sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PS-Algarve quer aproveitar "debate da regionalização" lançado pelo PSD

«O líder do PS-Algarve considera que o partido deve aproveitar a abertura do PSD para a regionalização, mas Miguel Freitas não gosta da ideia de um país a duas velocidades, com regionalização apenas nalgumas regiões.

Contudo, sublinha que “o PSD manifesta aqui uma abertura que o PS não deve desperdiçar”.

“ O Algarve é a região que encontra em melhores condições para que essa experiência resulte e ter efeito demonstrativo para o país” disse o líder regional dos socialistas em declarações à Antena 1, reagindo assim à proposta de revisão da Constituição dos sociais democratas, que contempla a criação de uma região piloto.»

Que sirva para se discutir a regionalização e para maximizar os aspectos positivos e de consenso entre os diferentes partidos porque esta proposta de Revisão Constitucional já foi sentenciada pelo Presidente da República que não quer de forma alguma discutir as alterações propostas pelo PSD em altura de campanha eleitoral e até pelos portugueses que fizeram o PSD cair nas sondagens para trás do PS.

(Noticia Observatório do Algarve)

Detectadas mais de 4 mil viaturas furtadas ou para apreensão em 2009 através do "Polícia Automático"

No ano de 2009 foram detectadas em Portugal cerca de 4600 viaturas furtadas ou destinadas a apreensão ao abrigo do sistema de leitura de matrículas “Polícia Automático”, afirmou em Faro o ministro da Administração Interna (MAI).

O sistema, que funciona há um ano, é uma das componentes do projecto “Algarve Seguro”, que inclui uma plataforma de georreferenciação de meios operacionais e a ligação das centrais de alarmes das empresas de segurança às das forças policiais.

Segundo Rui Pereira, o “Polícia Automático” permitiu em 2009 a leitura de 700 mil matrículas, o que conduziu à detecção de cerca de 20 mil ilícitos e à identificação de 4600 viaturas furtadas, envolvidas em ocorrências ou em infracção automóvel.

O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento do “Algarve Seguro”, ao abrigo desta iniciativa passaram hoje de dois para dez o número de carros da PSP e GNR dotados com a leitura automática de matrículas feita através de uma câmara que “lê” as chapas de matrícula, informação que é depois cruzada com as seguradoras.

Segundo o Região Sul, o projeto “Algarve Seguro” implicou a implementação de uma plataforma de georreferenciação de meios que consistiu na distribuição de 225 Assistentes Digitais Pessoais (PDA) pelas forças de segurança.

Esta componente do programa permite que através de um Sistema de Posicionamento Global (GPS) os ocupantes das viaturas policiais ou que estejam em patrulhas apeadas “naveguem” até às ocorrências.

Segurança Rodoviária: Acidentes fazem menos vítimas no Porto do que em Faro

A sinistralidade rodoviária com vítimas no Porto é o dobro da registada no concelho periférico de Gondomar, mas muito inferior à de capitais de distrito como Faro, afirmou o coordenador de um estudo desenvolvido pela Direcção Municipal da Via Pública, em parceria com o Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, citado pelo Região Sul.

Américo Pires da Costa explicou que a análise da sinistralidade por cada mil habitantes, nos últimos três anos, permite perceber que o Porto terá registado cerca de 70 por cento dos acidentes rodoviários de Faro, mas o dobro dos verificados em Gondomar.

No caso de Faro, o acréscimo poderá ser determinado por se tratar de uma cidade mais procurada no verão por pessoas desconhecedoras da malha urbana local.

Adesão ao rastreio ao cancro da mama no Algarve cresceu muito

Um aumento significativo da adesão das mulheres convocadas, um ligeiro aumento no número de casos detectados e resultados que ficaram dentro dos valores esperados são alguns dos dados da segunda volta do Rastreio do Cancro da Mama no Algarve divulgados pelo Barlavento.

Este rastreio dirigiu-se a todas as mulheres entre os 50 e 59 anos inscritas nas unidades de saúde da região e decorreu entre 2008 e 2010, em todo o Algarve.

Ao todo, foram referenciadas mais de 50 mil mulheres, das quais 58 por cento compareceram no rastreio. Uma percentagem que ficou bem acima da verificada na primeira volta, lançada em 2005, onde a taxa de adesão foi de 45 por cento.

Este foi a mudança mais significativa entre as duas rondas de rastreios, segundo os dados apresentados no Hospital de Faro pela coordenadora do rastreio Filomena Correia, para quem há ainda que ter em conta um aumento no número de tumores detectados, algo que se pode explicar pela “maior adesão”, pois “quanto mais procuramos, mais encontramos”, ilustrou.


Refira-se que duas em cada 1000 mulheres analisadas tinham cancros malignos.

Olhanense - Portimonense rende 40 mil euros de bilheteira

«O jogo Olhanense - Portimonense, marcado para amanhã, às 20h15, promete encher as bancadas do Estádio José Arcanjo, em Olhão. Uma receita prevista de 40 mil euros, proporcionada por bilhetes que variam entre cinco e 30 euros.

"É evidente que queremos ganhar, para batermos o recorde de jogos invictos [cinco jornadas sem perder]. Mas mais importante é que este jogo seja uma bela festa, até porque nunca houve um Olhanense - Portimonense para a 1ª Liga e teremos de mostrar a força do futebol algarvio", afirmou ao Correio da Manhã Isidoro de Sousa, presidente do Olhanense .

Fernando Rocha, presidente do Portimonense, concorda com o colega do Olhanense. "Quero que seja um grande jogo. É bom que o Algarve tenha duas equipas na 1ª Liga e teremos de mostrar que o merecemos".»

Fernando Rocha e Isidoro de Sousa merecem o nosso aplauso pela forma adulta e cordata como encaram a próxima partida entre Olhanense e Portimonense, afinal um derby regional, com palavras de incentivo às suas equipas, aos sócios e ao espectáculo dentro de campo.

É um exemplo que devia ser seguido por muitos dirigentes desportivos que, infelizmente, continuam a preferir incendiar os ânimos na véspera dos jogos das suas equipas, lançando suspeitas ou invectivando o adversário.

I Eco Náutica Praia de Faro

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comissão Europeia: Introdução de portagens na Via do Infante não implica revisão do financiamento

A Comissão Europeia afirma que a introdução de portagens nas SCUT não implica uma revisão do auxílio do FEDER.

A questão diz respeito, concretamente, à cobrança de portagens na Via do Infante, no Algarve, que o Euro Deputado do CDS-PP, Nuno Melo colocou, no final de Junho, ao Executivo comunitário na sequência de uma dúvida levantada por três deputados socialistas à Assembleia da República: João Soares, Miguel Freitas e Jamila Madeira.

A Comissão Europeia vem agora esclarecer que a cobrança de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) não implica qualquer obrigação de revisão do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER) - e consequente devolução de verbas - desde que tenham passado pelo menos cinco anos sobre a decisão do mesmo.

"O Estado-membro deve verificar se a adopção de novas medidas de funcionamento, tais como a introdução de um sistema de portagens, poderia implicar uma redução do auxílio concedido. No caso da Via do Infante, a maior parte do financiamento foi concedido há mais de 15 anos", sustenta Bruxelas.

Na resposta, que o Diário Económico avança, o Executivo comunitário sustenta também que "as restantes SCUT financiadas pelo FEDER (Beira Interior, Beira Litoral, Beira Alta, Interior Norte e Grande Porto) durante o período 2000/2006 encontram-se numa situação semelhante".

Passos quer eliminar 'travão constitucional' à regionalização

«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu a remoção do "travão constitucional" à implementação de uma "solução gradualista" para a regionalização do país, através da criação de uma "experiência piloto" avança o Diário de Noticias.

"Estamos convencidos que, se do lado constitucional for removido o travão que hoje existe para que uma experiência desta natureza possa ser feita, teremos dado um primeiro passo que não resolve de imediato o problema, mas que nos pode orientar de uma forma muito sustentada para a resolução deste problema num futuro próximo", disse.

Antes, numa conferência sobre organização do território promovida pela Plataforma Construir Ideias, a decorrer em Sintra, o líder social democrata tinha contraposto à regionalização integral do país uma "solução gradualista" capaz de trazer "uma experiência de regionalização" com a qual todos possam aprender.

"Precisamos de ter a certeza que encontramos uma boa forma de resolver três problemas: financiamento, correta delimitação territorial das regiões e a transferência de meios técnicos capazes que suportem a reorganização das estruturas no território. Ora, a única maneira de fazer isto é passar da especulação para a experiência. E durante um determinado período ensaiar, não como quem se entrega a experiências de que não conhece o resultado, absolutamente aventureiras, mas de quem pode desenvolver um processo controlado para resolver estes problemas antes de eles se poderem disseminar pelo território", defendeu.

E acrescentou: "Foi isso que o PSD fez através de uma proposta que inclui no seu projecto de revisão constitucional que envolve a possibilidade de criarmos uma experiência piloto para a regionalização do nosso território continental".»

É uma proposta que poderia permitir a criação da região piloto do Algarve, mas depois das muitas criticas às primeiras versões do projecto laranja e aos avanços e recuos de Pedro Passos Coelho que levaram o PSD a uma queda de 10% nas sondagens, Cavaco Silva já veio dar por encerrado o assunto da Revisão Constitucional com a alusão ao Princípio da Melhoria Incontestável, como quem avisa "se não sabem fazer melhor, não estraguem".

