quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

IPTM abre concurso para construção do Porto de Tavira

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos lançou o concurso público para a construção do Porto de Pesca de Tavira, equipamento há muito reivindicado pelos pescadores locais.

Foi hoje publicado em Diário da República o concurso público para a empreitada de construção do Porto de Pesca de Tavira, uma obra do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

De acordo com a autarquia de Tavira “cerca de dez milhões de euros serão investidos na construção desta obra tão esperada no concelho de Tavira e prioritária na estratégia do município de concretizar a vontade de virar a cidade para o rio e para o mar, num prazo estimado de execução de três anos”.

A nova infraestrutura irá ocupar 4,8 hectares, junto ao Mercado Municipal e à Ponte dos Descobrimentos, na margem direita do Rio Gilão, e terá capacidade para 72 embarcações, de 12 a 18 metros, e 10 pequenas embarcações.

O Porto de Pesca terá também um estaleiro, armazéns de aprestos, armazéns para comerciantes, lota, edifício administrativo, rampa varadouro e posto de abastecimento de combustíveis.

A Câmara de Tavira refere ainda, que a obra prevê a dragagem do Rio Gilão, a alteração da via de acesso às Quatro Águas, um cais para atividades marítimo-turísticas e carreiras fluviais regulares Tavira - Ilha de Tavira - Tavira.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

Jorge Botelho conseguiu num ano de mandato o que o seu antecessor, Macário Correia, não conseguiu em 12 anos na presidência da Câmara de Tavira - que o Governo levasse a cabo o Porto de Pesca de Tavira.

O actual presidente cumpre assim uma promessa eleitoral e uma muito antiga aspiração da cidade e dos seus pescadores. Uma vitória assinalável, tanto mais que surge num momento de cortes orçamentais e de desinvestimento público.

O mito do homem que trabalha e que faz acontecer começa a desagregar-se. Nem em Tavira, nem agora em Faro, Macario Correia consegue influênciar os diferentes governos para obras nos seus municípios.

Em Faro, aliás, é ver todas as obras que estavam comprometidas com a administração central ou a desaparecer - caso da Doca Exterior - ou a ficarem congeladas, caso do Passeio Ribeirinho, do Estacionamento na Praia de Faro e das restantes obras previstas no Programa Polis.

Enfim, muita parra pouca uva.

3 comentários:

  1. Muitas promessas, muitas promessas... mas não se vê nada em Faro.

    ResponderEliminar
  2. O Macário é só Show off.
    parole, parole, parole...

    ResponderEliminar
  3. É fácil. O Macário é PSD e Jorge Botelo é PS e amigo do Sócrates. Simples.

    ResponderEliminar