sábado, 4 de dezembro de 2010

Consulado brasileiro fixa-se em Faro

Faro receberá o terceiro consulado brasileiro em Portugal, anunciou hoje o Secretário-Geral das Relações Exteriores do Brasil, embaixador António Patriota.

Segundo anunciou ontem o futuro ministro das Relações Exteriores do Brasil no Governo de Dilma Rousseff, em Portugal "o atendimento consular precisa ser aprimorado”.

A criação do terceiro consulado brasileiro em Portugal terá o desafio de "diminuir a carga" de Lisboa e do Porto, garantiu hoje o embaixador António Patriota.

A informação de que o Governo brasileiro irá disponibilizar mais uma unidade consular aos cerca de 116 mil brasileiros regularizados que residem em Portugal foi apresentada pelo Secretário-Geral do Itamaraty à margem da III Conferência Brasileiros no Mundo, que termina na sexta-feira, no Rio de Janeiro.

Segundo explicou à Lusa o cônsul geral do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, a cidade de Faro é de onde provém um grande volume de pedidos de passaporte, certidões, autenticações e outros serviços consulares.

"Cerca de 30 por cento do nosso trabalho diário em Lisboa vem do Faro e também do sul de Espanha. Há muitos brasileiros na região de Sevilha que consideram mais próximo ir à Lisboa ou se tiver Faro, irão para lá", afirmou o diplomata Paes Barreto.

A criação do novo consulado já foi aprovada formalmente e poderá começar a funcionar já no segundo semestre de 2011, informou Paes Barreto.
 
"O facto é que o consulado geral do Brasil em Lisboa está há mais de 100 anos no mesmo lugar. Era um consulado programado para ser de porte médio e, subitamente, em poucos anos, com a avalanche de brasileiros (.), o espaço e o número de funcionários ficou insuficiente", ressaltou.

O cônsul geral em Lisboa acrescentou ainda que "os funcionários trabalham loucamente". "Temos trabalhado com frequência aos sábados, feriados, até tarde. Mas não conseguimos dar vazão", alegou.

Em Lisboa, trabalham cerca de 40 funcionários para atender a comunidade de brasileiros. Se o consulado em Faro tiver 10 funcionários já "resolverá bastante", salientou Paes Barreto.

"Retirando 30 por cento do trabalho que está a ser feito em Lisboa, temos condições de melhorar o atendimento para os demais", avançou.

Segundo o embaixador, alem do número de brasileiros em Portugal ser "altíssimo", é também expressivo o volume de turistas brasileiros no país.

De acordo com dados oficiais de dezembro de 2008, 116 mil brasileiros regularizados vivem em Portugal, tida como a maior comunidade de estrangeiros no país.

"Se contar os que não têm contrato de trabalho ou não estão regularizados, neste momento pode-se facilmente dizer que há um total de quase 250 mil brasileiros", acrescentou Paes Barret.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário