quarta-feira, 21 de julho de 2010

Concentração: Comerciantes contestam excesso policial

De novo a tentação securitária e autoritária a diminuir o impacto económico que a Concentração Internacional de Motos de Faro tem e deve ter para toda a baixa da cidade.

Desta vez, fica claro de onde vieram as orientações, o Chefe de Gabinete de autarquia farense veio a público defender que “esta é uma situação articulada com a GNR por forma a zelar pela segurança e mobilidade das pessoas que se deslocam até à praia”, mas não foi só na Ilha de Faro, no Centro Histórico também foi visivel a actuação musculada da PSP que desta forma retira visitantes da cidade, frustrando as expectativas de lazer dos próprios motards com consequencias para a diminuição das vendas do comercio local.

É de referir que o excesso de zelo policial não é um acontecimento inédito, pelo que não só a direita não aprendeu nada com o passado, como se pode inferir que este tipo de actuação faz parte da sua gênese de governo.

Já no passado o ex. Presidente da Câmara de Faro do PSD, José Vitorino e o então Governador Civil de Faro do Governo PSD/ CDS-PP, Valentim Rosado, criaram uma tão grande barreira policial entre o Vale das Almas e a cidade que afastou os motards da baixa de Faro. Os efeitos desta desproporcinada presença e actuação policial levou a que muitos motards preferissem ficar no recinto, outros passaram a rumar à Ilha de Faro e até a outras paragens, resultando numa clara diminuição de visitantes ao centro histórico com efeitos negativos para a economia da cidade.

Nos últimos quatro anos a Câmara e o Moto Clube de Faro procuraram em conjunto reactivar as visitas dos motards à baixa, aliviando a pressão policial e criando eventos e concertos na baixa que atraissem de novo os visitantes de duas rodas. Na Praia de Faro foi criado com a GNR e a fiscalização municipal um dispositivo que conseguiu erradicar a venda ambulante e diminuir os excessos. Em consequência a opinião unanime de quem tem casa ou negocios na Ilha foi de que a segurança e os negócios aumentaram.

É preciso perceber a Concentração Internacional de Motos de Faro e entender que Faro e os farenses têm orgulho nesta iniciativa e prazer em festejar nas ruas e na baixa de Faro com os motards oriundos de toda a Europa o seu espirito livre, de tolerancia e de aventura.

1 comentário:

  1. Com tanta força policial ainda matam a concentração.
    Esta malta não percebe que a concentração é a festa de Faro e dos farenses, sejam ou não motards.

    ResponderEliminar