domingo, 12 de setembro de 2010

Homens da Luta, Emanuel, Ruth Marlene e Iris na recepção aos caloiros da Universidade do Algarve

«Os novos estudantes da Universidade do Algarve são recebidos em festa no início do ano lectivo 2010/2011. O programa preparado pela Associação Académica, avança o Observatório do Algarve, inclui espectáculos de Homens da Luta, Emanuel, Ruth Marlene, Elvio Santiago, Iris e fecha com o DJ Diego Miranda.

De 18 de Setembro a 1 de Outubro a Recepção ao Caloiro 2010, para os novos alunos que chegam à Universidade do Algarve (UAlg), instala-se no Largo de São Francisco, em Faro.

O Desfile do Caloiro, a Procissão das Velas e a Garraiada são alguns dos eventos tradicionais que vão fazer parte da agenda dos novos alunos.»

A recepção ao caloiro é um dos principais momentos de festa da Universidade do Algarve, onde a cidade e a academia têm a oportunidade de receber e dar as boas vindas, em conjunto, aos novos estudantes universitários.

O papel da universidade na Capital Algarvia e a importancia económica dos estudantes universitários para Faro é muitas vezes mal compreendida e, até por vezes, menosprezada, até pelo poder político, pelo que esperamos que a actual Câmara apoie este evento (como é tradição), assumindo a recepção aos caloiros como um momento de afirmação do espirito académico, jovem e tolerante da Cidade de Faro.

Farense - Louletano abre Nacional da 2.ª Divisão

Um Farense – Louletano repleto de rivalidade marca este Domingo o início do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

Tanto Farense como Louletano têm os olhos postos nos lugares cimeiros e vêm de vitórias significativas na Taça de Portugal.

O Farense derrotou o Santana, por 3-0, e o Louletano goleou o Andorinha, por 5-0.

Faro: Gabinete de Bairro ajuda população mais carenciada

«A vida no bairro da Atalaia não é fácil. Os jovens não têm emprego, passam o dia na rua e até instalaram um ‘casino’ debaixo de uma árvore", relatou ao Correio da Manhã, sob anonimato, uma moradora.

Para combater esta situação, a Câmara de Faro inaugurou, recentemente, o Gabinete de Bairro.

Instalado num amplo rés-do-chão de um prédio municipal, o Gabinete tem várias valências: sala polivalente com biblioteca, sala para reuniões, serviço de mediação familiar, espaço internet com oito computadores de utilização gratuita e sala de artes plásticas.»

Quem gabará o noivo se não a noiva.

As declarações do Chefe de Gabinete da Câmara de Faro, apresentando o Gabinete de Bairro como se fosse uma iniciativa deste Executivo, demonstram bem a intraquilidade que reina na coligação de direita perante o cada vez maior clamor pela ausência de obra e de iniciativa da autarquia farense.

O Gabinete de Bairro resultou de uma candidatura do anterior Executivo Municipal a fundos comunitários (a sua filosofia e objectivos estão expressos na Carta Social do Concelho de Faro 2008-2013) tendo a obra de construção civil ficado concluída antes mesmo das eleições e o equipamento, à excepção do material informático, totalmente adquirido.

O que valia a pena ser explicado é como foram necessários 11 meses para o actual Executivo adquirir 8 computadores e proceder, somente em Setembro de 2010, à abertura do Gabinete de Bairro.

Faro celebrou vida e obra de Francisco Zambujal

Família, muitos amigos e admiradores juntaram-se na homenagem ao caricaturista farense Francisco Zambujal, 20 anos após a sua morte. Na ocasião foi pintado ao vivo um mural, que será doado à escola básica de São Luís, onde o artista foi professor durante décadas.



(Reportagem e fotografias Barlavento)

BE questiona Governo por causa de problemas de climatização do CHBA

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) eleita pelo Algarve, Cecília Honório, requereu ao Ministério da Saúde “a urgente resolução dos problemas de climatização do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio” (CHBA).

“Uma necessidade premente para a diminuição da mortalidade intra-hospitalar. A carência de ventilação naquele estabelecimento de saúde afecta os profissionais e agrava a condição de fragilidade dos doentes internados”, salienta a deputada no requerimento.

Segundo o Região Sul, Cecília Honório quer que o Governo esclareça ”que medidas tomou para evitar os efeitos da onda de calor no interior das instalações” daquela unidade de saúde.

sábado, 11 de setembro de 2010

Via do Infante: Todo o Algarve terá isenções e descontos nas portagens

O Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, garante que "toda a população de todos os municípios do Algarve vai beneficiar das isenções e descontos aprovadas pelo Governo".

"Toda a população de todos os municípios do Algarve vai beneficiar destas isenções e descontos", anunciou, explicando que este sistema estará em vigor até 01 de Julho de 2012.

De acordo com os diplomas anunciados no final do último Conselho de Ministros, as primeiras 10 utilizações mensais serão gratuitas para todos os residentes, particulares e empresas, das regiões envolventes a cada SCUT, seguindo-se descontos de 15% nas utilizações seguintes.

(Diário de Noticias)

Via do Infante: PS Algarve contra Governo sobre cobrança de portagens

«O líder socialista do Algarve, Miguel Freitas, manifestou-se hoje contra a decisão do Governo de aprovar portagens nas autoestradas Sem Custos para o Utilizador (SCUT) no Algarve, até 15 de Abril de 2011, por ainda não haver alternativas aquela via.

“Não concordamos com a introdução de portagens e o Governo está ciente do desconforto do PS/Algarve relativamente a esta matéria, porque ainda não há alternativas”, disse hoje, à Lusa, Miguel Freitas.

O líder do PS/Algarve e deputado no Parlamento sublinhou, no entanto, que estão previstas isenções de cobranças para os residentes e empresas algarvias durante um ano, altura em que deverão estar terminadas as obras de requalificação na Estrada Nacional 125, cuja conclusão está prevista para Junho de 2012.

Miguel Freitas defende também a existência de “melhores transportes públicos para a região”, além da discriminação positiva.»

A intervenção do lider do PS Algarve é corajosa, assumindo de forma desassombrada aquela que é a posição da generalidade dos militantes do PS Algarve, mas Miguel Freitas não deve esquecer-se de apontar que as portagens na Via do Infante nascem da imposição negocial do PSD que para consentir portagens no Norte impôs que fossem colocadas portagens em todas as outras SCUT, Via do Infante incluida.

(Toda a notícia no Região Sul)

Via do Infante: PSD/Algarve considera portagens inaceitáveis

«Mendes Bota considera ser "inaceitável a introdução de portagens na Via do Infante sob todos os aspetos: político, económico e moral", e isto mesmo "com isenções, descontos e exceções ou sem elas. Com EN 125 requalificada ou não, porque nunca será alternativa".

O lider do PSD Algarve classifica mesmo a decisão do Conselho de Ministros como "mais uma ignomínia contra o Algarve, contrariando todos os compromissos, juras e promessas solenes anteriores, de governantes e dirigentes partidários".

"Se este decreto-lei for avante, for publicado ou passar o crivo certo da apreciação parlamentar, o PSD/Algarve apelará aos seus militantes e simpatizantes para aderirem à manifestação de revolta que certamente as forças vivas da sociedade algarvia não deixarão de convocar", acrescenta Mendes Bota.»

O Presidente da Distrital do PSD Algarve expressa mais uma vez aquela que sempre foi a sua posição, contudo não se pode esquecer que foi sempre o seu partido a defender o fim das SCUT, sendo que a colocação de portagens na Via do Infante nasce com a exigência negocial do seu partido e de Pedro Passos Coelho sobre a universalidade no pagamento de portagens nas sete SCUT do País.

(Toda a noticia no Barlavento)

Via do Infante: PCP lança abaixo-assinado contra portagens

O PCP Algarve vai lançar um abaixo-assinado contra as portagens na Via do Infante. Os comunistas dizemz que as discriminações positivas anunciadas visam criar uma cortina de fumo e acabam em 2012.

Num comunicado enviado às redacções o PCP escreve que “no seguimento das faixas já colocadas alertando para o Não às Portagens, decide lançar desde já um abaixo-assinado com o lema: Não às Portagens, Sim ao Desenvolvimento Regional”.

“Os critérios adiantados pelo Governo para algumas isenções não são claros e o exemplo do Algarve adiantado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas visa criar uma cortina de fumo tendo presente o descontentamento regional pela medida. Acresce que a partir de 2012 todas essas pseudo discriminações positivas são eliminadas”, sublinha o PCP.

Para os comunistas o anúncio feito pelo Governo com vista à introdução de portagens nas SCUT’s até 15 de Abril do próximo ano, “confirma os alertas feitos pelo PCP quanto aos reais perigos de tal vir a suceder com a cumplicidade do PSD e do CDS-PP”.

Os comunistas algarvios consideram que a introdução de portagens significará “somar crise à crise que assola a região”, o que vai contribuir “para o agravamento da situação social”, pelo que “a luta popular pode travar os intentos do PS, PSD e CDS-PP”.

(Toda a notícia no Região Sul)

Faro: Não deu moeda e levou facada de arrumador

Um homem, de 28 anos, foi vítima de uma agressão com arma branca, na tarde de Quarta-feira (17h30), no largo de São Pedro, em Faro. A vítima, que acabara de estacionar a sua viatura, terá recusado dar a tradicional moeda a um arrumador, que não gostou da sua recusa.

"O homem afastou-se e o agressor foi atrás dele, insistindo no pedido de uma moeda", disse ao Correio da Manhã, uma testemunha, que pediu o anonimato, “seguiu-se uma breve troca de palavras e o agressor puxou de uma faca, que encostou à barriga da vítima, exigindo-lhe dinheiro. Teve sorte, que a lâmina da faca partiu-se e não chegou a perfurar a carne, causando-lhe apenas um ligeiro ferimento", disse a testemunha.

(Fotografia Panoramio/Glória Fernandes)

Algarve: Mais de 63 mil alunos nas escolas da região

No início deste ano lectivo serão mais de 63 mil alunos os que vão frequentar as 258 escolas públicas a funcionar no Algarve, o que representa cerca de 14% da população.

De acordo com os dados da Direcção Regional da Educação do Algarve, divulgados pelo Observatório do Algarve, referentes ao ano lectivo de 2009/2010, estão em funcionamento 258 escolas de todos os níveis de ensino.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Mercado Municipal e a “Feira” de São Luís

A Câmara Municipal anunciou com a habitual “pompa e circunstância” a relocalização da “venda ambulante” que tinha lugar no Largo da antiga Igreja de São Luís para as laterais do Mercado Municipal de Faro.

A medida há muito que era comentada pelos operadores do Mercado e aguardada pelos habituais vendedores do Largo de São Luís que, desde que foram conhecidos os resultados das últimas eleições autárquicas, garantiam que o Mercado Municipal de Faro seria o novo destino dos seus negócios.

Para que fique claro, mesmo correndo o risco de ser acusado de preconceituoso, considero a decisão um erro, não porque não seja possível e desejável regrar a actividade dos feirantes, identificando um local para este tipo de comercio, disponibilizando bancas uniformes e de design cosmopolita que possam ser desmontados no final do dia, pautar pela limpeza e arrumo do espaço, impedir abusos e estendais de roupa de vários metros e os fogareiros a assar peixe entre as bancas de roupa, mas porque depois do investimento realizado no Mercado Municipal de Faro, que rondou os 30 milhões de euros, recuperada a dinâmica comercial do Largo Francisco Sá Carneiro, alavancada na oferta de serviços públicos como a Loja do Cidadão e as Finanças, não me parece que as portas do Mercado sejam o local mais indicado para a venda ambulante e a comercialização dos produtos que se vendiam no Largo de São Luís.

Contudo esta decisão não me surpreende, pelo contrário, corresponde ao âmago daquilo que a actual maioria de direita vem praticando, de que são exemplo o desfile de Carnaval que tivemos em Fevereiro, próprio de uma pequena aldeia perto do fim do mundo e não de uma Capital de Distrito, discursos no dia da cidade contra os trabalhadores do Município, oferta de bifanas no feriado municipal, desculpas com o passado pela sua incapacidade de realização, as laranjeiras mortas nos seus vasos de má memória, as palmeiras mortas e cortadas pela base que continuam à espera de ser substituidas...

Com efeito, o actual Executivo da Câmara Municipal de Faro perde para a competência, que exige ponderação, humildade de ouvir as várias partes, mesmo as criticas, rasgo imaginativo e ambição de ideias, o que ganha no populismo de feira.

A verdade é que, tal como no pior estereótipo do feirante, Macário Correia prometeu-nos o elixir do sucesso, mas passou os últimos 11 meses à frente da Câmara de Faro a impingir-nos t-shirts e atoalhados com defeito de fabrico.

Câmaras algarvias vão subir impostos

«As autarquias algarvias pretendem aumentar os impostos no próximo ano. Numa reunião realizada esta semana, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), os presidentes de câmara da região decidiram, de forma consensual, que todos os municípios aproximem as taxas para o seu valor máximo. A medida incide sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a derrama sobre as empresas e a participação variável no IRS.

Autarcas ouvidos pelo Correio da Manhã justificam a necessidade da subida das taxas como forma de compensar a perda de receitas que as câmaras têm registado, em grande parte devido à crise do sector imobiliário. As verbas arrecadadas através do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) caíram para menos de metade em três anos.»

Para os autarcas da AMAL parece que só os impostos cobrados pelo Governo afectam a qualidade de vida e a capacidade financeira das familias, aqueles cujas receitas reverte para os municípios não pesam na vida dos cidadãos.

Todos sabemos que as câmaras municipais estão de uma forma geral a passar por dificuldades financeiras em virtude de uma quebra generalizada das receitas mas a solução não pode apenas passar pelo aumento dos impostos e das taxas municipais como se os cidadãos e as empresas algarvias não estivessem também a atravessar identicas dificuldades.

