sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tsunami Meteorológico no Algarve

Alguns órgãos de comunicação foram, durante a passada Quarta-feira, dando o alerta para a possibilidade da instabilidade atmosférica sentida naquela manhã no Algarve se enquadrar num fenómeno pouco conhecido e designado por Tsunami Meteorológico. Ao que se sabe, várias bóias, em particular a de Lagos, registaram em curtos períodos de tempo grandes oscilações do nível do mar (nalguns casos 30 cm).

Perante relatos de pescadores de uma abrupta descida do nível da água em contra ciclo com a maré (preia-mar) a comunicação social avançou com a notícia tendo por base a leitura de alguns professores da Universidade do Algarve onde o assunto já se discutia em fóruns na internet. Foram precisas várias horas para se ouvir  uma reacção oficial do instituto de Meteorologia sobre o que de facto tinha sucedido e a  Marinha, que superintende o Instituto Hidrográfico (organismo que supervisiona uma rede de marégrafos colocados ao longo da costa) demorou cerca de 24 horas para dizer que sobre o assunto nada sabia.

O que nos leva a perguntar se existe de facto alguém nestes organismos a ler e a interpretar os aparelhos de registo das condições atmosféricas e do mar? É que nesta caso, que não teve quaisquer consequências, fica-se com a sensação de que não estava lá ninguem.

Tão grave quanto o atraso na leitura dos registos dos marégrafos é a fotografia que o Instituto de Meteorologia usou para ilustrar o comunicado que emitiu sobre esta matéria: uma onda gigante a varrer uma cidade. Só pelo insólito de um organismo do estado recorrer ao banco de imagens do google para ilustrar de forma tenebrosa e sensacionalista um esclarecimento publico, resolvi - e confesso que arrepiado - usar a mesma foto para sublinhar o disparate.

E ainda dizem que os jornalistas são sensacionalistas e gostam de lançar o pânico?

1 comentário:

  1. Ainda bem que ninguem viu os registos. Caso contrário ainda faziam como em 99 e mandavam de novo evacuar as praias por causa de uma falsa onda gigante.

    ResponderEliminar