sexta-feira, 2 de julho de 2010

Portugal Telecom: O Veto do Governo

O veto do Governo à venda da participação da Portugal Telecom na brasileira Vivo aos espanhois da Telefonica tem provocado uma multiplicidade de reacções. Duas há que, julgo, merecem leitura.

A primeira no Público onde José Sócrates explica porque razão o Governo usou a "golden share" em defesa do interesse estratégico de Portugal e da Portugal Telecom:

"Ninguém atropelou os direitos legítimos e até compreensivos de outros accionistas. O Estado limitou-se a não permitir que os seus interesses fossem desconsiderados e ignorados e afirmou-os no quadro dos estatutos da empresa que sempre foram reconhecidos por todos os accionistas. Ora o Governo - pelo menos este Governo - não abdica de nenhum instrumento disponível para defender os interesses estratégicos de Portugal. Se alguém não sabia disso, agora ficou a saber."

A segunda no Diário de Noticias onde António Perez Metelo fala das razões de Estado e de mercado e da existência de precedentes na Europa:

"Casos de negócios de compra e venda de grandes empresas nos sectores da energia e das telecomunicações foram inviabilizados pelo poder discreto dos governos da Espanha, da França, da Itália ou da Alemanha. Isso não aconteceu por acaso: são sectores estratégicos para a recomposição das economias avançadas, num contexto bloqueado ao avanço para uma unidade política mais forte entre os Estados nacionais da Europa."

1 comentário:

  1. Então senhores da oposição,agora a PT, já não é um sector estratégico para o Pais?
    Porquê tanto silêncio de apoio à utilização da "golden share" ?
    Os Senhores banqueiros e os nossos vizinhos estão muito preocupado!...
    É difícil governar assim.

    ResponderEliminar