segunda-feira, 26 de julho de 2010

POLIS é exemplo de recuperação de aspectos negativos das cidades

A cidade de Lagos conta com mais 900 lugares de estacionamentos subterrâneos, parte significativa dos quais, localizada em plena baixa comercial e que mereceram inauguração com a presença da Ministra do Ambiente, Lurdes Pássaro que destacou a importância do Programa Polis na recuperação urbana dos aspectos mais negativos das cidades.

Os dois novos parques de estacionamento resultaram de uma parceria público privada complementar ao programa Polis – responsável pela requalificação urbana à superficie – e representam um investimento de 15 milhões de euros que segundo o Presidente da Câmara lacobrigense "aumentarão para cerca de 2600, os espaços de estacionamento no interior e na zona envolvente do centro histórico da cidade, permitindo fazer face à enorme procura de estacionamento nas épocas de maior afluência turística e, ao mesmo tempo, facilitar os acessos dos residentes e dos visitantes ao centro da cidade, onde está implementada a maior parte do comércio local".

Por oposição, em Faro, deixou-se de ouvir falar em investimento no aumento da capacidade de estacionamento na baixa da cidade e nem, tão pouco, é um problema de dinheiro.

É que o anterior Executivo deixou preparado projectos para parceiras público-privadas que assentavam exclussivamente em financiamento privado, nomeadamente para a execução de um parque de estacionamento subterrâneo entre o Hotel Eva e o Hotel Faro e três novos parques de estacionamento nas zonas da Av. 5 de Outubro, Arquivo Distrital e Penha.

Enfim, ainda que não saibamos quais, devemos ter em Faro outras prioridades que não passam nem pelas obras do Polis (ainda nem uma começou), nem pela revitalização da baixa comercial.

3 comentários:

  1. Promessas!!!!
    Fez muitas promessas durante a campanha eleitoral, até dizia que vinha, imagine-se, para trabalhar, como se antes dele os farenses fossem todos uns calões.
    Agora, quase um ano depois, resultados nem vê-los.
    Nada de nada. Esta cidade parou!!!!

    ResponderEliminar