quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fagar realiza obras de separação dos esgotos unitários

É comum encontrar-se na Baixa de Faro esgotos unitários, ou seja, esgotos que encaminham para a estação de tratamento de águas residuais tanto esgotos domésticos como águas pluviais.

Se no passado esta situação não era problemática, ela tornou-se de resolução obrigatória a partir do momento em que a Câmara de Faro, aderindo ao Sistema Multimunicipal de Saneamento Básico do Algarve, vai passar a pagar à Empresa Águas do Algarve pelo tratamento dos esgotos que o Concelho produz.

Assim sendo importa, de facto, retirar dos esgotos que chegam à ETAR tudo o que são águas das chuvas e até água do mar que nas marés vivas entra dentro do sistema.

Neste sentido é gratificante saber que a Fagar deu inicio a estas obras, nomeadamente na Avenida da República e na Rua Comandante Francisco Manuel, prevendo-se que, segundo o Região Sul, as mesmas estejam concluídas entre o final de Agosto e meados de Setembro.

À espera de boas noticias continuam os farenses do interior do Concelho que continuam a aguardar pelo início das obras de abastecimento de água e tratamento de esgotos das duas zonas ainda em falta (áreas 1, 2, 3, 4 e 7, 8, 9 e 10).

Recorde-se que o último Executivo efectuou obras de alargamento da rede de abastecimento de água e esgotos no valor de 4,5 milhões de euros a uma das três zonas do interior do Concelho (áreas 5 e 6) que estavam sem água e saneamento básico, abrangendo cerca de 800 famílias.

1 comentário:

  1. Alguem sabe se estas obras estão a ser feitas com recurso a fundos comunitários?

    ResponderEliminar