sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Profissionais da construção optam por trabalhar fora

«Os profissionais portugueses da área da construção estão cada vez mais dispostos a deixar o País para aceitar trabalho em projectos internacionais, concluiu um estudo do grupo Michael Page Internacional, que fala mesmo em "êxodo para África".

Na área de construção, a análise do grupo Michael Page - uma das maiores organizações na área do recrutamento a nível mundial - indica que em 2010 assistiu-se "a um crescimento significativo do número de candidatos dispostos, à partida, a serem recrutados para projetos internacionais ou distantes da área de residência". Esta é uma tendência que se tem vindo a acentuar nos últimos dois anos. "Detetamos um crescimento significativo, nomeadamente por falta de investimento no setor da construção [em Portugal], que levou a que as empresas procurassem alternativas a nível internacional. Isso não dá alternativa aos profissionais do setor senão acompanharem esses investimentos", disse à Lusa João Nunes, responsável da Michael Page Engineering & Property (Construção e Imobiliário).

"Isso tem levado a que muitos profissionais comecem a procurar oportunidades diretamente noutros mercados", acrescentou, afirmando que o destino é, na maioria dos casos, África e Brasil. O Brasil tem neste momento uma grande procura por quadros especializados na área da engenharia e há um esforço de desenvolvimento nos mais diversos países de África. Os portugueses estão a acompanhar esse desenvolvimento", disse João Nunes, acrescentando que os profissionais portugueses são reconhecidos pela sua capacidade de se adaptarem bem a projetos fora do seu país natal.

"Por exemplo, algumas empresas espanholas vêm a Portugal recrutar portugueses para os seus projetos internacionais, porque em Espanha não encontram esta mobilidade. A capacidade de adaptação e facilidade linguística dos portugueses tem despertado este fenómeno do êxodo para África", explicou o mesmo responsável da Michael Page. Por outro lado, no setor da Finança, em contraste com a tendência a que se tem vindo assistir nos últimos anos, 2010 foi um ano em que se registou por parte dos empregadores uma procura crescente por posições no sector da banca. "Estamos perante aquilo que podemos designar por um retomar do sector financeiro. Em 2010, ao contrário do que tinha vindo a acontecer nos anos anteriores, registámos um crescimento no recrutamento para funções do setor. Esta tendência deverá, aliás, ser reforçada em 2011", disse Sílvia Nunes, responsável da Michael Page Finance.»
(Noticia: Diário de Notícias)

A crise no sector da construção civil tem a consequência de aumentar a imigração e a passagem de muitas microempresas e trabalhadores para a economia paralela e informal como forma de pura sobrevivencia.

Este sector, pela importância e pelo peso que detêm no tecido social e económico da região, merecia um plano especifico de revitalização e de protecção dos postos de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário