sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Algarve: Nova Espécie descobertas

"É absolutamente fascinante." É desta forma que a bióloga Sofia Reboleira descreve a descoberta que fez do pseudo-escorpião, considerado "uma relíquia" por ser um dos exemplares "mais modificados ao longo de milhões de anos, em que se adaptaram para viver debaixo da terra".

Sem antecessores vivos à superfície, o pseudo--escorpião, de cerca de 2 centímetros, só existe nas grutas do Algarve e é apontado como "um gigante", já que o tamanho destes animais oscila, normalmente, entre 1 e 5 milímetros.

Porém, não foi só nas grutas algarvias que Sofia Reboleira descobriu novas espécies. Também nas grutas do Montejunto, Cadaval, foi descoberta uma nova espécie de escaravelho cavernícola. "Vive exclusivamente ali, é despigmentado e tem os olhos muito reduzidos", descreve a cientista, sublinhando a raridade do escaravelho, cuja sobrevivência depende da matéria orgânica arrastada pelas águas para o subsolo e para o qual "a poluição e destruição de grutas significa perigo de extinção".

A descoberta das duas espécies ocorreu durante o trabalho de campo no âmbito do doutoramento de Sofia Reboleira, orientado por Fernando Gonçalves (do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro) e Pedro Oromí (Univ. La Laguna, Tenerife, Espanha).
(Noticia: Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário