quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PS/Algarve apela a maior integração profissional de jovens com deficiência

«O líder do PS Algarve, Miguel Freitas, apelou hoje a mais coesão entre o Estado e sociedade na integração de trabalhadores com deficiência, mas que são mão-de-obra especializada.

No âmbito de uma visita à Unidade de formação profissional da Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), em funcionamento há cerca de 19 anos, o deputado apelou a um maior contributo de empresas e empresários da região para a integração de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho, de forma a solidificar o esforço desenvolvido nos últimos anos pelas diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social na formação profissional de ativos.

O líder regional do PS realçou também a necessidade de uma maior coesão entre os organismos do Estado e a sociedade civil, no sentido de absorver esta mão-de-obra especializada.

Fundada em 1968, a AAPACDM formou 129 pessoas com deficiência ou incapacidade, visando a sua integração no mercado de trabalho, no ano letivo de 2009/2010. Este ano tem em formação 59 jovens em áreas como a de hotelaria, restauração, floricultura e jardinagem.

Quebra significativa de contratos
Fazendo eco da preocupação manifestada pela direção da AAPACDM, devido à quebra significativa do número de ativos contratados desde 2010, altura em que deixaram de ser atribuídos às empresas os subsídios de compensação, o também deputado defendeu “uma maior responsabilidade social para com esta faixa da população que, em momentos de crise, tem ainda maior dificuldade em encontrar saídas no mercado de trabalho”.

“Há que valorizar o trabalho notável que as sete instituições que desenvolvem formação profissional nesta área estão a desenvolver na região e sensibilizar as empresas e os empresários” frisou.

“É necessário apoiar mais estas instituições, porque esta é uma responsabilidade de todos. O Estado faz a sua parte mas, nestes tempos em que as dificuldades são muitas, é preciso que todos deem o seu contributo para que estas instituições continuem a existir”, defendeu Miguel Freitas.

A atual conjunta económica associada aos constrangimentos à integração profissional de formandos com deficiência, resultantes das recentes alterações à legislação, foi uma das questões analisadas durante a visita e o deputado sublinhou a propósito a necessidade de uma adaptação das instituições aos novos modelos de apoio financeiro.

Avaliação diferenciada das candidaturas à formação na área da deficiência
Este pode ser, na sua opinião, um estímulo às empresas para a integração destes jovens, tendo ainda acentuado a importância de uma avaliação diferenciada das candidaturas à formação na área da deficiência, especialmente no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).

“Não se podem avaliar candidaturas à formação na área da deficiência através dos mesmos padrões de uma candidatura vocacionada para pessoas sem deficiência, pelo que os mecanismos criados devem compreender a diversidade inerente a estas populações, salvaguardando a concretização de mais projetos nesta área” considerou o líder socialista e também deputado eleito pelo distrito de Faro.

Esta ação de trabalho culminou com uma visita à fábrica Faro Doce, empresa que emprega atualmente três jovens formados pela AAPACDM, dois dos quais desde 2003.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário