domingo, 30 de janeiro de 2011

Cineclube de Faro inaugura nova sede aos 55 anos

«O Cineclube de Faro, o segundo mais antigo do país e que em abril celebra 55 anos de actividade ininterrupta, inaugura hoje, domingo, a nova sede, disse a diretora daquela instituição cultural.

Em declarações à Lusa, Anabela Moutinho explicou que após décadas à espera de uma casa digna, o Cineclube ganha este domingo, às 18:00, uma nova sede, composta de uma filmoteca, cujo espólio ronda um milhar de filmes (DVD e VHS), e uma biblioteca de cinema com mais de mil títulos.

“É uma nova etapa do Cineclube de Faro, com novas dinâmicas, mais actividades e dedicada, principalmente, à juventude”, observou a cinéfila, referindo que a sede vai chamar-se Centro Jovem – Cineclube de Faro.

O novo espaço do Cineclube vai permitir a partir da próxima semana organizar pequenas sessões de cinema com lotação para 30 pessoas, consultar a biblioteca ou estudar com o computador portátil com Internet sem fios. Receber cursos e workshops relacionados com a sétima arte também vai ser possível.

“O Cineclube de Faro não é só para sócios, está aberto para todas as pessoas e em todas as actividades”, sublinha Anabela Moutinho, observando que o novo espaço tem melhores condições de conforto e foi cedido pela câmara municipal.

Mesmo com a crise económica instalada, Anabela Moutinho acredita que, com a participação dos sócios e público em geral nas sessões e com o mecenato, vai ser possível arranjar receitas para manter vivo o segundo clube de cinema mais antigo de Portugal, apenas destronado pelo Cineclube do Porto.

Para se ser sócio do Cineclube de Faro, criado em 1956, basta fazer a inscrição pela Internet, na própria sede ou nas sessões cinematográficas e pagar 10 euros (estudante) ou 15 euros (não estudante). As quotas são de 2,5 euros por mês.

Na inauguração vão estar presentes o presidente da câmara de Faro, Macário Correia, e o reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro.

A nova sede do Cineclube fica na Praceta Francisco Brito do Vale, Lote J, r/c, Loja A, perto das urgências do Hospital Central de Faro.»
(Noticia: Região Sul)
 
A nova sede do Cineclube de Faro, cedida já pelo actual Executivo, resulta de uma candidatura efectuada pela anterior Câmara socialista a fundos comunitários para a instalação no local de um espaço jovem. As obras ficaram mesmo concluídas antes das últimas eleições autarquicas, tendo o espaço sido completamente mobilado ainda que, com o fim do mandato e a derrota do PS, o Espaço Jovem não tenha chegado a entrar em funcionamento.
 
A decisão de alterar o uso para aquela loja (ainda que, por se tratar de um projecto financiado pela União Europeia, possa ser questionável quanto aos aspectos formais) é um prémio justo para o Cineclube de Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário