segunda-feira, 21 de junho de 2010

Faltam Bombeiros

O alerta da Governadora Civil de Faro sobre as condições naturais à ocorrência de novos grandes fogos florestais estarem este ano, de novo, reunidas é preocupante e deve levar a todos quantos vivem no interior do Algarve e em zonas isoladas a tomarem as medidas de prevenção recomendadas, como a limpeza de materiais combustíveis em torno das habitações.

Mas a segunda parte do alerta é ainda mais grave.

Segundo as palavras da representante do Governo no Algarve e do responsável pelo Centro Distrital de Operações de Socorro faltam bombeiros no Algarve para responder às necessidades, em particular no Verão, pois cada vez há menos interessados em vestir a farda dos soldados da paz.

Esta diminuição de voluntários não sendo pontual mas, antes, reportando-se a uma tendência negativa que vem se agravando nos últimos anos exige que todos os responsáveis (Governo, autarcas e associações patronais e empresariais) se mostrem disponíveis para atacar e contrariar.

Na minha geração ser bombeiro era o sonho da maior parte das crianças, mas a sociedade está cada vez mais individualista e os valores da solidariedade, generosidade e abnegação estão a cair em desuso ao mesmo ritmo que aumentam as fragilidades no mercado de trabalho e as dificuldades de dispensa ao trabalho por parte das entidades empregadoras.

É preciso agir.

2 comentários:

  1. O bombeiro perdeu toda a dignidade social. Basta ver a forma como o Presidente da Cãmara de Faro tratou os bombeiros municipais perante o silêncio de tudo quanto é entidade oficial no Algarve. Depois queixam-se.

    ResponderEliminar
  2. Faltam bombeiros, peçam ao Macário que ele tem a montes.......

    ResponderEliminar