quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O melhor do futebol nórdico para ver no Estádio Algarve com a "The Atlantic Cup"

«Aproveitando a paragem nos campeonatos dos seus países, as equipas do Brondby e Odense, da Dinamarca, e Elfsborg e Helsingborg, da Suécia, participam na primeira edição do Torneio “The Atlantic Cup”, que decorre no Estádio Algarve, dias 27, 28 e 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro.

As boas condições que a região oferece ao nível do clima, campos de treino, unidades hoteleiras e de restauração foram factores decisivos para que o ex-jogador benfiquista e internacional sueco Stefan Schwarz, e a Sporting Events Limited, optassem por realizar aqui esta iniciativa, que pretende incutir alguma rotina de jogo nos atletas que, durante três ou quatro meses apenas, se dedicam à preparação física.

Durante a conferência de imprensa de apresentação desta iniciativa, que decorreu na passada sexta-feira, Stefan Schwarz frisou o facto destas quatro formações terem “história e tradição, até porque jogam habitualmente nas competições europeias”.

Por outro lado, o antigo médio do Benfica falou de uma “cultura futebolística diferente” por parte das equipas escandinavas, com “um futebol mais físico e mais intenso” do que o futebol latino.

“É bom para os portugueses conhecerem outra cultura futebolística que poderá ajudar os jogadores ou os entendedores de futebol”, sublinhou Schwarz.

Para além da entrada livre, o ex-futebolista referiu que um dos atrativos para chamar público a este torneio é a presença de um possível reforço da equipa do Benfica, o lateral dinamarquês do Brondby, Wass.

“Não sei se o Benfica contratou ou não o defesa do Brondby, só sei o que vejo nos jornais, mas vão ter oportunidade de o ver em ação. Há aqui muitos benfiquistas e esta é uma oportunidade para ver um possível futuro jogador do Benfica, para ver um pouco das suas características”, afirmou, apelando ainda à presença do público: “São todos bem-vindos!”.

Já Brian Horne, da Sporting Events Limited, anunciou a chegada de uma das equipas ainda hoje (segunda-feira), que ficará alojada no Ria Park, Vale do Garrão.

As outras três equipas pisam solo algarvio esta terça-feira.

Este responsável referiu ainda o importante apoio das autarquias de Loulé e Faro e o “trabalho árduo a fazer ainda antes do início do torneio”.

Loulé e Faro de mãos dadas na dinamização do Estádio Algarve

Lado a lado, Seruca Emídio, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro, manifestaram a sua satisfação pela realização deste torneio no Estádio Algarve.

“É com agrado que estamos aqui para anunciar que acontecem coisas no Estádio Algarve e que esperamos que aconteçam mais vezes. Mesmo quando a Liga de Futebol ignora o Algarve, nós não deixamos de manter o Estádio em boas condições para que o Portimonense, estas equipas da Suécia e Dinamarca e tantas outras possam usufruir deste equipamento fundamental para a região”, afirmou o edil farense.

Em tom crítico relativamente aos responsáveis do desporto nacional, Macário Correia salientou o compromisso dos dois municípios para com “os valores da região e pela valorização daquilo que é este equipamento enquanto trunfo para o desenvolvimento regional que gera ocupação hoteleira, movimento no Aeroporto, movimento na restauração em geral, traz adeptos ao Estádio e traz futebol de outras paragens e de outras regiões para aqui”.

Já Seruca Emídio frisou a vertente turística deste torneio. “Não só as entidades responsáveis pelo futebol nacional mas também os responsáveis pelo turismo regional e nacional deveriam ter uma atenção maior para com o Estádio Algarve, não só na perspetiva desportiva mas também de lazer e espetáculo”.

No contexto nacional dos estádios criados no âmbito do Euro 2004, o autarca louletano realçou que o Estádio Algarve “tem umas características e um objetivo diferente, pois é o único que é utilizado neste tipo de eventos, de equipas de futebol dos países do Norte da Europa, que aproveitam para estagiar durante o período de paragem nos seus países de origem, que atraem para aqui os olhares dos seus nacionais, que são portadores de uma imagem da nossa região, da qualidade do turismo que tem”.

“Podemos aproveitar o Estádio para dar imagem daquilo que temos e também para potenciar o turismo numa altura baixa”, disse ainda.

O responsável louletano falou ainda da importância da Comunicação Social na promoção deste e de outros eventos que aqui decorrem.

“Somos muitas vezes criticados por nada se passar ou pelas nossas equipas serem as únicas a jogar aqui, mas quando acontecem eventos desta natureza não são convenientemente divulgados. Vamos aproveitar mais esta oportunidade pois este é mais um palco do Algarve e uma montra do que aqui se passa, para que possamos atrair mais turistas à nossa região, e que os clubes que aqui possam estar presentes desejem vir cá nos próximos anos”, disse ainda.»
(Noticia: barlavento)

Então a solução para o Parque das Cidades e o Estádio Algarve não era a sua concessão a privados?

Diga-se, em abono da verdade, que este torneio é melhor do que nada mas não apaga a nódoa que foi o fim da realização no Estádio Algarve da final da Taça da Liga por culpa exclusiva dos autarcas de Faro e de Loulé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário