quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Empresa que gere Estádio Algarve vai ser extinta mas associação Faro/Loulé mantém-se

As Câmaras de Faro e Loulé vão avançar com a extinção da empresa que gere o Estádio Algarve, uma medida anunciada há alguns meses e que está agora prestes a concretizar-se, disse à Lusa o presidente da capital algarvia.

As duas autarquias criaram há dez anos uma associação municipal para gerir o Parque das Cidades, complexo no qual se insere o estádio, que começou a ser construído quando Portugal foi designado para acolher o Euro 2004.

O passo seguinte foi a criação da empresa intermunicipal Parque das Cidades onde inicialmente trabalhavam cerca de vinte pessoas, número que está já a ser gradualmente reduzido para menos de metade, segundo Macário Correia.

Face às dificuldades em pagar os três milhões de euros de despesa anual do espaço, cuja manutenção diária ronda os cinco mil euros, as autarquias decidiram reduzir o quadro de pessoal e extinguir a sociedade.

“Não precisamos de ter lá uma associação de municípios e mais uma empresa intermunicipal”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, sublinhando que a Associação de Municípios Loulé/Faro é para manter.

Quanto ao quadro de pessoal, ficará reduzido “apenas às pessoas que são essenciais” para a manutenção do complexo, nomeadamente eletricistas e jardineiros, sendo dispensados a maior parte dos quadros superiores.

“Poupamos cerca de cem mil euros por ano e as funções do estádio mantêm-se intactas”, frisa, acrescentando que o estádio será “impecavelmente mantido” para estar disponível para a qualquer momento receber um jogo.
(Noticia: Lusa / Jornal do Algarve)

Seruca Emidio, Presidente da Câmara de Loulé, assiste de cátedra, em silêncio e, aparentemente, com enorme despreocupação, ás multiplas declarações do seu colega de Faro depois deste, com uma dívida na ordem dos 2 milhões de euros àquela entidade, ter recentemente descabimentado um milhão e quatrocentos e cinquenta mil euros do orçamento municipal de Faro que deveriam ser transferidos este ano para o Parque das Cidades, como se soubesse que quem ri por último ri melhor.

Começo a acreditar naqueles que dizem que não tarda muito e a Câmara de Faro entrega o Parque das Cidades ao Município de Loulé, com Laboratório de Saúde Pública, Hospital Central, Pólo Tecnológico e tudo o mais que para ali está previsto construir.

Sem comentários:

Enviar um comentário