Perante o, mais que obvio e natural, alerta da comissão de moradores da Horta das Figuras para o aumento do risco de acidentes decorrentes da nova forma de circulação viária (entrada pela rotunda do Fórum) a Câmara responde com uma frase feita “as ruas são públicas”.
Ora sendo esta uma verdade de La Palisse, o certo é que, para esta mesma Câmara, nem “todas as ruas são de todos e para todos”, isto é, nem todas as ruas são públicas.
Na última reunião do Executivo Municipal, estes mesmos eleitos apresentaram uma proposta para que a Câmara assumisse o custo da requalificação dos arrumentos e passeios na zona Poente da Igreja do Carmo, mediante um protocolo em que a Câmara reconhecia à Ordem Terceira do Carmo a titularidade das mesmas ruas e passeios.
Isto é, mesmo no centro de Faro, segundo a actual maioria de direita, existem ruas e passeios que afinal são privados.
Mas há mais, se por um lado a Câmara pagava a intervenção de requalificação urbana, por outro concedia à mesma Ordem religiosa o direito a colocar e explorar parquimetros no espaço circundante à Igreja do Carmo.
Ou seja, a Câmara pagaria as obras e a Ordem Terceira do Carmo ficava com o lucro dos parquimetros e ainda via reconhecido que os passseios e as estradas, por onde todos há decadas passamos, são sua propriedade.
A proposta é um escandalo, e evidência a dualidade de critérios da actual maioria de direita e o uso absolutamente descricionário que faz do poder, para quem, afinal, nem todas as ruas são de todos!
Perante a oposição dos vereadores do Partido Socialista a proposta apresentada pela coligação de direita viria a ser retirada com o objectivo de ser revista.
Acontece que não há qualquer revisão possivel a fazer uma vez que aqueles terrenos são públicos, não tendo, actualmente, a Ordem Terceira do Carmo qualquer direito sobre os mesmos.
Mas como existem promessas eleitorais que têm que ser pagas devemos ficar atentos aos próximos episódios.
A ser verdade o que aqui conta nem tenho adjectivos para classificar esta câmara e esta gente que lá está.
ResponderEliminarAbsolutamente escandaloso!!!!!!!!!!!
Ao pé do Macário os tipos da Horta das figuras são os patinhos.
ResponderEliminarIsto é o vale tudo, o quero, posso e mando!
Esta gente não tem Lei.
Para a igreja já há ruas e passeios privados??
ResponderEliminarO que fazem por votos.
Não têm vergonha nenhuma!
Que grande pouca vergonha.
ResponderEliminarApregoam virtudes públicas e cometem todos os pecados em privado.
Primeiro coloca uns farenses contra os outros, como é o caso da Praia de Faro, das esplanadas e da Horta das Figuras. Depois, pela surdina, faz os arranjinhos que quer com quem quer.
ResponderEliminaré assim o presidente da câmara que temos em Faro.
Parabéns pela denuncia deste escandalo!!
Mais parquimetros!?!!??!?!!?!?!?!?!
ResponderEliminarDesta forma será impossivel tirar o carro de casa e vir à baixa sem pagar.
falam das portagens, mas depois, quando as receitas são para eles ou para amigos, é tarifar e cobrar tudo o que podem.
Deixem a Baixa de Faro viver, õ Largo do carmo é dos poucos espaços em que ainda é possivel estacionar sem pagar em Faro.
Não nos tirem tudo!