sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Regulador propõe aumentos de 19 a 42% ao preço da água

Aumentos consideráveis na factura da água é o que os portugueses podem esperar caso a recomendação que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) está a ultimar venha a ser adoptada.

Segundo o Diário de Noticias em nome da progressiva uniformização da estrutura de preços para todo o território nacional, uma família com um consumo mensal da ordem dos 10 metros cúbicos deverá ficar a pagar 0,92 euros por metro cúbico, quando, actualmente, a factura não vai além dos 0,65 euros nos casos em que o abastecimento é da responsabilidade de serviços municipais ou dos 0,77 euros no caso das tarifas cobradas pelas entidades gestoras dos serviços multimunicipais.

Diga-se que há anos que no Algarve se fala numa harmonização das taxas e do custo da água nos 16 municípios algarvios tarefa que foi mesmo prometida realizar pela AMAL mas que, até hoje, não passou da fase das promessas.

Por outro lado, em Faro e ainda antes desta proposta de aumento da ERSAR, já se comentava que o preço da água poderia vir a subir (acompanhando aliás a política de preços praticada no passado em Tavira pelo agora Presidente da Câmara de Faro), mas também porque os custos de exploração da FAGAR, ao contrário do que garante a Câmara, deverão aumentar com a transferência dos espaços verdes e jardins que deixaram de ser uma responsabilidade da autarquia passando para aquela empresa municipal, não nos surpreendendo nada se a FAGAR, agora liderada pelo Presidente do PSD Faro, David Santos, vier a obter resultados negativos.

É um tema que, por nos entrar directamente no bolso, deve manter-nos alerta durante os próximos meses.

2 comentários:

  1. Preparem-se que em Setembro/Outubro a FAGAR do Presidente do PSD Faro vai aprovar um novo tarifário com base nos preços que o Macário cobrava em Tavira. Até vai doer.

    ResponderEliminar
  2. Se a Fagar fize-se uma gestão dos recursos mais cuidadosa e tivesse uma verdadeira preocupação de contenção com os gastos não seria preciso aumentar o custo da água aos farenses.
    Infelizmente na Fagar parece ser tudo à grande.

    ResponderEliminar