de agosto de 2010

Tubarões martelo avistados nas águas algarvias em número anormal

Vários exemplares de tubarões martelo têm sido avistados nos últimos dias ao largo de Sagres mas as autoridades dizem não haver motivo para alarme, uma vez que não há registo de ataques a humanos por parte desta espécie.

Os tubarões têm sido avistados em grupo a cerca de duas milhas da costa (aproximadamente quatro quilómetros) e aparentam ter entre 1,5 a 2 metros de comprimento, disse à Lusa o comandante do porto de Portimão e Lagos.

Segundo o Diário de Noticias, na noite de 25 para 26 de Agosto uma embarcação de pesca de Portimão, que capturava cavala a meia milha da Salema (Vila do Bispo), acabou mesmo por apanhar nas redes um tubarão martelo, depois de ter avistado mais de duas dezenas de tubarões daquela espécie a nadar junto à superficie.

O aparecimento desta espécie - aparentemente inofensiva e que se alimenta de peixe e cefalópodes - naquela zona é normal, segundo as autoridades marítimas que sublinham que o anormal é serem tantos e andarem tão perto da costa.

Uma das possíveis causas para o fenómeno são as elevadas temperaturas que a água do mar tem atingido este verão no Algarve, rondando os 25 graus.

(Fotografia Diário de Noticias)

1 comentário: