quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jovens da Culatra formaram associação

Os jovens da Ilha da Culatra uniram-se numa associação e já começaram a animar aquele núcleo piscatório do concelho de Faro.

A Associação de Jovens da Ilha da Culatra surge de forma independente das outras coletividades existentes na ilha, mas pronta a colaborar com elas sempre que o objetivo for o de pôr os mais novos a mexer.

Composta pela maioria dos jovens que vivem nesta comunidade de mais de mil pessoas, a nova associação surgiu porque «não havia muitas atividades para os jovens e andávamos todos separados», como ilustrou ao «barlavento» Johnny, o presidente da associação, sentado num café da ilha com Daniel e Vanessa, outros dos dinamizadores.

Crescer numa ilha não é fácil, para mais quando se trata de uma ilha-barreira da Ria Formosa, onde não há muitos habitantes.

“Durante a semana, não havia nada para fazer, estava tudo um bocado morto. Normalmente só aos sábados à noite é que havia atividades. Com esta associação, também queremos dar algum apoio aos jovens, para que não entrem por maus caminhos”, referiu o presidente da associação.

Os eventos em que nova geração de culatrenses quer apostar são essencialmente lúdicos e desportivos, mas também entrarão no campo social.

Apesar de ter sido criado há poucos meses, o grupo não perdeu tempo e já organizou diversas iniciativas, desde festas noturnas até torneios de diferentes desportos.

No campo social, os jovens da Culatra serviram de anfitriões a um grupo de crianças de bairros sociais de Olhão, que passaram um dia de Verão na ilha, acompanhados por quem bem a conhece.

Esta é, aliás, uma área que os jovens da associação gostariam de continuar a explorar. “Neste caso, a instituição que promoveu a visita foi a Cruz Vermelha Portuguesa, que também nos deu apoio na constituição da associação. Mas alargar a outras instituições é algo que queremos fazer”, disse Johnny.

A Cruz Vermelha tem sido um parceiro importante dos jovens culatrenses, pois, além de ter ajudado no processo de criação da associação, também lhes tem dado “alguma formação”, para que deem os primeiros passos com mais segurança.

A Associação de Jovens da Culatra quer igualmente criar ligações com as suas congéneres, não só dentro de portas, mas de outros países.
(Noticia: barlavento)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ilha de Faro: Marés podem romper cordão dunar

«O cordão dunar pode romper na zona do parque de estacionamento à entrada da ilha de Faro. Só ainda não aconteceu graças às reposições de areia que ali têm sido feitas para travar o curso normal da Natureza.

A convicção é de um especialista em dinâmica e gestão costeira da Universidade do Algarve para quem a destruição da ilha "é um perigo iminente". Segundo Óscar Ferreira, toda aquela zona "é frágil e de risco" agravado pelas construções que ocupam quase toda a área útil. "Todos os Invernos o cenário é o mesmo. Basta haver uma maré-viva com uma tempestade associada para que a água galgue as margens e as casas nas extremidades da ilha corram risco de ruir", acrescenta.

Foi o que aconteceu no último fim-de-semana. Ondas de cinco metros e fortes rajadas de vento arrastaram água e areia até à estrada e deixaram a ilha intransitável. Os moradores passaram noites ao relento com medo que as casas caíssem e apelaram ao prometido realojamento.

Anteontem, face ao que chamou de "alarme social gerado", o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, convocou uma conferência de imprensa improvisada na ilha para garantir que "haverá alojamento disponível, em caso de necessidade", mas a solução definitiva ainda não tem data marcada.

A acompanhá-lo, a responsável do Polis, Valentina Calixto, colocou o dedo na ferida ao dizer que "pode acontecer o mesmo em ilha que na ilha da Fuzeta" onde todas as casas foram destruídas pelo rebentamento do cordão dunar.»
(Noticia: Jornal de Noticias / Fotografia: Flickr - Luis Costa)

A Ilha de Faro tem uma realidade sociológica e idêntidade próprias, residentes permanentes, uma comunidade piscatória, uma escola primária, uma história de vida e de vivências mas, em época de marés vivas, as noticias consecutivas, as declarações de inevitabilidade, os alertas de perigo eminente, as conferências de imprensa, a divulgação parcial das intenções da Sociedade Polis vão transformando a Ilha de Faro numa espécie de Ilha da Fuseta, já quase que é só uma praia de veraneio, sem pessoas.

Portagens: PSD vai abster-se e inviabiliza projectos do PCP e do BE para revogação das portagens nas SCUT

«O PSD vai abster-se na votação dos projectos do PCP e do BE para revogar a cobrança de portagens nas auto-estradas do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata, disse à Lusa o líder parlamentar social-democrata.

Com a abstenção do PSD, os votos contra do PS serão suficientes para chumbar os projectos de lei do PCP e do BE, que vão ser debatidos no Parlamento nesta quinta feira.

Em causa está um decreto-lei do Governo de 14 de Junho que instituiu a cobrança de portagens em três das sete auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT): Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata.

Inicialmente, o Governo inscreveu neste decreto-lei que a cobrança de portagens nestas três auto-estradas teria início a 1 de Julho. Entretanto, esse prazo foi adiado para 15 de Outubro. Quanto às restantes SCUT, o Governo decidiu começar a cobrar portagens a 15 de Abril do próximo ano.

O PCP e o BE já tinham apresentado projectos, na anterior sessão legislativa, para revogar o decreto-lei do Governo de 14 de Junho. Esses projectos foram chumbados na reunião plenária de 9 de Julho com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS-PP.

O PSD, como o CDS-PP, defende o princípio do utilizador pagador e a instituição de portagens em todas as SCUT.»
(Noticia: Público)

Pergunte-se ao Deputado Mendes Bota se vai agora apelar aos militantes sociais democratas e às forças vivas do Algarve para manifestações e protestos contra o lider da sua própria bancada parlamentar.

SCUT: Comissão de Utentes da Via do Infante admite convocar “acções mais radicais”

«A Comissão de Utentes da Via do Infante fez um balanço “bastante positivo” da acção de protesto de sexta-feira contra a introdução de portagens na A22 e admitiu convocar “acções mais radicais” no futuro.

“Foram muitas as viaturas, incluindo alguns camiões e motos, que se incorporaram na marcha lenta na Estrada Nacional 125, entre as localidade de Boliqueime e Alcantarilha, levando cerca de duas horas a percorrer uma distância de 20 quilómetros”, refere a comissão, em comunicado.

“Houve dificuldades na mobilização da população. Por causa da chuva, do pouco tempo de preparação por sermos uma associação recente, da tentativa de responsáveis políticos desmobilizarem a acção”, enumerou o líder do movimento, João Vasconcelos, em declarações ao Região Sul.

Mesmo assim, considerou, “muitos automobilistas e muitos utentes aderiram ao protesto, congestionando o trânsito e antevendo o que irá acontecer quando as portagens avançarem”.

“Vamos retomar contactos com associações e partidos. E continuar com a petição, que em oito dias reuniu oito mil subscritores. Quem estiver contra as portagens – independentemente da requalificação da
EN 125 –, junte-se a nós”, apelou Vasconcelos.

Em comunicado, a comissão admite mesmo que “não põe de lado a convocação de acções mais radicais contra a decisão governamental de introduzir portagens na Via do Infante”.»
(Noticia: Região Sul)

O pior cego é aquele que não quer ver.

O Bloco de Esquerda ao querer controlar e capitalizar para si a legitima insatisfação dos algarvios perante a cobrança de portagens na Via do Infante acabou por matar um possivel movimento de genuina contestação popular.

Perante a manifesta falta de adesão dos algarvios ameaça com “acções mais radicais” na senda da velha máxima “lutar e fracassar, voltar a lutar para voltar a fracassar, e assim até a vitória final”.

NERA: Empresários contra portagens mas críticos do "oportunismo político"

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve firma posição contra a introdução de portagens na Via do Infante, mas critica o “emergir de cálculos partidários”.

Vítor Neto critica a “inexistência de um verdadeiro espírito regional e o emergir de manifestações de pequenos interesses corporativos de grupo, de cálculos partidários ou de protagonismos políticos pessoais, que pouco têm a ver com os interesses reais da região”, perante o anúncio de introdução de portagens na Via do Infante.

“É preciso isolar a demagogia. Os empresários pensam pela sua cabeça e não se deixam instrumentalizar”, afirma o presidente do Nera que salienta “o fraco peso político de uma região”, perante o poder central que “decide sem ouvir o Algarve”.

“A introdução de portagens iria criar obstáculos e incómodos à mobilidade dos turistas e diminuir a competitividade do turismo perante a concorrência”, argumenta o empresário e reprova a deliberação que diz não estar “fundamentada em critérios técnicos e económicos válidos”, o que leva à conclusão de que tratou “de uma decisão meramente política”.

Vítor Neto acredita, todavia, que ainda é possível travar a introdução de portagens na Via do Infante em Abril de 2011 e lembra as formas de luta assumidas pelas associações empresariais algarvias em 2004, quando a mesma hipótese esteve em cima da mesa.

“As manobras políticas a que assistimos não nos iludem para o futuro, mas gostaríamos de alertar os colegas empresários que a actual conjuntura económica, financeira e política do país pode criar novas oportunidades para travar a introdução das portagens na Via do Infante. Importa estar preparados e actuar com inteligência”, conclui.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Tráfego aéreo em Faro bate recordes no Verão

O Aeroporto de Faro ultrapassou neste Verão os totais de tráfego das estações altas de 2009 e 2008, impulsionado pelo crescimento explosivo da Ryanair que “seca” a concorrência com um crescimento homólogo de 182%.

Dados do Aeroporto de Faro a que o PressTUR teve acesso indicam que a Ryanair, que inaugurou uma base em Faro a 25 de Março, transportou 570,1 mil passageiros nos meses de Julho a Setembro, inclusive, mais 368 mil que há um ano.

Este crescimento mostra que a Ryanair teve um aumento do número de passageiros superior ao do próprio Aeroporto, que no Verão teve um total de 2,27 milhões de embarques e desembarques, mais 233 mil que há um ano, o que significa que a low cost por si só mais do que compensou as quedas de outras companhias.

Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que entre as dez maiores companhias em número de passageiros transportados de e para Faro, apenas metade aumentou o transporte de passageiros de e para Faro, mas com um crescimento conjunto que é quase oito vezes menor do que o da Ryanair (em cerca de 48 mil passageiros face a 368 mil da low cost liderada por Michael O’Leary).

Depois da Ryanair a que mais cresceu foi a Jet2.com, que transportou mais cerca de 16,7 mil passageiros que no Verão passado (+20,5%, para 98,4 mil), seguindo-se a easyJet, que até este ano era a líder em Faro, com mais cerca de 13,4 mil (+2,9%, para 478,7 mil).

A seguir vem a BMIbaby, com mais quase dez mil passageiros que no Verão de 2009 (+21,4%, para 56,2 mil), e a seguir a Air Berlin, com mais cerca de 7,6 mil (+9,4%, para 88,7 mil).

Estas quatro companhias tiveram assim um aumento conjunto de aproximadamente 48 mil passageiros, quase oito vezes menor do que o da Ryanair.

Entre as companhias do Top10 que tiveram quedas, a irlandesa Aer Lingus foi a que teve o maior decréscimo do número de passageiros, em quase 47 mil (-33%, para 95 mil), e depois foram as companhias do grupo TUI Thomsonfly, que opera do Reino Unido, com menos cerca de 27 mil (-22,1%, para 96 mil), e Hapag-Lloyd Express, que opera da Alemanha, com menos quase 15 mil (-19,4%, para cerca de 62 mil.

As outras companhias em queda foram a Transavia, low cost do grupo Air France-KLM (menos cerca de 23,6 mil passageiros ou –8,7%, para 143,4 mil), e a low cost Monarch (menos cerca de 2,3 mil passageiros ou –1,1%, para 201,5 mil).

A queda conjunta destas cinco companhias foi em quase 105 mil passageiros, o que não chega a 30% do crescimento da Ryanair.

Além dessas cinco companhias do Top10 com quedas, é também expressiva a redução de tráfego da Thomas Cook (UK), em cerca de 23,2 mil passageiros (-30,3%, para 53,3 mil).
(Noticia: PressTur)

Albufeira, Portimão e Vilamoura seguem-se a Lisboa enquanto cidades para viajar “cá dentro”

Albufeira, Portimão, Porto e Vilamoura seguem-se a Lisboa, que ocupa o 1º lugar, no ranking das cidades mais procuradas pelos portugueses para viajar "cá dentro".

Segundo o Hotel Price Index (HPI®) Hotéis.com do Q2 de 2010, além das duas principais cidades do país (Lisboa e Porto), que recebem também muitos viajantes em negócios, os portugueses optam pelo Algarve, para as suas viagens.

Albufeira e Portimão surgem mesmo em 2º e 3º lugar, acima do Porto, no ranking da procura dos portugueses.

No que respeita às cidades portuguesas mais procuradas pelos viajantes estrangeiros, em primeiro lugar encontra-se Lisboa, seguida de Albufeira e Porto.

Vilamoura e o Funchal completam o top 5, e outras cidades no ranking são Lagos, Portimão, Estoril, Cascais e Carvoeiro.

Em relação aos destinos internacionais mais procurados pelos portugueses, Nova Iorque (muito procurada por viajantes de todo o mundo), surge em primeiro lugar no ranking, seguida de Madrid e apenas depois Londres.

Os Estados Unidos da América são o país que inclui mais cidades no top da procura dos portugueses (Nova Iorque, Las Vegas, São Francisco e Los Angeles).

Os restantes países com cidades no top são Espanha (Madrid e Barcelona), Reino Unido (Londres), França (Paris) e Itália (Roma e Milão).

O mais recente Hotel Price Index (HPI®) Hotéis.com do Q2 de 2010, revela informação acerca dos principais destinos dos viajantes portugueses, quando procuram alojamento em Portugal e no estrangeiro.

Adicionalmente, revela também quais são as cidades portuguesas mais procuradas pelos viajantes estrangeiros.

Com enfoque nas variações de preços, o HPI® Hotéis.com, baseado numa rede de aproximadamente 91.500 propriedades, situadas em mais de 15.750 locais, em todo o mundo, desenvolve uma análise exaustiva dos preços hoteleiros reais pagos pelos consumidores (contrariamente aos anunciados).
(Noticia: barlavento)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Faro: Risco de morte para palmeiras

«O ataque do escaravelho-encarnado levou a Câmara de Faro (CMF) a cortar várias palmeiras na última semana. Entre elas, árvores na avenida 5 de Outubro, no centro da cidade, e duas centenárias, à saída de Faro na direcção de Olhão. Há mais de um ano que a praga está a afectar palmeiras, mas a autarquia não assume que esteja fora de controlo.

"Estamos a combater a situação", garante a CMF, acrescentando, no entanto, que "o tratamento não é 100 % eficaz". Além disso, diz a autarquia, "os produtos químicos são extremamente onerosos, o que implica um esforço financeiro significativo". E há ainda o problema das palmeiras em terrenos privados. "Se essas não forem tratadas, é complicado, pois o escaravelho-encarnado tem uma autonomia de voo de 4 a 5 quilómetros e passa de palmeira para palmeira", explica ainda a CMF.

Quando uma árvore é atacada, cada fêmea do escaravelho coloca 300 a 400 ovos (três a quatro vezes por ano). As larvas vão-se alimentando no interior do tronco e a palmeira vai secando gradualmente até morrer.

A praga está por quase todo o Algarve. Em 2009, a Direcção Regional de Agricultura tinha identificado casos em Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, Tavira e Faro. Na capital da região, já tinham sido cortadas palmeiras centenárias no jardim Manuel Bívar.»
(Noticia: Correio da Manhã)

A praga do escaravelho-encarnado tem deixado a nossa cidade mais pobre com a morte de várias palmeiras algumas das quais autênticos monumentos.

Sem querer acusar a Câmara e a FAGAR de não estarem a fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar esta triste mortandade, a verdade é que outros concelhos, com palmeiras também em terrenos privados, têm conseguido estancar os efeitos do escaravelho-vermelho.

Lagos, por exemplo, cuja avenida está carregada de palmeiras, tem conseguido salvar este seu património. É claro que, como em agosto aqui explicava o presidente da Câmara de Lagos, a receita - aquisição e aplicação de fitofármacos - tem custos elevados (105 mil euros), mas baixar as mãos e ficar a assistir à morte de tantas e tantas palmeiras acarreta também um custo para as cidades e para as suas câmaras que não é nada barato.

É que não é apenas com "hortas urbanas" que contribuimos para a sustentabilidade do planeta. Salvar as nossas palmeiras, muitas delas centenárias, cuja presença faz ou fazia parte do espaço fisico e patrimonial das nossas praças e ruas é também um bom exemplo de pegada ecológica.

Ilha de Faro e casas correm o risco de desaparecer

A ilha de Faro corre sérios riscos de desaparecer à semelhança do que aconteceu com a da Fuseta durante o último Inverno. Se o mar destruir as casas, como se prevê, a autarquia promete realojamento. Os moradores temem o pior.

A revelação foi feita ontem pela presidente da sociedade Polis. Valentina Calixto assegura que "há quatro equipas técnicas distintas que chegaram à mesma conclusão". O mesmo é dizer que há fortes possibilidade de o mar avançar e romper o cordão dunar, arrastando as casas de construção precária que ainda resistem nas duas extremidades da ilha.

Ana Maria e João Cruz acreditam no péssimo das previsões. Moram na ilha há mais de 20 anos numa casa em perigo iminente. As marés-vivas no primeiro trimestre deste ano provocaram a derrocada do quintal e nem as pedras de grandes dimensões que ali foram colocadas depois para reforçar a estrutura da habitação evitaram o sobressalto deste fim-de-semana. "As ondas com cerca de cinco metros voltaram a tocar na parede. Não tenho dúvidas de que isto um dia vem mesmo abaixo", desabafa o morador.

Durante a madrugada de ontem o mar "engoliu" o areal, galgou muros e inundou a estrada de acesso às casas, arrastando areia que teve de ser removida por máquinas da autarquia. Os acessos voltaram a estar cortados e o parque de estacionamento esteve interdito.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, durante os próximos 15 dias, enquanto houver marés-vivas, "a única solução é ir removendo a areia e bombear a água". Estão previstas intervenções de fundo, como alterar o traçado da vida, mas essas "só deverão começar em 2011".

Nessa altura deverá ter início o processo de realojamento dos residentes nas cerca de 60 casas classificadas como de primeira habitação.

Uma intervenção que não será pacífica. Muitos moradores vivem da pesca e de reformas de pouco mais de 300 euros e dizem não ter dinheiro para uma renda.
(Noticia: Jornal de Noticias)

José Vitorino na comissão instaladora da associação nacional de autarcas independentes

A AMAI – Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes reuniu em Tomar para aprovar estatutos e designar comissão instaladora. Como pano de fundo estão as autárquicas de 2013. José Vitorino do movimento “Com Faro no Coração” participa.

Em comunicado, os participantes referem que a decisão tomada no encontro que teve lugar este fim-de-semana em Tomar resultou de “alguns meses de reflexão”, salientado que “a AMAI é aberta a todos os movimentos”.

Do objecto social da nova associação destaca-se “o incentivo à democracia participativa de base, concorrendo aos órgãos do poder local, o reivindicar da igualdade dos direitos consagrados na Lei Eleitoral e do financiamento, face aos partidos e coligações”.

Ser um agente de cooperação positivo e representativo perante os órgãos de soberania e outros agentes autárquicos, nomeadamente ANMP e ANAFRE e ainda, pugnar pela regionalização incluem igualmente objectivos deste movimento.

Os estatutos, no que se refere aos órgãos da Associação, preconizam a criação do Conselho nacional de autarcas eleitos pelos Grupos de Cidadãos Eleitores (GCE) e a criação de órgãos regionais.

A Comissão Instaladora é composta por Pedro Marques, em representação do movimento “Independentes por Tomar”, José Vitorino, pelo movimento “Com Faro no Coração”, Horácio Pina Prata, pelo movimento “Agora Sim”, de Coimbra.

No sentido de largar a sua base de representatividade a comissão instaladora foi mandatada para “enviar convites aos movimentos independentes, formulando, desde já convite público para a sua adesão”.

A Associação ficará sedeada é em Tomar, prevendo-se a abertura de delegações noutros pontos do País.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Miguel Freitas apela ao PSD para “não largar a mão que diz ter dado ao país”

“Há uma realidade nova no país, uma realidade dura e é preciso dizer a verdade”, afirmou hoje, em conferência de imprensa, o líder do PS Algarve Miguel Freitas.

Miguel Freitas, que ontem foi reeleito, pela quarta vez consecutiva, presidente da Federação do PS Algarve, , reconheceu que a situação é “dramática e ninguém pode fugir à sua responsabilidade”.

Apelou, ao mesmo tempo, ao entendimento entre o Governo e os social-democratas, lembrando que o “PSD tem uma oportunidade para não largar a mão que diz ter dado ao país, ou torna-se uma inutilidade”.

“Estamos num momento particularmente complicado a nível nacional. O país precisa de um orçamento, de estabilidade política, e tem que ficar claro que o Governo e o PS tudo farão para que haja uma solução para o país. Não pode ficar a mínima dúvida do empenhamento do Governo num acordo parlamentar para termos um Orçamento do Estado”, afirmou o líder dos socialistas algarvios.

Miguel Freitas fez um apelo para que a economia, o emprego e a luta contra a pobreza sejam prioridades na região algarvia, considerando como fundamental o investimento público, “embora deva ser melhor orientado e para situações inadiáveis, na preservação da nossa zona costeira e na capacitação dos nossos portos, na reabilitação urbana e nos equipamentos sociais, sendo neste caso importante garantir a sua sustentabilidade”.

“O avanço da EN 125 e do Hospital Central são fundamentais para a economia e a qualidade de vida das pessoas. Esses são os grandes investimentos que não podem parar”, defendeu.

O presidente da Federação do PS Algarve considerou, a finalizar, que é preciso reformar o Estado, a administração pública e os órgãos de soberania, sendo que, neste contexto, deve ser discutida a regionalização, apontando a revisão constitucional como um tónico para esta discussão.

Sobre o ato eleitoral do passado sábado, em que foi eleito apenas com a participação de 22 por cento dos militantes, Miguel Freitas apontou o facto de se ter apresentado uma lista única, o que “não ajuda à participação”.

No entanto, sublinhou, “a nossa reflexão deve incidir no porquê de serem apresentadas listas únicas", adiantando a necessidade de dar "um safanão” nos partidos para os aproximar dos cidadãos e dos seus militantes.
(Noticia: barlavento)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ilha de Faro: Câmara quer alterar estrada para acabar com galgamento de mar e areias

«O presidente da Câmara de Faro anunciou que espera a conclusão de estudos para ver se pode alterar o traçado da estrada de acesso à ilha de Faro, que fica interdita quando há mau tempo.

Numa conferência de imprensa realizada ontem à tarde junto ao acesso, depois de na noite passada o mar ter galgado a estrada e depositado areias que obrigaram à interdição de troços, Macário Correia lembrou que "esta é uma situação recorrente quando há mau tempo" e obriga a autarquia a limpar a estrada cada vez que fica com areia, "mas a câmara pretende resolvê-la definitivamente".

O autarca afirmou que os estudos deverão ficar concluídos e que, definido o plano de pormenor da ilha de Faro, “em 2011 esperamos poder avançar com uma solução, que pode passar pela deslocação da estrada mais para o interior da Ria Formosa, de forma a permitir a solidificação do cordão dunar, que neste momento é muito frágil e quando há mau tempo é galgado pelo mar".

Macário Correria frisou que "a situação já se verifica há muitos anos e cada vez que a estrada fica com areia os funcionários da câmara limpam-na e tornam-na circulável, o que acarreta uma despesa grande para autarquia", que espera a conclusão dos estudos para "em 2011 poder avançar" com a intervenção no terreno.

"Queremos encontrar uma solução definitiva para esta situação e o reforço do cordão dunar e a alteração do traçado da estrada mais para o interior podem ser a solução", disse ainda o autarca.

Macário Correia sublinhou que algumas habitações poderão ter de ser retiradas do local, mas garantiu que a autarquia "assegurará a transferência daquelas famílias em que esteja em causa a primeira habitação".

Na madrugada passada, por ocasião da praia-mar, e devido à ondulação de quatro a cinco metros, o mar galgou de novo a estrada de acesso à ilha de Faro, obrigando à interdição. Com o mar vieram areias que os serviços camarários removeram para permitir a circulação.

Apesar de o mar ter estado próximo de algumas habitações, não houve danos pessoais ou materiais a registar.»
(Noticia: Lusa / Observatório do Algarve)

Uma das propostas apresentadas, no âmbito do concurso de ideias para a Ilha de Faro, lançado pelo anterior Executivo da Câmara (PS) assumia a circulação na Ilha como elemento central da intervenção, criando para tal, um elemento longitudional, designado "muro habitado", que estruturava o espaço público e a praia.

A proposta, assinada pelo Atelier "Rua", ficou em terceiro lugar e previa uma intervenção evolutiva que terminaria em 2100 com a completa renaturalização da Ilha, resistindo, apenas, o eixo longitudinal criado na primeira fase que agora, engolido pela duna, apenas ofereceria um percurso de superfície em toda a extensão da Praia, ligando os vários acessos e apoios balneares/pesca construídos de forma sustentável e não perturbadora do ecossistema.

É um conceito com aspectos interessantes, mas não me parece que seja disto, ou de qualquer coisa lá perto, que o Presidente da Câmara de Faro esteja a falar.

Anunciar a alteração da estrada longitudional da Ilha de Faro com o argumento que poupa dinheiro na limpeza da areia quando há mau tempo é absolutamente ridiculo e revela a magreza de ideias e a pobreza de espirito que reina no actual Executivo camarário.

É de jogar as mãos à cabeça!

Ilha de Faro: Ondas de cinco metro ameaçaram casas

«A tarde de sabado foi de sobressalto para os moradores da ilha de Faro. As marés-vivas, aliadas à forte ondulação de cerca de cinco metros, empurraram a água até às frágeis habitações de madeira e contraplacado.

Como o mar ameaçava galgar a única estrada de acesso à ilha, as autoridades decidiram, por precaução, encerrar a via ao trânsito. Durante várias horas só foi permitida a passagem a moradores.

"Estava numa divisão da casa, que fica mesmo do lado do mar, quando senti as ondas a bater nas paredes. Fiquei bastante assustada e corri para a rua", contou Celestina Silva.

Na casa ao lado, a família Cruz temia o pior. "Foram duas horas de agonia a ouvir as ondas a bater e a rezar para que a casa não caísse. Sempre que há marés-vivas é esta aflição.

Qualquer dia morremos todos cá dentro", desabafava Ana Maria. Há cerca de duas décadas que as famílias Silva e Cruz ali moram sem perspectivas de futuro. "Fala-se em realojamento, mas nada sabemos de concreto", lamentam.

A situação mais crítica verificou-se entre as 16 e as 18 horas com o mar e a areia a chegarem à estrada, casas e estabelecimentos de restauração nas duas extremidades da ilha.

Uma delas, junto ao conhecido café "Zé Maria", esteve mesmo interdita. Várias viaturas ficaram atoladas e tiveram de ser rebocadas por agentes da Polícia Marítima, que patrulhavam a ilha em viaturas todo-o-terreno. As autoridades tiveram dificuldades em evacuar o parque de estacionamento à entrada da ilha - quase cheio apesar da chuva e do mau tempo - devido a curiosos que insistiam em ali permanecer e tirar fotografias.

Segundo o comandante operacional Municipal, Aníbal Silveira, "este é um problema que se verifica todos os anos durante as marés-vivas". Ao final da noite de ontem as autoridades mantinham a vigilância na ilha.»
(Noticia: Jornal de Noticias)

A Sociedade Polis quer fazer na Ilha de Faro o que fez na Fuzeta, colocar os moradores perante o facto consumado por isso, mais de dois anos depois da sua criação, não tem ainda nenhuma obra ou intervenção no concelho de Faro, fazendo depender estas da prévia aprovação dos planos de demolições.

A estratégia do adiamento das obras até a aprovação das demolições tem a concordância da actual maioria de direita da Câmara de Faro que, tacticamente, prefere que os investimentos começem o mais tarde possivel para poder dizer que são obras de sua lavra.

A verdade é que o Polis Litoral Ria Formosa foi uma conquista da anterior Câmara do PS que deixou neste programa governamental 87,5 milhões de euros de investimento, mais de metade dos quais para ser realizado no Concelho de Faro.

A Sociedade Polis já foi criada há mais de dois anos, José Apolinário já deixou a Câmara de Faro há quase um ano e tudo continua na mesma, na fase dos planos. Com isto quem perde são as pessoas.

Câmara de Faro coloca terreno à venda para fazer hotel

«A Câmara de Faro vai efectuar a venda em hasta pública de uma parcela de terreno destinada à construção de um hotel, no Complexo Desportivo da cidade. A autarquia, que enfrenta conhecidas dificuldades financeiras, espera amealhar mais de dois milhões de euros com a operação.

O terreno em causa tem mais de 13 mil metros quadrados de área e confronta a norte com as piscinas municipais, a sul com a Av. Cidade de Hayward, a poente com a Associação de Futebol do Algarve e a nascente com o gimnodesportivo.

O presidente da câmara de Faro, Macário Correia, realçou na proposta de venda – que foi recentemente aprovada, por unanimidade – que o terreno "se encontra sem qualquer uso, não contribuindo para a valorização do Complexo Desportivo nem para o bem comum dos munícipes". Do seu ponto de vista, a construção do hotel constituirá "uma mais-valia".

O processo de alienação do terreno terá agora de ser submetido pela câmara à Assembleia Municipal para a necessária aprovação. O preço-base estabelecido para a venda é de 2,3 milhões de euros, valor que foi apurado através de uma avaliação feita ao terreno.

Segundo apurou o CM, a autarquia preconiza, como orientação genérica, que a unidade hoteleira a construir no terreno seja de categoria superior, provavelmente de 4 estrelas.»
(Noticia: Correio da Manhã)

É uma boa noticia, com um ano de atraso.

Refira-se que a construção de um hotel naquele local está há muito definida pela Câmara de Faro, bastando lembrar que José Apolinário, em Março de 2007, estabelecia as várias vertentes do que considerou vir a ser “o maior complexo desportivo” do Algarve - pista de atletismo de oito corredores, com campo de futebol relvado no interior, Pavilhão Gimnodesportivo, requalificação do Complexo de Piscinas de Faro, que abrangia a cobertura amovível da piscina exterior de 50 metros, que seria convertida em olímpica, um campo de futebol relvado, um Skate Park, e numa vertente turística e comercial, um centro de estágios/hotel.

O programa estava feito e pronto para ser colocado em hasta pública pelo que a venda deste terreno para a construção de um hotel só peca por tardia.

Algarve teve mais dormidas, estadias e receitas

O Algarve registou este verão um aumento número de dormidas, estadias e receitas, de acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que serão apresentados segunda feira pelo presidente do Turismo da região, num seminário em Albufeira.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), Nuno Aires, vai fazer segunda feira um balanço do verão de 2010, apresentado os resultados da actividade turística na região nos meses de Junho, Julho e Agosto, num seminário organizado pelo Turismo do Algarve.

Com o tema "Algarve: Caminhos e Oportunidades para a Actividade Turística", o encontro contará no encerramento com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e servirá para Nuno Aires fazer um balanço que dá conta de "uma boa performance este verão" na principal região turística do país.

"Podemos aferir dos números do INE que em primeiro ligar há um crescimento em toda a linha no número de dormidas, estadias e proveitos", antecipou o presidente da ERTA à Lusa.

No que se refere "às dormidas em alojamento classificado no Algarve", a região contou com um total de 3,8 milhões de estrangeiros, mais 4,7 por cento que em 2009, aumento atingiu 2,1 milhões e os 5,8 por cento no número de portugueses que pernoitaram na região, elevando o total para perto de 6 milhões, mais 5,1 por cento.

Os "hóspedes em alojamento classificado" aumentaram 6 por cento em Portugal, atingindo os 4,4 milhões, enquanto o Algarve verificou um aumento de 6,9 por cento, com quase 1,2 milhões.

Nuno Aires frisou que estes números "são relativos às 100.000 camas oficiais existentes no Algarve", mas "na verdade isso representa apenas parte da realidade da região, porque há alojamento que não é considerado como camas turísticas mas integra a oferta".

A "estada média em alojamento classificado" foi de 3,1 uma noite em Portugal, número que aumenta para as 5 noites no Algarve, de acordo com os números do INE.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) também aporta dados para a apresentação de Nuno Aires, nos quais diz que a "taxa de ocupação no Algarve em alojamento associado" foi em Junho de 66,7 por cento (menos 2,8 pontos percentuais), em Julho de 79,2 (mais 5,8), em Agosto de 92,5 (mais 2,2) e em Setembro de 74,8 (mais 3,2).

"Outra conclusão que se pode tirar é que o verão não foi tão curto como a tendência dos últimos anos, nomeadamente na segunda quinzena de Julho e primeira de Agosto, tendo o turismo da região trabalhado bem entre Junho e Setembro", disse ainda o presidente do Turismo do Algarve.

O aumento também foi verificado no Aeroporto Internacional de Faro, onde a ANA (Aeroportos de Portugal) registou um acumulado de 3,6 milhões de passageiros de Janeiro a Agosto, o que representa uma subida de 4,2 por cento.

No que respeita a receitas, os dados do INE apontam para um encaixe de 287,2 milhões de euros, mais 9 por cento do que o registado em 2009.
(Noticias: Lusa / Diário de Noticias)

Portimão tem primeira rota acessivel do país

A primeira rota acessível do país, um percurso pedonal contínuo e sem barreiras arquitetónicas, foi inaugurada em Portimão, na passada sexta feira, no dia em que a cidade acolheu a conferência internacional “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, informou fonte autárquica.

A rota acessível de Portimão é um percurso que se estende por mais de cinco quilómetros e que atravessa parte do centro da cidade, abrangendo desde serviços públicos a pontos turísticos e áreas dedicadas ao comércio tradicional.

O Município de Portimão pasou també a hastear a bandeira de ouro da Mobilidade da Associação Portuguesa de Planeadores do Território.
(Noticia: Lusa)

Faro: Furtam arma em assalto a casa de ex-PSP

Uma pistola e cerca de 200 euros em dinheiro foram ontem furtados da residência de um ex-agente da PSP, na avenida engenheiro Amaro da Costa, no bairro do Bom João, em Faro.

Aproveitando o facto de na altura ninguém se encontrar em casa, um rés-do-chão sem grades de protecção, os assaltantes forçaram uma das janelas, tendo acedido ao interior. "Só quando, cerca das 12h30, o agente reformado regressou a casa é que deu pela falta da arma, uma pistola", contou um vizinho.

A arma tem calibre 6,35 mm, é de uso pessoal e está devidamente registada, sabe o CM. A vítima, com cerca de 60 anos, que tem um filho agente da PSP no activo, apresentou de imediato queixa. Vários elementos policiais deslocaram-se ao local e realizaram patrulhas pela cidade, mas, até meio da noite de ontem, não tinham obtido resultados, continuando as investigações. O oficial de dia de serviço na esquadra da PSP não confirmou a ocorrência, que, no local, era comentada pelos moradores.
(Noticia: Correio da Manhã)

Futebol Algarvio: Resultados do fim de semana

Campeonato Nacional da 2.ª Divisão

Juventude de Évora / Farense – 2/0

Louletano / Pinhalnovense – 2/0

Madalena / GD Lagoa – 1/0

Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, Série F

Esperança Lagos / Aljustrelense – 3/3

Montemor / Beira Mar - 2/0

Messinense / Cova Piedade – 0/1

Campeonato Distrital Seniores 1.ª Divisão

CU Culatrense / SR Almacilense – 1/1

CD Odiáxere / Guia FC – 1/1

Imortal DC / UD Castromarinense – 2/1

Silves FC / LGC Moncarapachense – 2/0

Quarteira Sc / Lusitano FC VRSA – 1/1

CF “Os Armacenenses” / CDR Quarteirense – 1/1

JC Aljezurense / Sport Faro Benfica – 1/1

FC Ferreiras / JS Campinense – 0/0

Faro: “O valor de educar” é tema de conferência na UAlg com Fernando Savater

A Fundação Francisco Manuel dos Santos promove hoje, segunda-feira, pelas 14:30 horas, no Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, uma conferência sobre “O valor de educar”.

A iniciativa insere-se no âmbito de um ciclo de conferências subordinadas ao tema da educação promovidas por aquela fundação, presidida por António Barreto, e coordenadas por Nuno Crato.

As conferências são dirigidas a professores, pais e todos os interessados no processo educativo, contando com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

A primeira conferência – “O valor de educar” – realiza-se em Faro e contará com a presença de António Barreto e João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve.

O debate, moderado por António Branco, director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, terá como oradores Fernando Savater, Ricardo Moreno Castillo e Nuno Crato.
(Noticia: Região Sul)

domingo, 10 de outubro de 2010

Olhão é a pior câmara a pagar. Faro agravou prazos de pagamento

As câmaras de Olhão e Portimão são as que mais tempo demoram, em média, a pagar aos fornecedores no Algarve, segundo dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL). A autarquia de Faro, cujos problemas financeiros são conhecidos, surge ‘apenas’ na quinta posição.

De acordo com a DGAL, no final do segundo trimestre deste ano havia sete municípios do Algarve com prazos médios de pagamento superior a 90 dias.

Olhão é a autarquia da região que surge em pior posição, com 274 dias. A situação tem vindo a agravar-se desde finais de 2008, altura em que demorava 59 dias a pagar.

Portimão é o segundo município algarvio pior pagador, com 272 dias. Em três meses, entre 31 de Março e 30 de Junho deste ano, o prazo médio de pagamento agravou-se em 67 dias.

O município de Vila do Bispo aparece na terceira posição, com 218 dias, sendo de realçar que em finais de 2008 esta autarquia era das que apresentavam um dos prazos mais baixos: apenas seis dias.

Segue-se Tavira, com 170 dias, o que representa uma diminuição de cinco dias em relação ao primeiro trimestre, e Faro, com 144 dias (mais 37 do que em Março).

Na lista constam ainda Lagoa (136 dias) e Lagos (93). Monchique, que em finais de 2009 pagava a mais de 90 dias, não forneceu informação à DGAL.
(Noticia: Correio da Manhã)

PSD Algarve: Apenas 33% dos militantes votaram na eleição de Luís Gomes

Luís Gomes foi este sábado eleito como o novo presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve, em eleições onde apenas 33% dos militantes inscritos votaram.

Luís Gomes garantiu 90,7 dos votos expressos, tendo conseguido o pleno em seis das 16 concelhias - Alcoutim, Castro Marim, Monchique, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo.

Na sua própria concelhia, a de Vila Real de Santo António, onde Gomes é presidente da Câmara Municipal, obteve 98,9% dos votos expressos.

Nas importantes concelhias de Faro, Loulé e Portimão, o novo presidente dos social-democratas obteve 80,6%, 84,3 e 75,8% dos votos.

Nestas concelhias, registou-se o maior número de votos em branco - 18 em Faro, 14 em Portimão e 7 em Loulé.

Nestas mesmas eleições, foram também eleitos Desidério Silva, como presidente da Mesa da Assembleia Distrital, e Ofélia Ramos, como presidente do Conselho de Jurisdição do PSD Algarve.

As eleições decorreram sábado, entre as 18h00 e as 23h00, em todas as Secções.
(Noticia: barlavento)

PS Algarve: Apenas 22% dos militantes votaram na reeleição de Miguel Freitas

O deputado Miguel Freitas foi hoje reeleito presidente da Federação algarvia do Partido Socialista com 91% dos votos, anunciou a comissão organizadora do congresso.

Com a moção estratégica intitulada “Por um compromisso renovado”, Miguel Freitas obteve 91% dos votos expressos nas 21 secções onde funcionaram mesas de voto até às 19h00, para o seu quarto mandato, cuja duração é de dois anos, como líder do PS Algarve.

Ainda segundo a comissão organizadora do congresso, que ressalva serem estes resultados provisórios, as eleições tiveram a participação de 22% dos militantes inscritos no Algarve e com capacidade de voto (quotas em dia).

O presidente das Federações do PS é um órgão uninominal e o calendário da sua eleição é nacional, devendo os actos eleitorais realizarem-se em todo o país este fim de semana.

Simultaniamente, a assembleia eleitoral socialista do Algarve elegeu os 224 delegados, número obtido de acordo com o rácio de militantes de cada secção, para o XIII Congresso do PS Algarve, que se realiza a 23 de Outubro no auditório da Quinta de Marim, sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Comunistas defendem que “medidas do Governo agravam situação económica e social” do Algarve

“O conjunto das medidas anunciadas pelo Governo agravará a situação económica e social no Algarve” defendeu este sábado, em comunicado, a Direção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do Partido Comunista Português.

Segundo os comunistas, as medidas “agravam desde logo a situação dos trabalhadores e das suas famílias, deixando intocáveis mais uma vez os chorudos lucros da banca, do capital financeiro”.

Além disso, “acentuam a perda de competitividade da economia regional face a Espanha, com o aumento do IVA, com consequências graves para as micro e pequenas empresas e comércio tradicional”, acentuando também “os fatores depressivos com a perda do poder de compra dos trabalhadores e da população”.

A DORAL do PCP garante ainda que o conjunto de medidas “contribuirá para o aumento do desemprego, com os dramas que arrasta, ao mesmo tempo que retira apoios sociais. Por exemplo, 1 milhão e 449 mil beneficiários do abono de família, de um universo de 1 milhão e 756 mil, serão afetados”.

Os comunistas defendem ainda que as medidas adiarão “o andamento de obras públicas essenciais, como seja a do Hospital Central do Algarve, e muito menos se perspetiva o lançamento de outras obras fundamentais ao desenvolvimento regional”.

Para mais, o PIDDAC “sofrerá um corte de 349 milhões de euros e as autarquias serão penalizadas no que resta do ano de 2010 e no ano de 2011 em 400 milhões de euros”.

As medidas contribuirão ainda, segundo o PCP do Algarve, “para acentuar a mancha já enorme da precariedade nas relações de trabalho - na região onde ela já é mais expressiva - penalizando os trabalhadores e favorecendo os grandes grupos económicos”.

O executivo da DORAL do PCP reafirma que “não há saída para a situação do país sem dinamizar a produção nacional, sem apoiar as micro e pequenas empresas”.

“As medidas tomadas pelo Governo agravando a vida dos trabalhadores e do povo, não resolverão o problema. Ao contrário, fará aumentar o desemprego, as falências e a recessão económica”.

Para o PCP, perante tais medidas, “suportadas numa política de favorecimento do grande capital”, torna-se “cada vez mais inevitável a intensificação da luta a partir dos problemas concretos dos trabalhadores e das populações”.

Por tudo isso, o executivo da DORAL manifesta a sua solidariedade à Greve Geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 24 de Novembro e apela a todos os militantes comunistas para que, “no quadro da sua atividade e ação se empenhem no êxito da luta”.

Os comunistas algarvios consideram ainda muito positiva “a jornada regional descentralizada que se realizou na passada sexta-feira, inserida num processo de luta prolongado, contra a introdução de portagens na A22 (na Via do Infante), bem como a adesão que continua a suscitar o abaixo-assinado do PCP contra as portagens”.

Simultaneamente, classificam como “uma grave cedência a posição adotada pela AMAL”, considerando mesmo que a AMAL, “com a posição que adotou, passou a admitir a introdução de portagens na A22 (Via do Infante), colocando como condição a conclusão das obras na EN125”.

“Que credibilidade pode ter quem à sexta-feira apela à criação de uma plataforma de luta contra as portagens e depois, à segunda-feira, os seus autarcas cedem à introdução de portagens? Ou que credibilidade pode ter quem afirma manter a palavra contra a introdução de portagens, mas depois não só apela à não participação nas lutas, como os seus autarcas cedem à introdução de portagens? A posição adoptada pela AMAL deita por terra tudo o que ao longo de anos foi dito pelo PS e pelo PSD. Mais, trata-se de uma posição que contraria moções unanimemente aprovadas em Assembleias Municipais, o que revela o completo desnorte que invade o PS e o PSD”, dizem os comunistas.

“Pela parte do PCP assumimos, hoje como ontem, com clareza, a nossa posição. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que as portagens na A22 (Via do Infante) não sejam uma realidade e apelamos à continuação de ações de luta e protesto contra as portagens. Neste sentido, tornamos público que, logo que seja publicado o dispositivo legal para a introdução de portagens na Via do Infante, o Grupo Parlamentar do PCP tomará a iniciativa de acionar os mecanismos visando o seu chumbo pela Assembleia da República”, acrescentam.
(Noticia: barlavento)

sábado, 9 de outubro de 2010

Portagens: Protesto algarvio juntou 20 carros

«O protesto desta sexta-feira contra as portagens na Via Infante (A22), Algarve, condicionou apenas durante alguns minutos o trânsito naquela estrada, onde cerca de 20 automóveis participaram na marcha lenta.

A Comissão de Utentes da Via Infante participou no protesto nacional contra as portagens nas SCUT e deslocou-se para a Via Infante com cerca de 20 viaturas e cartazes onde se podia ler "Via do Infante não é uma SCUT, Governo aldrabão", "Algarve não paga portagens na A22, a EN-125 não é alternativa" ou "Portagens na A22, não obrigada".

O protesto no Algarve ficou marcado pela chuva e vento e pelos poucos automobilistas aderentes à marcha lenta e buzinão.

Questionado pelos jornalistas sobre a fraca adesão dos algarvios ao buzinão e à marcha lenta contra as portagens na A22, João Vasconcelos, um dos elementos da Comissão de Utentes da Via Infante, refutou essa ideia, referindo que o protesto apenas "estava no início" e que sofreu várias contrariedades, nomeadamente o curto espaço de tempo para organizar o protesto.

"Ainda estamos a começar, a ideia era arrancar às 18h00, mas tivemos dificuldades em mobilizar a população devido a termos tido apenas oito dias para organizar a manifestação", argumentou, referindo que a fraca adesão também se explica porque os vários quadrantes políticos da região "tentaram partidarizar o movimento.»
(Noticia: Correio da Manhã)

Estava visto que o buzinão não passaria de um assobio.

O Bloco de Esquerda tentou capitalizar para si o justo descontentamento dos algarvios sobre a decisão de colocar portagens na Via do Infante e, à boa maneira maoista, fabricou uma pseudo comissão de utentes colocando um dos seus dirigentes máximos, João Vasconcelos (ex. dirigente da UDP), à frente do movimento de contestação.

É claro que toda a gente percebeu o truque, o protesto passou ao lado dos algarvios e o BE ficou sozinho na estrada.

Mais assobios à arbitragem consegue juntar um jogo Culatrense x Salgados do que aqueles que o Bloco de Esquerda conseguiu mobilizar contra as portagens.

Faro: Maratona do Algarve tem 200 inscritos

«A primeira “eco maratona” do Algarve realiza-se domingo em Faro e até hoje havia 200 atletas inscritos, um número que fica aquém das expetativas da organização que estimava receber no "ano zero" 350 mil inscrições.

António Campos, diretor geral da Xistarca, a empresa que está a organizar a "Maratona do Algarve", havia dito na conferência de imprensa de apresentação da prova que estimava receber 350 mil inscrições.

No entanto, estas expetativas elevadas acabaram por ser defraudadas pela baixa adesão dos atletas. A três dias da prova, estavam inscritos apenas cerca de 200 atletas para a maratona, mais 350 atletas para a meia maratona, e perto de 400 pessoas para a marcha e mini maratona.

O orçamento para a prova ronda os 50 mil euros e tem o apoio logístico da Câmara de Faro, que quer entrar para o roteiro das "grandes maratonas nacionais e internacionais", apostando num turismo desportivo.

A entrega dos dorsais para participar no evento desportivo será feito nas Piscinas Municipais de Faro no sábado, entre as 10:00 e as 19:00, um dia em que a Associação de Atletismo do Algarve dá um jantar de homenagem aos 27 atletas nacionais medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo, que terá lugar Escola de Hotelaria do Algarve.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

Um flop!

A Maratona do Algarve foi apresentada com a pompa e circunstancia que a actual maioria de direita na Câmara de Faro já nos habituou. Seriam 350 mil participantes que nos colocariam a rivalizar com as maiores maratonas internacionais. Afinal, dos apregoados 350 mil, inscreveram-se apenas 200 atletas.

O mais grave, ainda assim, não é a falta de adesão dos atletas, mas a falta de estratégia autárquica para o movimento desportivo concelhio e a sua queda para “acções espectáculo” em detrimento de uma política de desenvolvimento desportivo local com continuidade e sustentabilidade.

Numa câmara com dificuldades financeiras, que depois de reduzir os apoios financeiros que habitualmente dava aos seus clubes ainda lhes ficou com metade do que havia prometido, não se entende a promoção destas iniciativas “plásticas” em detrimento da valorização da acção desportiva dos seus clubes e de provas que já existem em Faro e que têm história desportiva, como é exemplo o Grande Prémio dos Reis, uma das mais antigas provas de atletismo do país e que, ano apôs ano, vem perdendo dimensão e competitividade.

José Vitorino acusa Macário Correia de desonestidade política

«O ex presidente da Câmara de Faro, José Vitorino, garante que a penalização da Autarquia em 7,6 milhões de euros “resulta duma infracção cometida em 2008 pelo executivo PS”, que sucedeu ao seu mandato, pelo que José Vitorino “é completamente alheio”.

O responsável emitiu um comunicado a dizer que foi caluniado pelo actual edil do PSD, Macário Correia em declarações à Lusa, “tentando envolver” o ex edil “na penalização da Câmara em 7,6 milhões”.

Recorde-se, segundo avançou a Lusa esta quinta-feira, a Câmara de Faro ultrapassou o limite de endividamento em 2008 em mais de 7 milhões de euros, tendo o presidente da autarquia assumido a necessidade de um empréstimo de “50 milhões de euros da banca”, referindo que o problema remonta a 2003/2004 - mandato de José Vitorino - anos em foram contraídos empréstimos a prazo de “quase 20 milhões de euros”, cujos juros estão a ser pagos.

“É um ato de desonestidade política. Sequer atacar, vire-se para o executivo PS, que cometeu a infracção. É suspeito que o tente esconder”, escreve José Vitorino no comunicado, salientando que durante o seu mandato “nunca o limite do endividamento foi ultrapassado”.

“No ano de 2003, a Câmara até podia ter contraído mais 850 mil euros de empréstimos, mas foi decidido não endividar mais a Câmara”, declara.

“Declarou o Eng. Macário Correia que o problema da Câmara vinha sobretudo do mandato do Dr. José Vitorino, com empréstimos de quase 20 milhões de euros. É falso!”, garante o ex edil, reforçando que quando concluiu o mandato, “cerca de 78% dos empréstimos (33,5 milhões) respeitavam a contratos e compromissos assumidos pela Autarquia antes da sua eleição”.

De resto, Vitorino sublinha que “na área financeira, como noutras, a Câmara tem praticado actos ruinosos; há falta de transparência; as promessas não são cumpridas; e há outras condutas graves”.

“Desesperados com uma contestação cada vez maior da população e não tendo argumentos para as denúncias feitas” pelos Cidadãos com Faro no Coração, movimento presidido pelo ex edil, “o presidente aposta no medo, manipulação e ofensas, o que lamentamos”.»
(Noticia: Região Sul)

José Vitorino, antigo presidente da Câmara de Faro do PSD, não gosta, nunca gostou, que lhe apontem responsabilidades na actual situação financeira da autarquia, mas a verdade é que as tem.

A razão porque só em 2008 a autarquia farense superou o limite de endividamento prende-se, exclusivamente, com o facto de anteriormente a Câmara de Faro nunca ter contabilizado o passivo das empresas municipais nas suas contas, “escondendo”, dessa forma parte das dívidas. Só que em 2008 o Tribunal de Contas chamou a atenção para tal facto e notificou a Câmara para a obrigatoriedade de efectuar a conciliação das contas do Município com as contas das empresas municipais.

Nessa mesma altura o executivo do PS propôs um aumento extraordinário das receitas, mediante o lançamento de uma Derrama e o aumento das taxas de IMI e IMT praticadas pela Câmara, mas a proposta socialista foi reprovada na Assembleia Municipal com os votos contra do PSD.

Obrigado, por um lado, a reflectir nas suas contas as dívidas das empresas municipais e, por outro, impedida pelo PSD de obter um aumento extraordinário da receita, a Câmara estava condenada à inevitabilidade da ultrapassagem do limite máximo de endividamento. Foi o que sucedeu.

Eis porque o actual Executivo e o PSD não têm nesta matéria espaço para se queixar da “herança” pois estão a colher os frutos da sua própria sementeira.

World Travel Awards: Vila Joya de Albufeira volta a estar entre os melhores do mundo

E o prémio de Melhor Boutique Resort da Europa vai para… Vila Joya!

O hotel de charme algarvio reuniu, uma vez mais, a preferência dos profissionais da indústria das Viagens e Turismo de 160 países na eleição europeia dos World Travel Awards (WTA) 2010.

Segue-se a eleição dos melhores do mundo, dia 7 de Novembro, em Londres, numa cerimónia a decorrer na véspera da feira World Travel Market.

Vila Joya concorrerá na categoria de Melhor Boutique Resort do Mundo, que já venceu entre 2006 e 2009.

Outras quatro unidades hoteleiras do Algarve venceram categorias nacionais dos «Óscares do Turismo»: Pine Cliffs Resort (Melhor Resort Familiar de Portugal), Hilton Vilamoura (Melhor Golfe Resort), Hotel Quinta do Lago (Melhor Resort) e Blue & Green Vilalara Thalasso Resort (Melhor Spa Resort).

Os prémios WTA, que celebram este ano a sua 17.ª edição, foram criados em 1993 para estimular a competitividade e a qualidade do turismo.
(Noticia: barlavento)

Teatro das Figuras: Ana Sofia Varela canta “Fados de Amor e Paixão”

O fado regressa ao Teatro das Figuras com Ana Sofia Varela a interpretar “Fados de Amor e Pecado”, uma incursão no fado de dois conhecidos compositores João Gil (música) e João Monge (letras).

Os preços para este espectáculo, marcado para as 21:30 horas, variam entre os 7 e os 12 euros.
(Noticia: Região Sul)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Câmara de Faro precisa de 50 milhões de euros para reequilibrar contas a prazo

«A Câmara de Faro ultrapassou o limite de endividamento em 2008 em mais de sete milhões de euros, tendo o presidente da autarquia assumido hoje a necessidade de um empréstimo de “50 milhões de euros da banca”.

“Nós precisamos de 50 milhões de euros da banca para fazer o reequilíbrio a prazo da Câmara e é nisso que também estamos a trabalhar”, disse Macário Correia, referindo que o problema da Câmara de Faro remonta a 2003/2004 - mandato de José Vitorino -, anos em foram contraídos empréstimos a prazo de “quase 20 milhões de euros”, cujos juros estão a ser pagos.

Faro é a única capital de distrito a integrar a lista de 17 autarquias notificadas até agora por despachos conjuntos dos secretários de Estado Adjunto e do Orçamento e da Administração Local, publicados hoje e quarta feira em Diário da República por ultrapassarem o limite de endividamento líquido em 2008.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Câmara de Faro, garante que já sabia da notícia dos sete milhões de euros de dívida ultrapassada “há meses” e que está a “cortar em todo o lado que é possível”.

Macário Correia assume que está preocupado com as “dificuldades que se avolumam”, mas garante que está a preparar um “plano de equilíbrio financeiro” para dar a volta à crise.

“Já poupámos alguns milhões de euros em despesa corrente, mas vamos ter de poupar ainda mais”, disse, recordando que tem estado a reduzir em “pessoal”, “limpeza”, “vigilância”, “consumos diversos”, mas também na “ extinção de empresas municipais”.

“Estamos a tomar todas as medidas que são possíveis tomar para reduzir despesa e ao mesmo tempo também estamos a trabalhar do lado receita”, acrescentou, frisando que a autarquia já alienou algum património, está a prepara a “alienação de outro património”, está a mexer na tabela de taxas e está a fazer-se uma melhor fiscalização”.

O autarca de Faro afirma que nem o “mundo vai acabar”, nem a “Câmara de Faro vai fechar”, mas reitera que as dificuldades “são cada vez maiores”.»
(Noticia: Região Sul)

Há muito que se sabia que o Município de Faro havia ultrapassado a capacidade limite de endividamento, facto que ficou a dever-se à obrigatoriedade legal de conciliar as contas e os passivos das empresas municipais nas contas da Câmara Municipal de Faro.

Consciente das consequências, o Executivo do PS propôs há data um aumento extraordinário da receita, mediante propostas de aumento do IMI e do lançamento de uma Derrama, medidas que foram reprovadas na Assembleia Municipal com o voto contra do PSD, mais interessado em deixar a Câmara sem dinheiro a arder em lume brando do que em resolver a situação financeira do Município.

Não fosse esta política do quanto pior para a Câmara (PS) melhor para o PSD e muito provavelmente a autarquia teria gerado receitas suficientes para evitar a ultrapassagem do limite máximo de endividamento.

É por isso que o PSD, responsável por um brutal aumento do endividamento da Câmara entre 2001 e 2005 e pela limitação das receitas entre 2006 e 2009, não se pode queixar da herança.

Tudo mais no discurso do actual presidente são meras frases feitas e propaganda para preparar a opinão pública para o reequilibrio financeiro que a actual maioria de direita pretende implementar e que colocará no máximo todos os impostos e taxas que a Câmara Municipal cobra aos farenses e obrigará a uma redução cega das despesas mediante um rigoroso controlo governamental sobre a execução orçamental da autarquia.

Praia de Faro: Câmara quer fechar Esplanada do Suigeneris

«Funcionários da Câmara Municipal de Faro, acompanhados pela Polícia Marítima e GNR, tentaram remover anteontem de manhã uma esplanada ilegal na Praia de Faro, mas a operação foi adiada para a próxima sexta-feira.

Em declarações à Lusa, fonte da Câmara de Faro explicou que o "restobar Suigeneris", localizado numa área de domínio privativo camarário, não pediu licença em 2010 para abrir a esplanada e que por estar ilegal, a autarquia decidiu dar ordem para remoção da estrutura.

Segundo a Câmara de Faro, o proprietário do "Suigeneris", Ruben Paulino, foi advertido duas vezes para legalizar a esplanada. A autarquia enviou um ofício a 30 de abril transato ao proprietário, em carta registada, para que fosse renovado o pedido de licenciamento de 2010, pois o de 2009 já estava caducado.

Por não ter havido resposta, a Câmara de Faro tornou a enviar novo ofício em agosto deste ano ao proprietário do restaurante bar para renovar o pedido de licenciamento sob pena de ter que se remover a esplanada.

Como até ao momento, a esplanada não foi licenciada, funcionários da Câmara decidiram esta semana remover a estrutura, e pediram às autoridades policiais para serem acompanhados.

Fonte da Capitania de Faro confirmou que, a pedido da autarquia farense, alguns elementos da Polícia Marítima e da GNR se deslocaram anteontem, cerca das 10:00, ao bar "Suigeneris" com o intuito de remover a esplanada, mas a remoção foi adiada para hoje,  sexta-feira, dia 08, por causa de uma "troca de correspondência" entre os juristas envolvidos.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

Apesar da Lusa não ter dúvidas em classificar a esplanada do Suigeneris de ilegal e da Câmara se apressar a dar a sua versão dos factos (a única que para já conhecemos) algo de muito estranho se deve ter passado na última quarta-feira, na Praia de Faro.

É que - a ser como a Lusa e a Câmara nos contam - não se entende como é que agentes da GNR e funcionários da autarquia não cumpriram uma ordem da entidade administrativa Câmara Municipal de Faro, pois se a esplanada é efectivamente ilegal e a ordem era de remoção porque razão não foi cumprida? Porque razão voltaram para tráz sem cumprir o mandato emitido pela autarquia?

Esperemos que não seja esta mais uma das acções precipitadas do actual Executivo e que o Suigeneris, um dos melhores espaços de restauração e animação de Faro e do Algarve, não seja a próxima vitima do exercício preferido da maioria de direita da Câmara de Faro - colocar farenses contra farenses atravéz da inveja social.

Estádio Algarve vai passar a ser gerido por privados

«O Estádio Algarve irá ser gerido por uma entidade privada, no seguimento da extinção da empresa municipal de Loulé e Faro Parque das Cidades.

O fim desta empresa, que Loulé já provou em Assembleia Municipal e que Faro também concorda extinguir, abre caminho ao lançamento de um concurso público, ainda com a data a definir, para “manutenção e gestão do Estádio Algarve”.

Esta decisão foi anunciada ao “barlavento” pelo presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio. Na última Assembleia Municipal louletana, uma proposta avançada pelo Bloco de Esquerda precipitou a decisão de extinguir esta empresa, já nos planos do executivo. A medida foi votada por unanimidade.

Segundo Seruca Emídio, o que irá mudar com o fim da Parque das Cidades é apenas a retirada da componente empresarial da gestão conjunta que é feita desta área por Loulé e Faro.

”As competências da empresa vão passar para a Associação de Municípios Faro/Loulé, bem como os funcionários da empresa que forem considerados fundamentais para as novas atribuições que ela vai ganhar”, revelou.

”Já estamos a trabalhar num concurso público para a atribuição da exploração e manutenção do Estádio. A ideia é que seja dada maior rentabilidade e aproveitamento à infraestrutura, algo para o qual a associação de municípios não tem vocação”, explicou o autarca louletano.

Em Faro, onde a decisão ainda não é oficial, embora já tendo sido anunciada na comunicação social, o porta-voz do presidente da Câmara farense garantiu, em declarações ao “barlavento”, que há “sintonia” entre os dois municípios nesta matéria.»

Extinguir a empresa intermunicipal Faro-Loulé é uma boa decisão, até porque o modelo empresarial não trouxe mais valias para a dinamização do Estádio Algarve.

O que não era de todo necessário às câmaras de Faro e Loulé era, por falta de interesse e de comparência, terem perdido para Coimbra a final da Taça da Liga.