Portagens na Via do Infante começam a ser cobradas até 15 de Abril

«As portagens na Via do Infante/A22 vão começar a ser cobradas até 15 de Abril do próximo ano, segundo a resolução do Conselho de Ministros aprovada hoje.

A resolução, segundo o Barlavento, adota o princípio da universalidade na cobrança de portagens em autoestradas, determinando que, nas SCUT (Interior Norte, Beira Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve) a cobrança de portagens irá iniciar-se até 15 de Abril de 2011.

Em simultâneo, é criado um regime de discriminação positiva na cobrança de portagens, através de um sistema misto de isenções e descontos para as populações e empresas fixadas nos concelhos atravessados pelas SCUT, com isenções nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas seguintes que serão aplicadas apenas até 1 de Julho de 2012, depois desta data serão aplicadas apenas nas SCUT das regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média nacional.»

Pedro Passos Coelho e Rui Rio conseguiram o que queriam – que as portagens fossem colocadas em todas as SCUT do País. Será que Mendes Bota já obteve resposta à carta que enviou ao líder do PSD contra o principio da universalidade das portagens nas SCUT? Se calhar o carteiro não levou a correspondência para Massamá.

José Vitorino denuncia populismo primário do Presidente da Câmara de Faro contra funcionários

O grupo de Cidadãos com Faro no Coração, liderado pelo ex. Presidente da Câmara de Faro do PSD, José Vitorino, veio a público “condenar veementemente” a intervenção de Macário Correia no Dia da Cidade de Faro a quem acusam de “pretender despedir centenas de funcionários” da autarquia.

Em comunicado os Cidadãos com Faro no Coração acusam o actual Presidente da Câmara de “denegrir a imagem da autarquia”, exortando a maioria de direita a resolver os problemas dentro de casa, nos termos da lei e sem espectáculo, “na cegueira do populismo primário para promoção pessoal, acusa funcionários e seus "médicos amigos" de conluio nos atestados médicos. O Presidente tem de provar as acusações através do Instituto de Segurança Social, Adm. Reg. de Saúde e Ordem dos Médicos. Se não o fizer, foi irresponsável e cometeu crime de difamação.”

Para o movimento liderado por José vitorino, o actual Presidente “fez hipocrisia política, pois muitos funcionários que receberam Diplomas são os mesmos que diariamente humilha, o que não devia fazer”, prometendo que nunca se calará perante os abusos do Presidente e da maioria”.

(Fotografia Algarve Reporter)

Ligação Faro – Culatra/Farol no activo o ano inteiro

A partir da próxima Segunda – feira, 13 de Setembro, vai entrar em funcionamento a ligação entre as ilhas da Culatra e Farol e a cidade de Faro (Cais Comercial) que, segundo o Região Sul, vai ficar no activo durante todo o ano.

A ligação das ilhas à cidade termina no Cais Comercial, pelo que a Autarquia vai também assegurar um autocarro de transporte urbano, ida e volta, até ao centro da cidade. Quer o transporte fluvial, quer o transporte urbano vão acolher 4 horários de ida e 4 horários de volta, diariamente.

Os preços serão de 3 euros ida e volta, 1,5 euros viagem única. Para crianças entre os 4 e os 11 anos, 1,8 euros ida e volta, 90 cêntimos viagem única, e para menores de 4 anos a travessia será gratuita. A Câmara diz ainda que para os estudantes residentes nas ilhas e que estudem em Faro, os bilhetes serão também gratuitos.

(Fotografia retirada de A Defesa de Faro)

Turismo recupera com mais dormidas e proveitos

Há sinais de recuperação no turismo.

Em Julho, houve mais dormidas nos hotéis, as receitas aumentaram dez por cento e os principais mercados emissores passaram de quebras a crescimentos. Mas há uma excepção: a Madeira, que já em 2009 registou menos 711 mil estadias de turistas, continua em crise. É, agora, a única a perder dormidas e proveitos.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em Julho, os estabelecimentos hoteleiros portugueses registaram 4,6 milhões de dormidas, mais 8,1 por cento do que em igual período de 2009. E que as receitas totais dos alojamentos subiram dez por cento, para os 225,6 milhões de euros.

Segundo o Público, este desempenho positivo foi transversal a praticamente todas as regiões, com destaque para Lisboa, que subiu 14,3 por cento no número de estadias, e para o Algarve, cujos proveitos aumentaram 13,8 por cento.

Bailes Marafados na Fábrica da Cerveja

Este fim-de-semana, na antiga Fábrica da Cerveja em Faro, vai haver dança: em grupo, aos pares ou free style. É o regresso dos Bailes Marafados, o Festival de Danças Populares organizado pela ARCA.

São três tardes que se vão alongar pela noite dentro, com oficinas de dança e outras actividades, que à noite têm o seu auge com os bailes de música tradicional, para aplicar e mostrar o que se aprendeu durante o dia.

