sexta-feira, 9 de julho de 2010

PS pede seis meses para avaliar regionalização

O debate em torno da regionalização pode estar de volta. António Costa e Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do Porto, respectivamente, deram esta semana o mote.

O momento político e socioeconómico não é certamente o mais propício para agendar uma nova consulta popular mas a discussão e o pensamento regionalista poderia bem arrancar nesta altura. Precisamente, num momento de retracção económica, seria interessante avaliar argumentos sobre os benefícios na racionalização da despesa pública que um novo e intermédio patamar de governo pode significar.

Entre os socialistas há quem defenda a criação de uma região piloto, que todos bem sabemos, significa Algarve, ainda que esta receita possa provocar uma regionalização mitigada, sempre é o início de uma reforma que julgo quando iniciada rapidamente ganhará o apoio popular. É certo que António Vitorino já veio manifestar a sua oposição a esta proposta e, normalmente, as suas palavras antecipam o pensamento do Secretário-geral do PS, mas valia a pena lançar a reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário