Palestras, sessões solenes e cerimónias protocolares são as iniciativas previstas para relembrar o Navegador nos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo Lagos e Batalha.
O Presidente da República Cavaco Silva vai presidir às comemorações dos 550 anos sobre a morte do Infante Dom Henrique, hoje, sábado, dia 13, em Lagos.
Assim, a partir das 16h00, esta cidade será o centro de toda a celebração, ainda que estejam previstas outras iniciativas, entre 12 e 14 de Novembro, também nos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo e Batalha.
Cavaco Silva, que preside à Comissão de Honra destas Comemorações, participará na cerimónia protocolar junto à estátua do Infante Dom Henrique, em Lagos, às 16h00, seguindo-se as visitas ao Núcleo Museológico do Mercado de Escravos, à Feira Quinhentista (Festival dos Descobrimentos) e à exposição "Retratos do Infante".
Às 18h30, João Paulo Oliveira e Costa falará sobre as "Heranças do Infante", antecedendo o concerto de ante-estreia da peça sinfónica "Suite das Descobertas", no Centro Cultural.
Durante os três dias, haverá palestras nos quatro concelhos que integram as celebrações, tendo sido criado um site para divulgar o seu programa em www.550anos-infantedomhenrique.com.
Em paralelo, na cidade de Lagos está a decorrer o VI Festival dos Descobrimentos, sendo o ponto alto a feira, onde o objetivo é recuar no tempo e recriar a vivência da época dos navegadores e a importância de Lagos nos Reinos do Algarve e de Portugal.
(Noticia: barlavento)
Sem comentários:
Enviar um comentário