A Câmara Municipal de Loulé aprovou no passado dia 18 a elaboração do Plano de Urbanização dos Caliços-Esteval de forma a viabilizar a construção do IKEA no seu concelho, junto ao nó Loulé-Faro.
O centro comercial Inter Ikea deverá abrir em Loulé até 2015, num investimento que, segundo os promotores, ronda os 200 milhões de euros e permitirá criar três mil postos de trabalho, cobrindo a população algarvia, Baixo Alentejo e zona fronteiriça.
Segundo avança o Região Sul, a decisão contou com os votos contra dos vereadores do PS que acusam a autarquia (PSD) de "submissão" ao poder económico ao querer permitir a instalação do IKEA num terreno rural, cedendo ao argumento "chantagista" da cadeia sueca de que iria deslocar o investimento para Huelva, Espanha.
Os socialistas contestam que o IKEA se faça à custa de renaturalizar alguns espaços urbanos e conter a expansão de perímetros urbanos da cidade e de outras localidades que estavam previstos no PDM transferindo esses índices para o novo Plano de Urbanização dos Caliços-Esteval.
Refira-se que o Concelho de Faro chegou a ser uma das hipóteses para a localização do novo IKEA, nomeadamente no Parque das Cidades e junto ao MARF – Mercado Abastecedor da Região de Faro, soluções que foram depois abandonadas pela empresa sueca.
Sem comentários:
Enviar um comentário