Com oficinas e concertos/baile incluídos, o preço por dia são 12€, para os três dias o bilhete custa 30€.Os concertos/baile custam 5€.

O Observatório do Algarve tem o programa completo.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Presidente da Câmara de Faro ataca funcionários do Município e médicos “amigos” no Dia da Cidade

«As críticas ferozes aos funcionários públicos aconteceram durante as comemorações do dia da cidade de Faro.

"Arranjam todo o tipo de desculpas e têm o apoio de médicos amigos que lhes passam atestados no momento exacto em que desejam adoecer e com o preciso número de dias e o diagnóstico da conveniência, sem o recurso a exames", disse o autarca.

Macário Correia garantiu ao Correio da Manhã que o atraso organizativo dos serviços "não durará muito mais tempo" e que a solução poderá passar por "processos disciplinares ou mudanças de serviços" na autarquia, onde trabalham mil pessoas.»

O primeiro discurso do Dia da Cidade do Presidente da Câmara de Faro não pode deixar de ser considerado uma oportunidade perdida.

Foi em sintece uma intervenção justificativa, demagógica e pobre depois de uma campanha eleitoral em que prometeu refazer de Faro uma Capital.

Justificativo, por resumir toda a inacção deste quase um ano de mandato com dificuldades financeiras por demais conhecidas, aliás, durante a campanha eleitoral o então candidato da coligação de direita não se cansou de repetir que a situação financeira do Município era muita má, pior do que afirmava o então Executivo do PS, mas nem isso evitou que prometesse tudo a todos.

Demagógica, por lançar de novo o anátema sobre os funcionários da Câmara. Se na sua maioria os funcionários são bons, como parece agora querer dizer, então não se justificam as criticas que fez em todos os órgãos de comunicação social (locais, regionais e nacionais) e no próprio Dia da Cidade sobre os trabalhadores do Município. Ao Presidente da Câmara compete elevar o discurso, motivar, apontar soluções e intervir de forma inatacável e não explorar a inveja social.

Pobre, por não ser capaz de lançar uma ideia para o futuro de Faro, limitando-se a falar em duas obras que não são suas e que desvalorizou no passado, caso do Parque Ribeirinho (Programa Polis) e da variante Norte a Faro (Requalificação da EN 125).

Tratou-se, por isso, de um discurso sem chama ou alma e Faro necessita de reacender a sua alma e de acreditar de novo nas suas potencialidades.

Recuperação da torre sineira da Sé de Faro é “prioritária”

A directora regional da Cultura do Algarve identificou como prioritárias as intervenções na torre sineira e no coro na Sé de Faro, no âmbito do protocolo da Rota das Catedrais, uma vez que, segundo declarou Dália Paulo ao Observatório do Algarve, a Sé de Faro apresenta vários problemas estruturais em termos de cobertura em muitas das capelas”.

A directora regional da Cultura do Algarve refere que estão já definidas as acções e elaborada a minuta do protocolo para a requalificação da Sé de Faro, que está neste momento a ser negociado com a autarquia local.

Quanto ao núcleo museológico, o projecto visa apenas “repensá-lo para o tornar mais atractivo”. Dália Paulo referiu ainda que a iluminação cénica da Sé, feita este ano pela Direcção Regional da Cultura, já foi inspirada no projecto agora em negociação.

Municípios do Algarve fazem candidatura de 5 milhões para apetrechar bombeiros

Os 16 municípios do Algarve vão apresentar, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, uma candidatura com um investimento global de cinco milhões de euros ao PO Algarve 21, para dotar a região algarvia de "novos meios e equipamentos no âmbito da protecção e socorro".

O projecto, de âmbito regional, "contempla a aquisição de veículos e equipamentos de protecção individual para os 17 corpos de bombeiros, dois Centros de Recursos de Protecção Civil e respectivos sistemas de gestão, bem como investimento na área das tecnologias da informação e do conhecimento", salienta a AMAL.

A candidatura, que será apresentada ao Eixo 2 do PO Algarve 21, na área da Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, é financiada em 60% pelo FEDER, sendo a contrapartida nacional assegurada pelos 16 municípios do Algarve.

Recorde-se que em Agosto, durante a cerimónia de apresentação do aviso de abertura de candidaturas no domínio desta intervenção, a Governadora Civil de Faro defendeu o apetrechamento homogéneo de todos os Corpos de Bombeiros do Algarve, na altura Isilda Gomes frisava ao Barlavento “não podemos ter um corpo de bombeiros equipado a 100% e outro apenas a 10%. Isto não pode nem deve acontecer. Temos de ter uma visão regional também nesta área e olhar para a região como um todo”.

Para a Governadora Civil de Faro, o financiamento equivalente a um investimento de cinco milhões de euros, irá permitir aumentar “muito significativamente” a capacidade de resposta do Algarve em matéria de Protecção e Socorro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Direcção Regional de Educação do Algarve deve milhares de euros a escolas particulares

«O atraso da Direcção Regional de Educação do Algarve (DREAlg) no pagamento de subsídios anuais aos alunos carenciados dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo da região, na ordem de muitos milhares de euros, está a preocupar pais, encarregados de educação e proprietários desses estabelecimentos de ensino no arranque do novo ano lectivo.

"Os responsáveis da DREAlg esquecem-se de que os colégios particulares não têm só alunos filhos de gente rica. Há pais que, por serem obrigados a trabalhar das 08h00 às 20h00, não podem ter os filhos no ensino público e têm de recorrer aos privados", diz Armando Romão, proprietário do Colégio Algarve em Faro, que lembra os "muitos milhares de euros" que o Estado poupa com o serviço prestado pelos colégios particulares e cooperativos.

Luís Correia, director regional de Educação do Algarve, explicou ao Correio da Manhã que "o assunto está em vias de resolução". Aquele responsável garantiu que "os atrasos no pagamento desses subsídios serão resolvidos muito em breve", sem, no entanto, se comprometer com qualquer data.»

Seria interessante a DREAlg divulgar, por exemplo na sua página na internet, a lista dos alunos de colégios privados algarvios apoiados financeiramente pelo Estado para que víssemos todos as famílias carenciadas que trabalham diariamente das 08h00 às 20h00.

Índice Confidencial Imobiliário para novas habitações recuperou no segundo trimestre

O Índice Confidencial Imobiliário para as habitações novas recuperou no segundo trimestre de 2010 depois de nos primeiros meses do ano ter tido um comportamento negativo, de acordo com estudo da Confidencial Imobiliário.

No segundo trimestre, o índice melhorou 1,3 por cento face ao primeiro trimestre, e em Junho melhorou 1,6 por cento face ao mesmo mês do ano passado, na “valorização homóloga mais elevada dos últimos 12 meses”, disse a empresa em comunicado.

Esta evolução, adianta o Publico, significa que, em média, os proprietários pediram um valor mais alto pelas habitações no segundo trimestre do que no primeiro.

De acordo com o mesmo estudo, o Algarve é a principal região onde “os sinais da crise na habitação ainda persistem” enquanto a região Norte tem registado uma “evolução favorável”, assim como a região centro, que tem tido “valorizações suaves sem quebras acentuadas”.

Taça de Portugal: Farense segue em frente



O Sporting Clube Farense entrou com o pé direito na Taça de Portugal ao derrotar, na 1.ª eliminatória, o Santana por 3 bolas a zero.

Segundo o Barlavento das seis equipas algarvias em prova só o Beira Mar de Monte Gordo perdeu e, como tal, foi eliminado.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dia da Cidade de Faro


O 7 de Setembro, dia em que em 1540 Faro foi elevada a Cidade pelo Foral de João III, é um dia de festa e unidade de todos os que nasceram e vivem em Faro. É o dia dos farenses de nascimento ou de adopção.
Por isso desejamos a todos um bom feriado municipal!

Cineclube de Faro em graves dificuldades depois de redução do subsídio da Câmara de Faro

«O Cineclube de Faro está a atravessar a mais grave crise financeira desde a sua fundação há mais de 50 anos, que poderá levar a que muitas das iniciativas programadas até final do ano não se possam realizar.

Apesar de ter conseguido uma verba “francamente apreciável” em receitas próprias, em 2010, que ascendem aos 12 mil euros, a emblemática associação farense acabou por ser surpreendida com a redução do apoio da autarquia em dois terços do que era habitual, dos quais apenas metade está garantida à partida.

“Contávamos com tudo, mas não com o que foi decidido pela Câmara Municipal de Faro” denuncia o Cineclube de Faro ao Barlavento

Os regulamentos aprovados pela actual maioria de direita da Câmara de Faro para a atribuição de apoios a colectividades e associações do Concelho têm como único objectivo a redução das verbas com que a Câmara Municipal apoiava o associativismo cultural, desportivo e social.

Falou-se muito de rigor e transparência mas a verdade é que quando o Executivo quer dar mais dinheiro a algum clube ou associação aprova apoios e subsídios financeiros fora do regulamento, o que já aconteceu mais do que uma vez, o que significa que nem todos são iguais perante as regras aprovadas.

Com as reduções drasticas e cegas efectuadas pela Câmara era obvio que estas situações de ruptura financeira iriam bater à porta de várias instituições do Concelho, sendo que o Cineclube de Faro é apenas a primeira a dize-lo publicamente.

(Fotografia Faro é Faro)

Algarve vai ter Centro Náutico de Alto Rendimento

«Vila do Bispo quer construir um Centro para desportos náuticos, sobretudo dirigido ao surf. Governo já disse que vai apoiar.

Segundo o Observatório do Algarve, a construção de um Centro de Alto Rendimento de Desportos Náuticos, em Vila do Bispo, já esteve mais longe. Isto porque o presidente da Câmara, Adelino Soares, já obteve garantias por parte da Secretaria de Estado do Desporto, de que o Governo se comprometerá a encontrar formas de apoio para uma actividade que está em crescendo e que já representa muitos milhares de euros para o Algarve.»

Com uma Ria absolutamente fabulosa para a prática de desportos náuticos a cidade de Faro continua de costas voltadas para o mar. Mesmo agora que tínhamos essa oportunidade histórica chamada Polis Litoral Ria Formosa parece que a única preocupação é demolir, como se estivéssemos numa corrida para ver quem deita mais casas abaixo.

Outros concelhos no Algarve vão fazendo o seu caminho.

Turismo: Ocupação subiu em Agosto no Algarve

A ocupação hoteleira no Algarve durante o mês de Agosto aumentou dois por cento face ao mesmo período do ano passado, tendo as dormidas por parte de turistas espanhóis subido 28 por cento, avança o Região Sul.

Em comunicado, a Associação de Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) diz que a taxa de ocupação global média foi de 92,5 por cento, 2,2 por cento acima do valor verificado em Agosto de 2009.

Espadarte com 350 quilos repartido por instituições sociais de Faro

Um espadarte com 350 quilos capturado este fim-de-semana em Vilamoura numa competição de pesca desportiva foi repartido por duas instituições sociais de Faro, a Casa dos Rapazes e o Refugio Aboim Ascensão.

Segundo o Observatório do Algarve, o espadarte azul foi capturado a 20 milhas a Sul de Vilamoura durante a edição deste ano do "White & Blue Marlin", competição do circuito de pesca grossa.

(Fotografia Público)

Irmãos esfaqueados numa rixa em Faro

As vítimas afirmaram à PSP desconhecer os motivos pelos quais foram agredidas, mas a polícia suspeita de desentendimentos originados por excesso de álcool. Eram 05h40 de ontem quando dois irmãos, de 28 e 24 anos de idade, foram esfaqueados em Faro, na zona dos bares da Baixa da cidade, entre a rua do Prior e a rua Capitão Mor. O mais velho sofreu cinco perfurações nas costas e num braço, sem gravidade.

Segundo fonte do Comando da PSP de Faro, a rixa envolveu três homens contra os dois irmãos. Todos os intervenientes são residentes na cidade. O irmão mais novo sofreu apenas uma ferida superficial num ombro e diversas escoriações, sendo assistido no local por uma equipa médica do INEM. O irmão mais velho foi esfaqueado cinco vezes e perdeu muito sangue, razão pela qual chegou a ter pequenos períodos de inconsciência ainda no local. "Foi transportado para o hospital, mas as feridas eram pouco profundas, pelo que se trata de um ferido moderado", disse ao Correio da Manhã fonte oficial do INEM.

Uma patrulha da PSP que estava nas imediações acorreu ao local, devido ao alarido, mas os três agressores puseram--se em fuga. As primeiras diligências efectuadas apuraram que os agressores procuraram refúgio no bairro da Horta da Areia – uma zona problemática da cidade de Faro. Até ao final da tarde de ontem, a PSP ainda não os tinha detido, mas continuava a efectuar diligências nesse sentido.

(Fotografia Gonçalo Afonso Dias, Artes e Oficios)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fecho do Café Aliança deixa arrendatários em dificuldades

«O Café Aliança, um dos mais antigos e afamados estabelecimentos comerciais de Faro, foi encerrado pela Câmara farense por questões de segurança. Uma situação que apanhou de surpresa os arrendatários do espaço, que garantem não ter recebido qualquer pré-aviso e que se mostram desesperados com a situação.

"Estamos numa situação em que não sabemos para onde nos havemos de virar. Não sei onde vou buscar dinheiro para pagar aos funcionários. As pessoas têm de comer e a empresa não está a funcionar. Tenho salários e dívidas para pagar e outras coisas mais. Ao menos que nos tivessem dado um prazo até ao final do mês", disse ao Barlavento Filomena Lopes a arrendatária do Café Aliança.

Visivelmente indignada com a situação está Conceição, funcionária do Café Aliança "há 20 anos".

"O que nós queríamos é que nos dessem um prazo, para que quem trabalha aqui se pudesse orientar. Agora não sabemos se vai fechar um mês, seis meses ou um ano. Não é fácil. Nem sequer é fácil ir para o Fundo de Desemprego», considerou. «O que nós queríamos mesmo é que nos dessem uma satisfação", acrescentou.»

