sábado, 29 de janeiro de 2011

Produtos da Ria Formosa vão ser certificados

«O projeto FORWARD visa promover a certificação dos principais mariscos da Ria Formosa. A iniciativa é da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa.

"As principais variedades de marisco da Ria Formosa vão ser objeto de um procedimento tendo em vista a certificação, no quadro do projeto FORWARD (Framework for Ria Formosa Water Quality, Aquaculture and Resource Development) (...) e que, a conseguir-se, permitirá a qualificação diferenciada da produção da Ria, constituindo simultaneamente uma garantia de qualidade e de exclusividade para o consumidor", lê-se num comunicado do Polis enviado à comunicação social.

A certificação dos mariscos da Ria Formosa, através do FORWARD, surge integrada nos objetivos do Plano de Valorização e Gestão Sustentável das Actividades ligadas aos Recursos da Ria.

Os estudos vão permitir, por exemplo, definir a capacidade de carga da Ria Formosa, fundamental para o aumento da qualidade dos produtos, tanto os bivalves como a produção de aquicultura.

Para o presidente da VIVMAR - Associação de Viveiristas da Ria Formosa, Américo Custódio, a certificação de produtos da Ria Formosa "é um anseio de muitos anos", que pode trazer benefícios para os proprietários e trabalhadores dos viveiros.

"A certificação deve abranger todos os produtos da Ria, não deve haver descriminações de produtos", defende Américo Custódio.

O presidente da Cooperativa Formosa Mar, Manuel da Paz, distingue a amêijoa boa e a ostra como os produtos mais capazes de receber certificação e diz que esse selo de qualidade é "uma valorização do que se produz na ria" e traz "mais proveitos económicos".

Os estudos do FORWARD vão manter-se até janeiro de 2012 e vão ser feitos por uma equipa multidisciplinar do Instituto do Mar e Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), em colaboração com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e Direcção Geral da Pescas e Aquacultura.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

1 comentário:

  1. O Sr. Américo Custódio não é presidente da Vivmar. O presidente ainda é o Victor Lourenço, que ainda não reabriu o bar de apoio aos sócio e passou mais de 1 ano desde o seu encerramento. O Macário usou o Victor Chalado e jogou-o no lixo, não o ajuda em porra nenhuma. Viva Faro.

    ResponderEliminar