quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Câmara de Faro atribui 12 bolsas de estudo

12 bolsas de estudo para estudantes do Ensino Secundário e Superior foram concedidas a jovens farenses, por proposta aprovada em reunião da Câmara Municipal de Faro, realizada no dia 11 de Janeiro.

O valor mensal de cada bolsa ascende aos 190 euros e compreende o período letivo entre Outubro de 2010 e Julho de 2011. Segundo a Câmara de Faro, "é uma verba bem empregue".

Os estudantes que viram as suas candidaturas aprovadas carecem de meios próprios, devidamente comprovados, para prosseguir os seus estudos e poderiam estar em risco de os ter que abandonar.

"A esta circunstância aliam o bom desempenho escolar em condições que não são ótimas. O mérito deve ser reconhecido e apoiado", acrescenta a autarquia, em nota de imprensa.

A Câmara de Faro acrescenta que atribui este apoio "porque ninguém deve ficar privado do acesso aos estudos em razão da sua capacidade financeira. Esta medida é inclusiva e promove a igualdade de oportunidades no direito à educação que deve ser sempre protegido".
(Noticia: barlavento)

Quantos jovens estudantes, no ensino secundário e universitário, terá o Concelho de Faro no seio dos agregados familiares que constituem mais de 50 mil eleitores?

Bem, não sei quantos serão, nem quantas famílias estarão neste momento a passar por dificuldades económicas para conseguir manter os seus filhos a estudar mas fazer gala da atribuição de 12 bolsas de estudo num universo populacional desta grandeza e num momento de grave crise financeira e elevadíssima taxa de desemprego é não ter noção do ridículo.

Custou, certamente, muito mais a espécie de boletim eleitoral que a Câmara andou recentemente a distribuir (com as obras do anterior Executivo) do que a verba dispendida no apoio aos estudantes carenciados.

Para comparação:




7 comentários:

  1. É uma vergonha!!!!
    Até aljezur, com uma população muito menor e muito mais envelhecida que Faro atribui mais do dobro das bolsas de estudo do que a Capital do Algarve.

    ResponderEliminar
  2. É a política da caridade e da esmola da direita conservadora.
    Trocamos um Executivo que tinha uma visão estratégica para a chamada economia social, que projectou e financiou um sem número de novos equipamentos sociais e de respostas e programas solidários por um Executivo que acha que os problemas da exclusão se revolvem com esmolas e conversa fiada.

    ResponderEliminar
  3. Mas porquê o espanto? Então o que esperar de um presidente que trata os estudantes como tratou na altura da semana de recepção ao caloiro? Ainda não perceberem que o homem simplesmente não gosta de quem estuda. Já agora, como terá ele tirado o diploma de engenheiro?

    ResponderEliminar
  4. O que seria de esperar de uma Directora de Departamento de Acção Social e Educação que não percebe nada do assunto, a não ser de ribeiras, sapos e mézinhas de Cachopo?

    E de um Chefe de Divisão de Educação "lambe botas" que lhe dá tanto lustro com medo de lhe ser puxado o tapete como ela fez à anterior Chefe da Acção Social, para que a amiga de Santo Estevão lhe pudesse fazer companhia na sala ao lado.

    È muita incompetência e a falta de dinheiro não é razão para tudo ou para tão pouco. É por esta dirigente que a CMF está a pagar 3000 mil euros por mês? Fraco, muito fraco.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o Macário só faz mer...Quando mexe,mexe mal e depois cheira que tresanda.Só que desta vez fê-la bem grossa.A despesa do passeio ao Brasil pagaria mais umas bolsas de estudo,mas este assunto não é prioridade para quem veio fazer um biscate a Faro.Viva Faro.

    ResponderEliminar
  6. O Macário não tem pingo de vergonha.É um unha de fome,avarento e semítico,que faz jus à terra que o viu nascer.Come na gaveta para não ser surpreendido e ter de partilhar com os necessitados.C.C.

    ResponderEliminar
  7. eu s´não cai de costas quando soube quem estava na Direcçao da Educaçao da CMF, porque estava sentado.Tive uma tia que andou anos com uma oraçao da "Cabra Preta" pendurada na roupa interior dada pela "virtuosa" de Cachopo, para o marido voltar para casa. Nunca voltou, mas ela repetiu a oraçao até a exaustao."Cabra Preta milagrosa que ao meu monte subiu, trazei-me fulano manso que de repente fugiu".... A mulher ainda se lembra da lenga-lenga.
    Só visto.
    De repente assalta-me uma dúvida... O edil farense trará pendurada na roupa interior alguma oraçao da Cabra Preta dada pela "virtuosa" de Cachop0????

    ResponderEliminar