quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Trabalhadores da UNICOFA pedem suspensão de contrato de trabalho

Mais de meia centena de trabalhadores da Cooperativa Abastecedora de Produtos Alimentares (UNICOFA) vai pedir nos próximos dias suspensão de contrato de trabalho devido a ordenados e subsídios de Natal em atraso.

Em entrevista à Lusa, Acácio Santana, responsável pela área comercial da UNICOFA e um dos trabalhadores com ordenados e subsídio de Natal em atraso, explicou que dos 115 trabalhadores “60 a 70 por cento vão pedir suspensão do contrato de trabalho.

“Metade do subsídio de Natal ainda não foi liquidado e há dois meses de salários em atraso”, revelou Acácio Santana, explicando que a suspensão de contrato de trabalho é a solução encontrada para a maioria dos trabalhadores que não podem ficar sem rendimentos. Esta solução permite aos trabalhadores pedirem o subsídio de desemprego e conseguirem desta forma uma fonte de rendimento.

Os quatro estabelecimentos da UNICOFA, localizados em Faro, Tavira, Lagos e Alvoz -, vão manter-se para já “abertos” com os “serviços mínimos”, mas os níveis de stock são “muito baixos” por causa de problemas de tesouraria e podem vir a escassear, acrescentou a mesma fonte.

A empresa UNICOFA tem cerca de dois mil clientes, designadamente supermercados algarvios e hotelaria.

O capital social da UNICOFA é de dois milhões e meio e a avaliação patromonial cifra-se nos 20 milhões de euros.

“A suspensão dos contratos de trabalho da maioria dos trabalhadores é transitória”, refere Acácio Santana, referindo que se a empresa conseguir vender algum património” ou se a banca ceder à UNICOFA um empréstimo de cerca de quatro milhões de euros para o plano de viabilidade, os funcionários podem regressar aos postos de trabalho.

A UNICOFA surgiu em 1972 quando alguns comerciantes de Faro sentiram a necessidade de baixar os preços que praticavam e hoje, com 33 anos tem quatro pontos de cashs no Algarve, sendo a em Faro, na zona do Areal Gordo.

Em 1986 a UNICOFA aderiu à UNIARME, na década de 90 foi criada a marca “Loja Fresca” no sentido de uniformizar a imagem das lojas associadas.

Actualmente a UNICOFA está integrada na cooperativa UNIMARK (de âmbito nacional).
(Noticia: Região Sul)

Sem comentários:

Enviar um comentário