quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Comboios no Algarve mais caros

«Os bilhetes do serviço regional no Algarve vão ficar mais caros a partir do próximo Verão. A culpa do aumento de preços é das 17 automotoras que a CP alugou a Espanha, por 30 milhões de euros, e que estão já a circular na Linha do Douro em substituição das unidades duplas diesel (UDD) que asseguram as ligações entre Porto, Nine e Valença do Minho.

Quando todo o Norte estiver assegurado com as automotoras "camelo" (assim chamadas por terem as caixas do ar condicionado no tejadilho) a CP vai despachar para o Algarve as UDD, introduzindo - com um atraso de várias décadas - o ar climatizado nos percursos regionais desde Faro para Lagos e para Vila Real de Santo António.

O aumento previsto é de cinco por cento, o que significa que de Faro a Lagos um bilhete passa dos actuais 5,90 euros para 6,20 euros. A CP já avisou que tem em curso um aumento faseado dos preços dos bilhetes dos serviços regionais. Das cinco etapas, falta realizar duas.

Nessa altura, é provável que os clientes algarvios da transportadora venham a sofrer um aumento de preço maior por dois motivos diferentes: a melhoria do conforto devido ao ar climatizado das então "novas" UDD e o quarto aumento faseado, previsto no Regulamento n.º 243/2008 do Tarifário dos Serviços Regionais e Inter-Regionais.

Neste momento, a Linha do Algarve (que liga Vila Real de Santo António a Lagos, embora a CP a tenha partido ao meio em Faro, obrigando os clientes a inúteis transbordos) tem um tarifário para os regionais que é o mais barato de toda a CP Regional. E porquê? Precisamente porque o tal regulamento aceita esse preço mais baixo devido ao desconforto e antiguidade das velhas automotoras da década de 1970 que ainda circulam no Sotavento e Barlavento algarvios, mas que desaparecerão no próximo Verão.

O ajuste de contas está, pois, marcado para o fim da Primavera, quando as automotoras espanholas "empurrarem" as UDD climatizadas do Minho para o Algarve. Esta situação já aconteceu no início de Janeiro na Linha do Douro porque, sendo o material espanhol climatizado, os bilhetes entre o Porto e a Régua aumentaram de preço. Segundo fonte oficial da CP, no Verão todo o tarifário do serviço regional estará "totalmente homogeneizado".

As 17 automotoras "camelo", em segunda mão, datam de 1981 e nem são muito mais potentes nem muito mais novas do que as velhinhas unidades triplas diesel (UTD) portuguesas, mas têm a vantagem do ar condicionado, especialmente útil no Verão em regiões como o vale do Douro e o Algarve.»
(Noticia: Público)

Pode ser que um dia o transporte ferroviário seja uma verdadeira alternativa ao uso do automóvel no Algarve.

A substituição das velhas e há anos desqualificadas automotoras que serviam a região são uma boa noticía mas não resolvem o problema de fundo. O traçado da linha de caminho de ferro no Algarve é desajustado e os horários e os tempos de viagem são nos dias que correm incompativeis com os compromissos profissionais de qualquer cidadão.
(Fotografia: Jorge Domingos/Panoramio)

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