quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Faro com novo hotel vizinho do aeroporto em 2013

«Um novo hotel de três estrelas com 98 quartos vai ser construído junto ao Aeroporto de Faro até 2013, revelou hoje o promotor do projeto. Investimento ronda os sete milhões de euros.

O projeto, da responsabilidade do segmento de hotelaria do grupo nacional Tavfer, foi hoje apresentado publicamente na presença de uma comitiva da Câmara de Faro e do diretor do aeroporto.

Quando entrar em funcionamento, previsivelmente no último trimestre de 2012, a nova unidade permitirá empregar cerca de 50 pessoas, prevendo-se que as obras possam arrancar nos próximos três meses.

Com três pisos e 98 quartos, o hotel visa captar não só os passageiros em trânsito no aeroporto como outros turistas, explicou o promotor do projeto, Fernando Tavares Pereira.

Tendo em conta o número elevado de passageiros de voos "low cost" que passam pelo Aeroporto de Faro, aquele responsável admite a hipótese de o mesmo quarto ser usado por diferentes hóspedes no mesmo dia.

O presidente da Câmara de Faro, Macário Correia considera o investimento fundamental para o desenvolvimento turístico da capital do Algarve, porta de entrada de milhões de turistas mas com uma escassa capacidade de alojamento.

"A criação de um hotel junto ao aeroporto é muito positiva porque há sempre pessoas em rotação que precisam de um sítio para ficar nem que seja por uma noite", referiu, sublinhando que a proximidade à praia privilegia as estadias mais longas.

Previsto para um terreno situado na ala direita do complexo onde se insere o Aeroporto de Faro, junto à Ria Formosa, o novo hotel está a uma distância de poucos quilómetros da Praia de Faro.

Acesso ao aeroporto alterado para passar frente ao hotel

A unidade hoteleira terá uma ligação rodoviária ao terminal do aeroporto, prevendo-se que a circulação rodoviária seja modificada para que quem entre no aeroporto tenha obrigatoriamente que passar em frente ao hotel.

Os promotores do projeto estão ainda a estudar a hipótese de os hóspedes poderem ter acesso aos horários de partidas e chegadas de voos na receção do hotel.

No rés-do-chão do edifício funcionará um restaurante e outros serviços de apoio, sendo os quartos distribuídos pelos restantes dois pisos.

O hotel terá ainda dois auditórios, pequenas lojas, um centro de "fitness", um SPA e uma piscina exterior.

O grupo Tavfer promotor do empreendimento, além de investimentos na área da hotelaria, através do FTP Hotels, detém também negócios na área dos vinhos (FTP Vinhos) e da imobiliária (FTP Imobiliária).»
(Noticia: Observatório do Algarve)

A construção de um novo hotel é sempre uma boa notícia e a edificação de um hotel em Faro, mesmo que de três estrelas, é sempre uma iniciativa positiva.

Contudo, fundamental para o desenvolvimento turistico de Faro não é, como infelizmente diz o presidente da Câmara, a construção de uma unidade hoteleira de três estrelas junto ao Aeroporto Internacional, mas o avanço do projecto de requalificação urbana da zona industrial do Bom João e do Cais Novo, a construção da Marina e da Doca Exterir de Faro, iniciativas desenvolvidas pelo anterior executivo socialista e que, simplesmente, parecem ter morrido.

Estes sim são projectos estruturantes capazes de dotar a Capital do Algarve de capacidade hoteleira de qualidade. Estranhamente, sobre estes projectos fundamentais nem uma palavra se ouve ao actual autarca.

Silêncio que se estende ainda aos dois Nucleos de Desenvolvimento Turistico previstos para Faro e que poderiam dotar o concelho do seu primeiro campo de golfe.

Sem comentários:

Enviar um comentário