sábado, 4 de dezembro de 2010

Fuseta: Barra nova já fechada

«Os pescadores da Fuseta avisaram e o mar deu-lhes razão. A nova barra, aberta oficialmente há uma semana, ficou sem condições de navegabilidade, depois de a forte ondulação ter danificado uma parte do canal.

"Daqui a uns dias ninguém passa ali por causa dos bancos de areia, a barra vai torna-se num cemitério", referiram ao CM vários pescadores locais, no dia em que o canal foi inaugurado.

A obra de abertura, que custou cerca de um milhão de euros, está "a concorrer com a velha barra", segundo Valentina Calixto, presidente da Sociedade Polis Ria Formosa. Um risco que já estaria previsto. "A nova barra está em adaptação e como a água do mar continua a entrar no sistema pelo antigo acesso é preciso fechá-lo rapidamente para não concorrerem", referiu a responsável. Deverão ser necessárias novas dragagens.

A obra de emergência para encerrar a antiga barra, a nascente da nova, foi ontem adjudicada e o problema, segundo Valentina Calixto, "será resolvido rapidamente".

A situação está a ser avaliada pelo Instituto Nacional da Água, Universidade do Algarve e pelos técnicos da Administração Regional Hidrográfica do Algarve.»
(Noticia: Correio da Manhã)

Um milhão de euros em dragagens para abrir uma nova barra, depois mais umas centenas de milhares em novas dragagens para fechar a antiga.

A Sociedade Polis no seu melhor.

1 comentário:

  1. Com projecto feitos por ratos de gabinete,que não conhecen minimamente o território,temos este resultado.A situação é recorrente,mas os decisores continuam a insistir no erro de não ouvir os profissionais do mar.Montanheiros!Se os erros fossem pagos do bolso dos técnicos,garanto que outro galo cantaria.Viva Faro.

    ResponderEliminar