terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Turismo do Algarve recusa ideia de "lobby" contra exploração de gás natural

«O presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, rejeitou a acusação do presidente da Partex que diz haver pressão do "lobby" do Turismo para atrasar o projeto de exploração de gás natural ao largo do Algarve.

Em declarações à Lusa, o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, afirmou que não conhece, nem considera que haja algum "lobby" do Turismo que vá no sentido de travar a exploração de gás natural no Algarve.

"A única coisa que temos chamado a atenção, e continuaremos a chamar, é para o facto de que o Algarve é o principal destino turístico do país e tem uma elevada contribuição para o Produto Interno Bruto", observou Nuno Aires.

Nuno Aires não conhece nenhum estudo sobre se há alguma incompatibilidade entre a exploração de gás natural na costa algarvia e o turismo na região, mas admitiu que possa ser suscetível "desenvolver as duas atividades": turismo e exploração de gás natural.

António Costa Silva, que profere palestras nas cimeiras do G8 (grupo dos oito países mais industrializados do mundo - Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia), afirma que é a pressão do "lobby" do turismo a causa do atraso da exploração de gás natural.

A 07 de junho de 2010, numa conferência em Loulé, o administrador da petrolífera Partex já havia criticado o Governo pelo impasse na pesquisa de gás natural no Algarve, declarando que a região tem reservas suficientes para cobrir o consumo interno de Portugal durante 15 anos.

Desde 2002, quando o concurso terminou, a Repsol apresentou-se ao concurso. A Repsol ganhou e hoje estamos senão me engano em 2010», ironizou, na altura, o especialista em pesquisa de gás natural e petróleo, durante o seminário de Loulé intitulado: "Prospeção e exploração de gás natural nas águas profundas da costa do Algarve: as perspetivas energética, económica e ambiental".

Mapear os recursos naturais em Portugal é o concelho que António José Silva dá ao Governo, referindo que a estimativa de gás que se poderia retirar do Algarve pouparia ao país "entre 1400 a 1500 milhões de euros por ano".

Gerar emprego ou diminuir a dependência energética de Portugal em relação ao exterior são outros dos benefícios que poderiam advir da descoberta de gás natural ao largo do Algarve.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

O que seria sério e interessante, dada a importancia economica e financeira do gás natural, era a CCDRAlg encomendar um estudo técnica e cientificamente credivel sobre a compatibilidade do turismo de sol e praia e a exploração de gaz natural na costa algarvia.

1 comentário:

  1. Na bacia de Cádiz conseguiram conciliar a actividade turística,com a exploração de gás natural.São mais espertoa que os decisores políticos portugueses?Viva Faro.

    ResponderEliminar