José Vitorino condena venda ambulante no Mercado Municipal

O movimento Com Faro no Coração, liderado pelo antigo Presidente da Câmara de Faro do PSD, José Vitorino, veio a público manifestar a sua oposição à instalação dos vendedores ambulantes no novo Mercado Municipal uma má decisão da actual maioria de direita que segundo este movimento “está a merecer condenação geral”.

Realçando que “respeita e é a favor dos vendedores ambulantes em mais zonas do que as previstas no regulamento, mas não no Mercado Municipal” o movimento Com Faro no Coração justifica aquilo que classifica de má decisão do actual Presidente da Câmara com a má imagem que dará do mercado “a venda ambulante, além de outros problemas, mancha a imagem do espaço comercial e de serviços que é o Mercado”.

José Vitorino contesta ainda a autorização dada pela autarquia para a instalação de uma pastelaria que “roubou ao Município quase metade da área” da Praça do Mercado Municipal que classifica como “mais um erro grave de massificação do espaço urbano”.

Bloco de Esquerda questiona Ministério da Educação sobre ensino de crianças surdas em Faro

«A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório, questionou o Ministério da Educação sobre o atraso na abertura da Unidade de Referência para o Ensino de Crianças Surdas do Algarve, a funcionar na Escola Básica do 1º Ciclo n.º 4 da Penha, no concelho de Faro, alegadamente por falta de auxiliares.

Como consequência, 30 crianças com deficiência auditiva, do pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico, não iniciaram esta semana o novo ano escolar no Algarve.

Na origem, parece estar a dispensa de cinco Assistentes Operacionais, de acordo com as declarações da diretora do Agrupamento daquela escola de que aqui demos conta.

Segundo a deputada bloquista eleita pelo Algarve, “esta situação traduz-se na perda de uma importante valência na região, lesando gravemente os alunos e suas famílias, dada a impossibilidade no acesso a um ensino especial destinado às suas necessidades”, pelo que, segundo o Barlavento, a deputada quer que a ministra da Educação “tome medidas urgentes para garantir o acesso dos alunos a um ensino inclusivo e à continuidade dos processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas do Algarve”.»

Se, como prometeram, os eleitos da Coligação de Direita na Câmara Municipal de Faro já tivessem começado a trabalhar tinha-se evitado mais esta má noticia nacional sobre Faro.

Faro fecha a Vila-a-Dentro no Dia Europeu sem Carros

«Passeios de bicicleta monitorizados, uma estação de deslizamentos, múltiplas experiências com veículos não poluentes, workshops de sensibilização ambiental, jogos diversos são algumas das actividades que a Câmara de Faro vai promover, a 22 de Setembro, para assinalar o Dia Europeu sem Carros.

Segundo o Barlavento, estas actividades, destinadas a todas as idades, decorrerão no Largo da Sé e Largo Afonso III, entre as 8 e as 17h00.»

Será que a Câmara preparou, no âmbito do Dia Europeu sem Carros, alguma medida definitiva, que introduza de forma permanente na cidade alguma melhoria, mesmo que pequena, em termos de mobilidade para peões ou ciclistas?

Não. Não deve ter pensado em nada, assim como também nunca pensou em cumprir esta promessa eleitoral onde o candidato da coligação de direita garantia "fazer em poucas semanas uma ciclovia decente".

Universidade do Algarve: 81% das vagas preenchidas na 1ª fase

Na primeira fase de acesso ao ensino superior 1450 alunos foram colocados na Universidade do Algarve, garantindo 81 por cento das vagas disponíveis (1797). Dos colocados, 1239 alunos escolheram aquela universidade como primeira opção, avança o Região Sul.

Neste momento estão preenchidas 81% das vagas colocadas a concurso, 30 dos 53 cursos que a Universidade do Algarve oferece para o próximo ano lectivo já estão lotados. Restam 348 vagas para a segunda e terceira fase de candidatura.

A Escola Superior de Saúde é a unidade orgânica que, logo na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ficou com as vagas totalmente preenchidas, com 190 alunos colocados, sendo ainda de destacar que as áreas de Economia, Gestão e Turismo também registaram uma taxa de preenchimento elevada com 96,5%, e que Ciências Sociais, da Educação e da Formação registaram uma taxa de colocação de 89,6%.

Festival Internacional de Literatura do Algarve não passa por Faro

Vários municípios algarvios vão ser palco da primeira edição do Festival Internacional de Literatura do Algarve, que decorre entre hoje e domingo e reúne 50 autores de várias nacionalidades. A portuguesa Lídia Jorge e alemã Elsa Theiss são alguns dos escritores que participam no evento, cujo objectivo é dar continuidade à política de desenvolvimento e promoção da leitura e que conta com o alto patrocínio do Prémio Nobel da Literatura, Günter Grass.

O certame cultural é uma iniciativa pioneira da Associação dos Amigos da Literatura e do Filme do Algarve (ALFA) e, segundo o Diário de Noticias, conta com o apoio das Câmaras de Albufeira, Aljezur, Monchique, Silves, Portimão, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, mas também da Direcção Regional de Cultura e de Educação.

Em português, inglês e alemão, o público pode participar em sessões de autógrafos e de leitura de obras, em 'workshops', palestras, debates públicos e numa maratona de leitura. O público infantil tem também um programa especial denominado 'Lit Kid'.

A par da literatura, o festival oferece também concertos, recitais, exibição de filmes e momentos gastronómicos de convívio entre autores e público.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PS responsabiliza Câmara de Faro pelo "mau início" do ano lectivo

«O PS Faro acusou hoje a autarquia (PSD) de estar a contribuir para um "mau início do ano letivo" ao reduzir as auxiliares nas escolas do ensino básico, não colocar animadoras nos estabelecimentos pré-escolares e não garantir a contratação dos professores para as actividades de enriquecimento curricular.

Em comunicado, os socialistas dizem que a Câmara de Faro é "a única responsável" pelo mau início do ano lectivo no concelho, cuja "má preparação" está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino.

De acordo com o PS, a redução de cerca de 30 auxiliares no ensino básico face ao ano anterior e a falta de colocação de animadoras no pré-escolar leva a que existam muitas escolas "a encerrar às 15:00 e onde não existem actividades extra-curriculares".

"A coligação de direita, em particular o seu presidente e o seu responsável pela área da educação parecem ter passado o verão de férias", ironiza o PS, sublinhando que "quem não faz os trabalhos de casa tem maus resultados".

O PS diz ainda que o atraso na colocação de professores é "gritante" em várias escolas, situação que terá levado agrupamentos a adiar o início das actividades de enriquecimento curricular, "com prejuízo para alunos e famílias".

No comunicado, divulgado pelo Observatório do Algarve, os socialistas dizem ainda lamentar que a "educação tenha deixado de ser uma prioridade" para a autarquia, que não planeou bem o ano letivo e relegou o ensino para um "plano secundário".»

O retrato negro com que o PS Faro retrata o ínicio do ano lectivo em Faro, secundado por várias directoras de agrupamentos escolares que vieram a público denunciar a desorganização instalada, revela como a Câmara de Faro tratou as escolas, os professores e os alunos com os pés.

Na aquilo que exige ponderação, preparação e planeamento a actual maioria de direita revela uma confrangedora incompetência.

Os socialistas tem razão, Macário Correia e Rogério Bacalhau devem ter passado umas boas férias este Verão. Mau de mais para ser verdade.

FARO: falta de auxiliares põe em risco aulas de crianças surdas

25 crianças com deficiências auditivas não tinham as aulas garantidas, dado que as mesmas só se iniciariam com “pelo menos um assistente operacional, denuncia ao Observatório do Algarve a Directora do Agrupamento de Escolas da Sé-Faro, Justina Mendes, que acusa a Câmara de Faro de não ter renovado os contratos dos assistentes. Quanto à abertura dos Cursos Nocturnos de Alfabetização, Formações Modelares, Português para Todos e Educação e Formação de Adultos “esta não se efectuará enquanto houver falta de assistentes operacionais”, garante a docente.

Segundo a directora daquele agrupamento escolar “a autarquia de Faro foi a única que não renovou os contratos, apesar da portaria que o permite e os vencimentos sejam pagos pelo Ministério da Educação”. Loulé, Albufeira, Portimão e São Brás de Alportel fizeram-no, cita a docente a título de exemplo.

Neste agrupamento há 1100 alunos matriculados no ensino diurno e 400 no nocturno. No passado ano lectivo estavam colocados 33 funcionários e a 31 de Agosto a sede do agrupamento foi informada que teria menos cinco pessoas, ficando com 28 funcionários, uma delas por ter concorrido para o sector administrativo de uma instituição camarária e as restantes foram para o desemprego, por nãos lhes ter sido renovado o contrato.

Desemprego na Construção aumenta 40,3% no Algarve

«O Algarve registou, segundo as Contas Nacionais Trimestrais do INE, um aumento de 40,3% do desemprego na Construção, sendo esta a região com a mais alta taxa de desemprego no setor em todo o país, salientou a AECOPS (Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços).

De acordo com os dados da última análise regional de conjuntura da AECOPS, o licenciamento de novos fogos para habitação caiu, em Portugal, 9,4% no primeiro semestre deste ano e em termos homólogos, taxa que atinge mesmo uma queda de 30% no Algarve, região que tem sido a mais penalizada pela crise no setor, ou os -21% no Alentejo e os -8,3% em Lisboa.

Já as diminuições homólogas, verificadas até Agosto, de 64% e de 45%, respetivamente, em valor e número dos concursos adjudicados revelam bem a desaceleração da produção de obras públicas no País.

Mais uma vez, afirma a AECOPS ao Barlavento, foi no Algarve que as quedas foram mais acentuadas, sendo também nesta região onde se regista o crescimento mais elevado do desemprego no setor da Construção (40,3%).»

Perante estes números que revelam uma clara crise no sector da construção civil no Algarve qual é a propostas da AMAL? Pois, é aumentar os impostos.

Mas qual será o resultado de aumentar os impostos e as taxas sobre algo que representa zero?

Centenas de patos morrem na ria Formosa

Há animais que se arrastam em cima do alcatrão quente, na estrada que circunda a ETAR, em Faro, numa tentativa de alcançar a água. Mas os que lá chegam não conseguem voar e rapidamente perdem as forças. São essencialmente patos e galeirões e estão a morrer na estação de tratamento de águas residuais dos Salgados, para onde é canalizado uma parte dos esgotos de Faro. Desde o final de Agosto, já terão sucumbido mais de 200 animais.

Diariamente, a empresa Águas do Algarve tem recolhido uma média de dez cadáveres na sequência de um surto que diz ter começado a 29 de Agosto, mas técnicos do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) dizem ter detectado aves mortas com mais tempo, "talvez do início de Agosto", contou ao Diário de Noticias Carla Ferreira, médica-veterinária do RIAS, com sede em Olhão.

É para aí que são levadas as várias espécies de patos que ainda estão vivos. "Chegaram-nos 125, uns morreram, outros recuperaram e já estão a voar em recinto fechado", explicou a médica-veterinária. Ainda de acordo com Carla Ferreira, as suspeitas vão no sentido de se tratar de botulismo, uma vez que "a sintomatologia e o elevado número de mortes são compatíveis com a doença".

Faro: Homem morre carbonizado dentro de automóvel

Um homem morreu dentro de um veículo incendiado, durante a noite, em Santa Bárbara de Nexe. Testemunha fala em barulho de tiros.

Segundo o Observatório do Algarve, pouco faltava para a meia-noite quando alguns moradores terão dado pelo ruído, alegadamente tiros e, posteriormente, para um cenário macabro: um veículo a arder, próximo do viaduto da Via do Infante, na estrada entre Santa Bárbara de Nexe e Estói. Lá dentro, ao volante, ficou um homem completamente carbonizado.

A Policia Judiciária está a investigar a morte que, segundo fonte da GNR, que esteve no local do incêndio apenas para vedar a área e aguardar a chegada da Polícia Judiciária, “não se tratou de um acidente”, mas as causas da ocorrência vão ser apuradas.
 .

Cidadão alemão morre afogado na ilha da Fuseta

Um homem morreu afogado, ao início da tarde de ontem, na praia da ilha da Fuseta, em Olhão. A vítima, de 45 anos e nacionalidade alemã, estava numa zona não-vigiada do areal, com a mulher.

Segundo o Correio da manhã o homem terá tido dificuldades em sair da água, e ainda acenou à mulher, que estava na areia, a pedir ajuda. Quando esta se apercebeu da situação, correu para os nadadores salvadores, mas quando estes retiraram o homem da água ele já se encontrava inconsciente.

(Fotografia Observatório do Algarve)

Cineclube de Faro: Mostra de Doc’s sem realizadores por falta de apoio

O Cineclube de Faro promove durante o mês de Setembro, o ciclo “De Olhos Postos em Nós”, apresentando documentários sobre Portugal, no âmbito da Mostra de Docs.

O ciclo abre hoje com o documentário “A Ilha da Cova da Moura”, de Rui Simões (2010), seguindo-se, amanhã, a exibição de três produções: “Cordão Verde”, de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres (2009), “Retrato de Inverno de uma Paisagem Ardida”, de Inês Sapeta Dias (2008) e ainda “A Casa que eu Quero”, de Joana Frazão e Raquel Marques (2009) e no dia 17 “Há Tourada na Aldeia”, de Pedro Sena Nunes (2010), terminando no sábado, 18, com “Ruínas”, de Manuel Mozos (2009), sempre às 21h30, no Teatro Lethes.

Refira-se que a Mostra de Docs “Com os Olhos postos em Nós” esteve em risco de ser cancelada, devido às públicas dificuldades financeiras do Cineclube de Faro, no entanto, segundo a presidente do Cineclube, "explicada a situação aos realizadores, foram todos eles de uma imensa generosidade e solidariedade - que muito nos tocou - tendo cedido os seus filmes gratuitamente" declarou ao Barlavento.

Sem verbas para organizar a Mostra, já não é possível este ano, ao contrário de edições anteriores, trazer a Faro os realizadores, mas, pelo menos, o ciclo dedicado ao documentário português mantém-se.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rosa Mota é madrinha da 1ª Eco-Maratona do Algarve

A primeira Eco-Maratona do Algarve vai decorrer no próximo dia 10 de Outubro, no concelho de Faro, desenrolando-se em duas voltas a um circuito que percorre as principais artérias da cidade e depois se alarga pela parte rural do concelho, passando por Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição e terá como madrinha a campeã olímpica Rosa Mota.

A Maratona do Algarve, segundo o Barlavento, nasceu da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Faro, da Associação de Atletismo do Algarve e da Xistarca, empresa especializada em eventos desportivos que é responsável pela organização da Maratona de Lisboa, desde 1986.

Faro perde rota low cost: EasyJet cessa operações em Doncaster

A low cost easyJet vai deixar de ter voos de e para o Aeroporto Robin Hood, em Doncaster, Reino Unido, de acordo com a imprensa britânica, que refere que nos primeiros dias de 2011 a low cost corta 23 ligações por semana para cinco aeroportos do continente europeu, um deles Faro, que tinha começado há apenas cinco meses.

A linha Doncaster – Faro foi anunciada em Portugal a 10 Dezembro, num comunicado em que a easyJet indicava que começaria a 19 de Abril, com voos às segundas, quartas, quintas e Sábados.

Um porta-voz do Aeroporto Robin Hood, cuja denominação oficial é Aeroporto Doncaster Sheffield, segundo a Agência de Notícias PressTur, confirmou que a easyJet sairá do aeroporto a 4 de Janeiro e admitiu que é um revés.

Faro/Loulé: Nasce ninho de empresas de construção e turismo

O objectivo é localizar no mesmo espaço várias outras empresas ligadas à construção e ao turismo, um lugar, segundo o Região Sul, onde o investidor tem tudo à mão, desde a compra de uma casa até à última peça de decoração.

A Audutus vai contar com dois edifícios – um terá 1500 m2 num terreno de 6000 m2 e o outro terá 2500 m2 num terreno de 15000 – onde estarão empresas de engenharia civil, electrónica, mecânica; topografia; arquitectos; advogados; contabilistas; agências de viagens; rent a car; empresas de decoração; e ainda o Banco Internacional, entre outras.

Os dois edifícios, que contarão ainda com restaurante e um driving range (para treino de golfe), vão ficar localizados na EN 125, junto ao nó de São João da Venda, entre Faro e Loulé.

PJ apanha suspeitos de carjacking no Algarve

Um casal suspeito de praticar onze crimes foi apanhado pela polícia judiciária. Roubavam carros às vítimas e depois assaltavam postos de combustível.

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul e com a colaboração do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem e uma mulher pela presumível prática de sete crimes de roubo em postos de abastecimento de combustível, três crimes de roubo de viatura automóvel e de um crime de furto qualificado em residência, avança o Observatório do Algarve.

O arguido, de 33 anos, e a arguida, de 25 anos de idade, vão ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Vilamoura: Hotel assaltado por duo encapuzado e armado

Dois jovens encapuzados e armados com pistolas assaltaram, no passado Domingo, cerca das 05.00, o empreendimento turístico Mourabel, constituído por apartamentos, situado no centro de Vilamoura, Loulé, de onde levaram 1750 euros, após terem agredido violentamente o recepcionista, obrigando-o a abrir o cofre, apurou o Diário de Noticias.

Foi o terceiro assalto aos Apartamentos Mourabel registado nos últimos quatro meses. A Guarda Nacional Republicana (GNR) tomou conta do caso, que entretanto já está a ser investigado pela Directoria de Faro da Polícia Judiciária.

Este assalto, com contornos violentos a um empreendimento turístico, acabou por surpreender os responsáveis pelo sector no Algarve, numa altura em que, de uma forma geral, muitos destacam o facto de este ter sido "um Verão relativamente calmo" na região. "É sempre preocupante e lamentável qualquer caso relacionado com criminalidade, mas não acredito que seja o regresso àquilo que se registou em 2009" ao nível de assaltos a hotéis e a turistas, disse ao DN o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Nuno Aires, para quem, no entanto, "não é possível ter um polícia em cada esquina".

GNR promove Regresso às Aulas em Segurança

A Guarda Nacional Republicana estará esta semana junto dos estabelecimentos escolares à sua responsabilidade no Algarve, com o objectivo, segundo o Barlavento, "de transmitir conselhos e informações aos pais e aos jovens estudantes, sobretudo sobre o transporte das crianças menores de 12 anos em veículo automóvel”.

A GNR, que considera que “os primeiros dias de aulas são cruciais para um bom início do ano lectivo”, afirma ser sua missão “contribuir para que tudo se desenrole com a tranquilidade esperada”.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ria Formosa é Maravilha Natural

«A Ria Formosa é uma das zonas eleitas como Maravilha Natural de Portugal, distinção partilhada com a Floresta Laurissilva, a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, as Grutas de Mira de Aire, o Portinho da Arrábida, a Lagoa das Sete Cidades e o Parque Natural da Peneda Gerês.

