sábado, 21 de agosto de 2010

Faro: Marinha ‘parou’ barco sem seguro

A resposta da Policia Marítima e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos à alegada falta de seguro da embarcação “Tatiana e Daniel” que faz o transporte de passageiros do Cais das Portas do Mar para as ilhas de Faro e do Farol não tardou.

Segundo o Correio da Manhã a Polícia Marítima realizou uma inspecção e confirmou a alegada falta de seguro válido, mandando fundear, coercivamente, a embarcação.

Ao final da tarde de ontem, responsáveis da firma Silnido - Transportes Fluviais Lda., proprietária da embarcação, entregaram no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) uma apólice de seguro de responsabilidade civil, válida de 27 de Julho de 2010 a Agosto de 2011, que cobre 250 000 euros de danos.

O IPTM garante que tudo já está bem e que a embarcação pode voltar a operar e justifica a emissão de licença a um barco de passageiros apenas com seguro provisório (passado por um mediador) com "urgência do pedido por se tratar de um serviço a prestar a turistas no Verão".

Por sua vez o Comandante da Zona Marítima do Sul garante que "se for confirmado que operou, sem seguro, de 17 a 27 de Julho, terá um processo de contra-ordenação".

Que este caso sirva de exemplo ao IPTM em futuros concursos.

A “urgência do pedido” não se pode sobrepor às normas de segurança dos passageiros, afinal o acidente ocorrido com uma embarcação de recreio poderia ter tido outra amplitude.

1 comentário:

  1. Diga-se que não consigo perceber quais terão sido os critérios deste concurso. Ganha uma empresa que não tinha todas as condições para iniciar as carreiras pelo que só a 17 de Julho começou a transportar passageiros.
    Agora sabe-se que começou a operar sem um seguro válido...
    Eu não sou desconfiado mas são coisas estranhas para um concurso público.

    ResponderEliminar