quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ilha de Faro e Ilha da Culatra já receberam 326 notificações de casas alegadamente de segunda habitação

Na ilha de Faro, ao que o Correio da Manhã apurou, 165 casas foram consideradas segundas habitações, num total de 214 construções existentes nas zonas Nascente e Poente. Apenas 49 agregados familiares conseguiram provar que residem na ilha a tempo inteiro e não têm outra casa para viver. Na zona Nascente foram identificadas para demolição 55 construções Na área Poente 110. Quanto ao núcleo central, em área municipal, os moradores aguardam pela conclusão do Plano Pormenor que vai definir a área a requalificar ou a demolir.

Na ilha da Culatra, num total de 377 construções existentes, 161 casas foram consideradas segundas habitações. Os moradores já foram informados que os elementos entregues não são suficientes para provar que residem na ilha a tempo inteiro e têm agora dez dias para contrariar a decisão do Polis.

Enquanto tudo isto sucede o Presidente da Câmara Municipal de Faro continua calado. Como diz o povo "quem cala, consente"!

3 comentários:

  1. Não sei como é que ainda perdem tempo com isto. As casas são para deitar a baixo, toda a gente sabe disso, não querem é assumir.
    Uns - decisores - por puro jogo político para evitar que os prejuizos da decisão recaim sobre si e outros - populações - porque (como acontece com muitos doentes em estado extremo) estão na fase da negação e nem querem admitir tal situação.
    é aproveitar este Verão que até está bom tempo que para o ano já não há casa na praia.

    ResponderEliminar
  2. Compreendido,Grilo; A começar por vossamercê toda a gente sabe que as casas são para ir abaixo!!!.Casas de quem??Quem fica???Quando em 2012 acabar a concessão da Armona, a bem do interesse comum,que é a actual justificação para o bota abaixo, os políticos também irão renaturalizar/demolir toda essa área???O bem comum foi, é e será mais para uns do que para outros, mas não abusem.Requalificar sim e, tarda.Agora demolir Hangars,Farol, praia de Faro (só as pontas)?? Qual a justificação tão tão exclusiva para esses lugares???.Como sou lerdo tenho muitas dúvidas que me levam a perder tempo.

    ResponderEliminar
  3. Transparência,seriedade,rigor - são alguns dos valores de referência da democracia quando comparada com qualquer regime totalitário...Residir a tempo inteiro??o que é isso? um reformado, um doente que tem a sua única casa na praia de Faro só porque passa um, dois,três meses, o tempo necessário ou o que entender na casa de um familiar, no hospital.Um pescador que em determinado período do ano,por questão de segurança da barra, se desloca para Alvor ou Portimão,já não reside a tempo inteiro e daí casa abaixo????Porque tem pouco(!!!) consumo de àgua e electricidade,casa abaixo???Porque os funcionários do Polis não encontraram as pessoas,casa abaixo??? Há um critério de casa de 1ª habitação para a Culatra porque é para requalificar e outro diferente para a praia de Faro porque é para demolir e realojar?? O público é levado a pensar que a Soc. Polis está a actuar dentro da legalidade,mas não é verdade.A cobertura legal dada pelo POOC tem sido distorcida e de que maneira;Nada será demais para a denúnciar.

    ResponderEliminar