Estão escolhidas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, após uma votação que teve início a 7 de Março e terminou no dia 7 de Setembro e em que foram registados 537.300 votos.»

Agora só falta que a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa começe a mostrar trabalho e não só apresente os planos de pormenor para os vários núcleos das ilhas barreira como começe a mostrar obra.

(Toda a reportagem em Observatório do Algarve; Fotografia Nuno Gonçalo Soeiro Borges/Olhares )

PS Algarve vai pedir "plano regional de formação e emprego" para combater crise

«O PS/Algarve vai pedir ao Governo um plano de formação e emprego para responder à crise na economia e no emprego vividas na região, disse à Lusa o deputado socialista Miguel Freitas.

"No último Conselho de Ministros, o Governo aprovou um plano de formação e emprego para o Turismo, que vai arrancar este mês. Nós consideramos, a par disso, que é muito importante que para além de um plano sectorial, haja um plano regional de formação e emprego", defendeu Miguel Freitas numa entrevista à Lusa, a propósito do novo ano político de 2010.

O deputado socialista defendeu também o "reforço dos apoios às Pequenas e Médias Empresas (PME)" e pediu urgência na execução de programas como o QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), PRODER (Desenvolvimento Rural) e PROMAR (Programa Operacional Pesca 2007-2013), considerando que "os atrasos nos apoios ao investimento estão num momento em que começam a ser intoleráveis. É preciso avançar", observou.

A questão do investimento público é outra batalha que Miguel Freitas pretende ganhar para o Algarve e que diz ser "essencial" avançar em 2010.

"Este é o ano em que se tem de avançar com a obra do Hospital Central do Algarve, da Estrada Nacional 125, a ampliação do Aeroporto de Faro e o programa Polis "Ria Formosa" e o da "Costa Vicentina", reconheceu o presidente do PS/Algarve e deputado no Parlamento ao Jornal i

A festa realizada há uma semana em Faro pela Federação Socialista deu novo ânimo a Miguel Freitas que têm aparecido públicamente com posições muito certeiras de reivindicação e exigência junto do Governo do seu partido, mostrando que para se ser solidário não é necessário estar em silêncio e dizer sim a tudo.

A exigência de um Plano Regional de Formação e Emprego é justa e absolutamente necessária numa região que apresenta um dos mais altos indices de desemprego, que com o fim do Verão pode vir ainda a subir, e onde a economia, em particular a construção civil, não dá (grandes) sinais de retoma.

Por outro lado, está mais do que na hora de obras estruturantes como o Polis e o Hospital Central do Algarve sairem do papel.

Câmara de Faro aumenta preços de utilização de equipamentos públicos

«A Câmara Municipal de Faro aprovou, recentemente, uma nova tabela de preços que estabelece o custo para os utilizadores dos bens e serviços prestados pela autarquia, como são o caso do aluguer de equipamentos desportivos e culturais, entrada em museus, frequência das piscinas, entre outros.

Segundo o Algarve Press, muitos destes preços não eram actualizados desde 1989, pelo que afirma a autarquia "impunha-se uma actualização consentânea com o princípio do utilizador – pagador" ainda que garanta "os preços estão aquém dos custos suportados pela autarquia, mas esta actualização corresponde a um auxílio indispensável para garantir a sustentabilidade económica dos equipamentos e possibilitar margem para investir na sua manutenção e modernização".»

Quando se discute o Estado Social e as várias filosofias de governação pública é precisamente deste tipo de medidas que estamos a falar. Fazendo tábua rasa dos efeitos da crise que afecta as empresas e as familias de uma forma geral a Coligação de Direita parece apenas empenhada em diminuir os serviços que o Município oferece e exponenciar todo e qualquer tipo de receita.

Parece que a Câmara de Faro considera que a solução para os seus problemas financeiros é aumentar todos os impostos e taxas municipais, diminuir as transferências para os clubes desportivos, associações culturais e instituições de solidariedade social, cortar nos apoios sociais aos mais carênciados, subir os preços de utilização dos equipamentos públicos.

Mas se retirarem da esfera autarquica toda e qualquer intervenção social o que é que fica para a Câmara fazer pelos seus municipes?

Parque Escolar: Programa de modernização vai abranger 370 escolas incluindo Faro

O presidente da Parque Escolar, Sintra Nunes, anunciou que no final de Abril estarão concluídas as obras de requalificação em 104 secundárias, estando previsto o alargamento do programa a 370 escolas, contra as 332 inicialmente estimados.

Estudos mais recentes realizados com as direcções regionais de educação, que se encontram em fase de conclusão, “apontam para uma rede principal de 370 escolas secundárias”, afirmou Sintra Nunes, acrescentando que até ao final do ano será apresentado o faseamento e calendarização das fases seguintes do programa, que entrou na fase 3.

