quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Miguel Freitas: Algarve investe na economia social e no agroalimentar

No âmbito de uma iniciativa inédita, a direção do PS/Algarve elencou todos os investimentos públicos concretizados na região em 2010 e os que vão avançar no próximo ano inscritos no OE2011, em PIDDAC, no PO21 Algarve e nos programas nacionais direcionados para a região.

O levantamento foi efetuado em reuniões realizadas com as direções regionais, segundo as quais, em 2010, o investimento cifrou-se em 110 milhões de euros, enquanto em 2011 vai aumentar para 280 milhões de euros, particularmente em equipamentos sociais, acessibilidades, ambiente e segurança.

“Parece evidente a aposta da região na economia social, com investimentos na ordem dos 110 milhões de euros em escolas, creches, unidades de cuidados continuados, lares de terceira idade e equipamentos de apoio à deficiência e nos hospitais, em que as IPSS e as empresas da região deram uma resposta positiva e terão um papel importante na execução deste investimento”, refere Miguel Freitas, presidente do PS Algarve.

“Este é o setor com mais potencial para gerar emprego qualificado na região, empregando 22000 trabalhadores, dos quais 12000 com formação superior na área da saúde, educação e ação social”, salienta o dirigente socialista, para quem “este é um setor dinâmico e com dimensão para a internacionalização”.

No que concerne a fundos comunitários em diversos programas de apoio às empresas, os investimentos são de 80 milhões de euros, de acordo com dados da CCDRAlg, IAPMEI, Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) e Direção Regional de Agricultura e Pescas.

“No que diz respeito ao incentivo às empresas, também vai crescer, particularmente no apoio ao setor agroalimentar, em que a região deve fazer uma aposta sólida e com perspetivas de futuro”, refere Miguel Freitas, para considerar que “o apoio às empresas deve ser orientado para alterar o perfil produtivo da região, com mais valor acrescentado e produtos de qualidade superior”.

PS Algarve e parceiros sociais preocupados com emprego na região
De forma a dar a conhecer aos parceiros sociais o quadro real dos investimentos públicos, a nova
direção do PS promoveu reuniões com associações empresariais e sindicatos da região, procurando auscultar a sua sensibilidade para o estado da região.

Segundo Miguel Freitas, “a preocupação central partilhada com os parceiros sociais é a de que o investimento público possa ser uma alavanca para a economia regional, de forma a impulsionar mais emprego e a concretização de projetos estruturantes, essenciais a um desenvolvimento sustentado”.

Para o também deputado, os encontros com os parceiros sociais permitiram recolher “um conjunto de sugestões sobre programas de emprego e qualificação” nomeadamente das associações empresariais ACRAL, AECOPS, AHETA, AIHSA e, ainda, a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), bem como da União dos Sindicatos do Algarve USAL/ CGTP e os representantes distritais da UGT.

Na próxima semana, o PS Algarve reúne-se com representantes das IPSS e visita alguns equipamentos sociais da região.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário