domingo, 12 de dezembro de 2010

Há MAL ou não AMAL?

«Na pose ‘l’AMAL c’est moi’, o Presidente da C.M. de Faro apelou à desobediência e à resistência dos algarvios face às portagens da Via do Infante, no que foi aplaudido pelas conhecidas comissões de utentes.

Há mal nisso? Há! Desde logo por falta de legitimidade e de mandato para falar em nome dos autarcas. Depois porque, como todo o País assistiu, a imposição das portagens do Algarve é do PSD (que consegue, na oposição, aquilo que Jorge Sampaio não lhe deu tempo para fazer no governo com o CDS em 2004!) e traz para a rua um debate que, responsavelmente, devia impor aos órgãos nacionais do seu partido.

Mais: abre um mau precedente para os munícipes recusarem o pagamento das taxas municipais dos equipamentos desportivos, do estacionamento e dos transportes, das águas e do lixo, etc.

Definitivamente, esta atitude ilegítima e demagógica não é da AMAL!»
Júlio Barroso, Presidente da Câmara de Lagos (Crónica: Correio da Manhã)

Não poderia estar mais de acordo com o presidente da Câmara de Lagos.

aqui e aqui havíamos defendido que perante a demagogia e o populismo do presidente da Amal não restava outro caminho aos autarcas do PS se não demarcarem-se do irresponsável apelo lançado por Macário Correia à desobediência civil.

Aplaudo, por isso, a verticalidade de Júlio Barroso, um independente eleito e duplamente reeleito presidente da Câmara de Lagos pelo Partido Socialista que revelou ter coragem intelectual para denunciar que a AMAL está mal e que a democracia e a ética republicana se defendem não dando guarida a ataques populistas mesmo quando no imediato os eleitores possam não o entender.

Mas onde estão os presidentes de câmara de Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Aljezur ou Vila do Bispo todos, ao contrário de Júlio Barroso, militantes e dirigentes de longa data do PS e alguns dos quais com grandes ambições (nacionais e regionais) políticas?

2 comentários:

  1. Onde estão? Estão contra as portagens e cada um deles à sua escala (menor) candidatos a serem o "Carlos César" da região, concurso onde o Macário Correia lhe leva já algum avanço.
    E por falar em desaparecidos, onde está o Miguel Freitas? Vai e vem de avião para Faro, para evitar ver a colocação dos pórticos na A 22 e assim está descomprometido porque não viu nada...Excelente estratégia!

    ResponderEliminar
  2. Os presidentes de Cãmaras do Algarve eleitos pelo PS,aguardam uma tomada de posição do Miguel Freitas,que insiste em"fingir de morto".É sabido que esta malta não corre riscos,funcionam como a rolha,esperando para ver o que vai dar.Na associação de presidentes de Câmara do Algarve,o Macário não tem a necessária criatividade,que o cargo exige e propõe, hipocritamente,o não pagamento de portagens na A22.Estou esperando que ele próprio dê o exemplo.C.C.

    ResponderEliminar