Entretanto este fim-de-semana, segundo o Público, foram assinados contratos para intervenções em 17 escolas de vários pontos do país: Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo, Vila Verde, Gondomar, Resende, Estarreja, Sever do Vouga, Monte de Caparica, Seixal, Mem Martins, Torres Vedras, Faro, Vila Real de Santo António, Lagos e Portimão.

Farense e Louletano empatam a zero


O derby Farense Louletano que marcou o ínicio do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão acabou empatado a zero. Veja os resultados deste fim-de-semana das equipas algarvias:


LIGA ZON SAGRES

SC Portugal / SC Olhanense - 0/0
Portimonense / Rio Ave - 3/1

CAMPEONATO NACIONAL - 2ª. DIVISÃO

Farense / Louletano - 0/0
Lagoa / Mafra - 0/1

CAMPEONATO NACIONAL - 3ª. DIVISÃO

Estrela VN / Esperança Lagos - 2/1
Beira Mar / Messinense - 0/0

(Fonte: Associação de Futebol do Algarve)

domingo, 12 de setembro de 2010

Homens da Luta, Emanuel, Ruth Marlene e Iris na recepção aos caloiros da Universidade do Algarve

«Os novos estudantes da Universidade do Algarve são recebidos em festa no início do ano lectivo 2010/2011. O programa preparado pela Associação Académica, avança o Observatório do Algarve, inclui espectáculos de Homens da Luta, Emanuel, Ruth Marlene, Elvio Santiago, Iris e fecha com o DJ Diego Miranda.

De 18 de Setembro a 1 de Outubro a Recepção ao Caloiro 2010, para os novos alunos que chegam à Universidade do Algarve (UAlg), instala-se no Largo de São Francisco, em Faro.

O Desfile do Caloiro, a Procissão das Velas e a Garraiada são alguns dos eventos tradicionais que vão fazer parte da agenda dos novos alunos.»

A recepção ao caloiro é um dos principais momentos de festa da Universidade do Algarve, onde a cidade e a academia têm a oportunidade de receber e dar as boas vindas, em conjunto, aos novos estudantes universitários.

O papel da universidade na Capital Algarvia e a importancia económica dos estudantes universitários para Faro é muitas vezes mal compreendida e, até por vezes, menosprezada, até pelo poder político, pelo que esperamos que a actual Câmara apoie este evento (como é tradição), assumindo a recepção aos caloiros como um momento de afirmação do espirito académico, jovem e tolerante da Cidade de Faro.

Farense - Louletano abre Nacional da 2.ª Divisão

Um Farense – Louletano repleto de rivalidade marca este Domingo o início do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

Tanto Farense como Louletano têm os olhos postos nos lugares cimeiros e vêm de vitórias significativas na Taça de Portugal.

O Farense derrotou o Santana, por 3-0, e o Louletano goleou o Andorinha, por 5-0.

Faro: Gabinete de Bairro ajuda população mais carenciada

«A vida no bairro da Atalaia não é fácil. Os jovens não têm emprego, passam o dia na rua e até instalaram um ‘casino’ debaixo de uma árvore", relatou ao Correio da Manhã, sob anonimato, uma moradora.

Para combater esta situação, a Câmara de Faro inaugurou, recentemente, o Gabinete de Bairro.

Instalado num amplo rés-do-chão de um prédio municipal, o Gabinete tem várias valências: sala polivalente com biblioteca, sala para reuniões, serviço de mediação familiar, espaço internet com oito computadores de utilização gratuita e sala de artes plásticas.»

Quem gabará o noivo se não a noiva.

As declarações do Chefe de Gabinete da Câmara de Faro, apresentando o Gabinete de Bairro como se fosse uma iniciativa deste Executivo, demonstram bem a intraquilidade que reina na coligação de direita perante o cada vez maior clamor pela ausência de obra e de iniciativa da autarquia farense.

O Gabinete de Bairro resultou de uma candidatura do anterior Executivo Municipal a fundos comunitários (a sua filosofia e objectivos estão expressos na Carta Social do Concelho de Faro 2008-2013) tendo a obra de construção civil ficado concluída antes mesmo das eleições e o equipamento, à excepção do material informático, totalmente adquirido.

O que valia a pena ser explicado é como foram necessários 11 meses para o actual Executivo adquirir 8 computadores e proceder, somente em Setembro de 2010, à abertura do Gabinete de Bairro.

Faro celebrou vida e obra de Francisco Zambujal

Família, muitos amigos e admiradores juntaram-se na homenagem ao caricaturista farense Francisco Zambujal, 20 anos após a sua morte. Na ocasião foi pintado ao vivo um mural, que será doado à escola básica de São Luís, onde o artista foi professor durante décadas.



(Reportagem e fotografias Barlavento)