Não conhecemos o relatório da vistoria efectuada pela Câmara ao Café Aliança, mas só motivos muito graves para a segurança poderiam justificar a decisão de encerrar sem pré-aviso o estabelecimento. A ver vamos se não é mais uma atitude de quero, posso e mando como foi o desmantelamento das esplanadas no Largo de São Pedro e na Avenida 5 de Outubro.

Deputados algarvios do PSD manifestam-se preocupados com variante à EN2 entre São Brás e Faro

«Os deputados do PSD Mendes Bota e Antonieta Guerreiro manifestaram-se «preocupados» com o traçado da variante à EN entre São Brás e Faro, que fará a ligação à Via do Infante.

Os dois parlamentares algarvios do PSD, recordam que, no final da anterior sessão legislativa, em Julho, "um grupo de sãobrasenses, habitantes na localidade do sítio dos Machados e peticionários contra o novo traçado da EN2, foi recebido em audiência na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações", uma reunião para a qual a deputada vice-coordenadora da comissão Carina Oliveira convidou os deputados eleitos pelo Algarve.

Na petição, segundo o Barlavento, esses sambrasenses solicitavam que sejam "explicadas as decisões relativas à variante à EN2 entre São Brás de Alportel e Faro e que seja equacionada uma outra alternativa que passe pela requalificação da actual EN2".

Também em Faro existiu sempre alguma contestação nas campinas sobre o traçado da nova ligação entre a cidade e a Via do Infante obra que está incluída na empreitada de requalificação da EN 125 e que é fundamental para desanuviar os acessos à cidade permanentemente engarrafados entre Faro, Estoi e São Brás de Alportel.

Vamos ver se depois do actual Presidente da Câmara de Faro ter manifestado o seu desacordo com o traçado aprovado não aumenta também em Faro a contestação e se esta obra não acaba por ficar apenas no papel perdendo-se uma oportunidade única para a Capital do Algarve ver resolvido o problema do acesso Norte à cidade a custo zero.

Bares da Baixa de Faro unem-se para comemorar Dia da Cidade

«Na noite do próximo dia 6, a partir das 23 horas, precisamente na zona dos bares, numa organização dos bares da Baixa de Faro – CheSenta, Rock Line, Kopus, Nordik, Ba, A Cabana, Arcádia, Arcos, UpaUpa, Botabaixo e O Cofre – vai haver festa para assinalar as comemorações do Dia da Cidade, o qual se comemora oficialmente dia 7 de Setembro.

Intitulado “Os Travessos”, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Junta de Freguesia de S. Pedro que, segundo o Região Sul, prometem preencher a noite com Música ao Vivo, Animação de Rua e Bifanas na Brasa, de oferta.»

Juntar os bares de Faro na organização de uma festa para celebrar o Dia da Cidade e animar a baixa é sempre uma boa iniciativa, pena é que Faro, Capital do Algarve, se fique por bifanas, enquanto que em Loulé as festas do centro histórico vão da Noite Branca ao Festival MED…

Enfim, em 2009 tivemos em Junho, no Jardim Manuel Bívar, as Noites Árabes e em Julho a Baixa de Faro em Festa e ainda um concerto memorável no Estádio de São Luís com Gilberto Gil e Martinho da Vila, este ano temos bifanas à borla… Enfim, é a vida!

Algarve: Menos vinho por causa do tempo

A produção de vinho no Algarve deverá registar uma quebra significativa na campanha 2010/2011, segundo previsões efectuadas pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). As condições meteorológicas estão na origem dessa redução.

Segundo o IVV, a ocorrência, entre Abril e Junho, de períodos com temperaturas diurnas altas associadas a níveis de humidade e de pluviosidade elevados, originou focos de míldio e oídio (doenças que afectam as vinhas) por toda a região. O instituto salienta que, "apesar do bom desenvolvimento vegetativo, estas ocorrências tiveram efeitos negativos ao nível da produção".

Assim, adianta o Correio da Manhã, a actual campanha deverá ficar-se pelos "dois milhões de litros de vinho", o que se traduz numa diminuição de 12 por cento em relação à campanha anterior.

Um ferido com gravidade em acidente na Via do Infante

Quatro pessoas ficaram ontem feridas, uma das quais com gravidade, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros na Via do Infante, junto à saída para Faro.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o acidente ocorreu às 11:44, ao quilómetro 74, junto ao nó de Faro, no sentido Portimão/Faro, e resultou do despiste de um automóvel ligeiro.

Segundo o Observatório do Algarve as vítimas foram assistidas no local por elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo o ferido grave sido "transportado de helicóptero para o Hospital de Faro".