sábado, 13 de novembro de 2010

Organista e soprano sobem ao palco na Igreja do Carmo de Faro

O segundo concerto da edição de 2010 do Festival de Órgão de Faro, marcado para este sábado, dia 13, às 21h30, vai aliar duas artes, um conceito em que a organização volta a apostar na edição de 2010.

O jovem talento português João Segurado deu início, no passado sábado, a mais uma edição do Festival de Órgão de Faro, o único do género no Algarve.

Hoje, sábado, dia 13, às 21h30, a Igreja do Carmo, também na capital algarvia, recebe o dueto composto pelo organista Daniel Oliveira e pela soprano Susana Duarte.

Unir o som dos órgãos históricos das duas igrejas mais emblemáticas de Faro à voz foi uma das inovações da edição de 2009 e vai continuar a ser aposta da organização.

A escolha de uma soprano está ligada à principal inovação deste ano, a presença, pela primeira vez, de uma organista no evento, reforçando a componente feminina do festival.

Segundo a organização, a cargo da associação Música XXI, o concerto do próximo sábado "contempla um programa musical do século XVII e XVIII, com especial enfoque para compositores portugueses como António Carreira, Carlos Seixas, João Rodrigues Esteves".

"O património musical internacional estará marcado pelos compositores J.S.Bach, G.F. Haendel, Francesco Gasparini, entre outros", adiantam.

Os dois artistas portugueses apostam num repertório que permitirá ouvir em Faro, pela primeira vez no âmbito deste festival, alguns compositores lusos, como é o caso de João Rodrigues Esteves.

A divulgação dos autores nacionais é outros dos grandes objetivos assumidos pelos responsáveis deste evento.

No que diz respeito aos intérpretes do concerto de dia 13, Daniel Oliveira é atualmente organista titular do órgão histórico da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras e organista assistente da Basílica da Estrela em Lisboa.

Licenciado em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estuda regularmente em Madrid música espanhola para órgão com o organista Roberto Fresco, para além de ter frequentado formações com figuras de destaque do panorama internacional, em órgão e cravo.

Susana Duarte é licenciada em canto na Escola Superior de Música de Lisboa e em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

Também concluiu o mestrado em Artes Musicais (Lied e Oratória). Ao longo da sua formação, trabalhou com Elsa Saque e também com Nuno Vieira de Almeida, Olga Prats e Stephen Bull.

No campo profissional, já integrou o elenco de diversas óperas e realizou recitais com os pianistas Francisco Sassetti, Ana Jacobetty, Helder Marques e Nuno Vieira de Almeida.

Tem colaborado com as "Voces Caelestes" e é membro do Coro Gulbenkian.

Até final do mês, ainda será possível assistir, na 4ª edição do Festival de Órgão de Faro, aos concertos de Edite Rocha, organista, investigadora e professora universitária de música (dia 20) e de Luca Antoniotti, que irá encerrar, no dia 27, o festival na Sé de Faro, conferindo ao evento uma componente internacional.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário