quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Câmara de Faro promete mais lugares de estacionamento

A Câmara de Faro promete devolver aos cidadãos centenas de lugares de estacionamento espalhados pela cidade e que estão actualmente reservados a entidades diversas, passando a atribui-los apenas em casos particulares e por ordem de importância.

Segundo o Região Sul dos actuais 800 lugares de estacionamento reservados por toda a cidade a autarquia promete apenas manter os lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, unidades de emergência, viaturas oficiais de organismos públicos, farmácias, clínicas, hotelaria e parque escolar, por ordem de hierarquização das necessidades.

aqui havíamos falado desta medida que, descontada toda a demagogia, é globalmente positiva. Contudo continuamos a duvidar dos seus resultados, atrevendo-nos a arriscar que dos actuais 800 lugares de estacionamento reservados não serão disponibilizados mais de 10%.

Sendo certo que existem em Faro lugares de estacionamentos reservados difíceis de explicar, como os atribuídos ao Ministério das Finanças e à Vivmar (5 + 5 lugares na Rua Comandante Francisco Manuel), à GNR e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (18 + 3 lugares no Largo de São Sebastião) ou ao Seminário de São José da Diocese do Algarve (14 lugares no Largo da Sé), a esmagadora maioria dos 800 lugares que a Câmara diz ter identificado estão cobertos pela Lei e dificilmente serão passíveis de ser retirados ou são imprescindíveis para o acesso e funcionamento dos estabelecimentos, caso das cargas e descargas ou dos estabelecimentos de ensino e das creches, cuja proposta – Edital N.º 302/2010 – de conceder apenas um lugar é de alguém que nunca levou os filhos à escola ou ao infantário.

O comunicado da autarquia é, alias, o melhor exemplo do que afirmamos quando a Câmara anuncia que pretende manter os lugares atribuídos a pessoas com mobilidade reduzida, uma atitude que parece de grande generosidade social mas que mais não é do que o cumprimento da Lei que define que todo o indivíduo que tenha uma deficiência motora que lhe confira um grau de incapacidade igual ou superior a 60% ou tiver multideficiência profunda com grau de incapacidade igual ou superior a 90%, tem direito a requerer um lugar de estacionamento junto da sua habitação ou do seu local de trabalho, devidamente sinalizado.

4 comentários:

  1. Faço uma sugestão à Câmara: começem por retirar os lugares de estacionamento reservados aos carros do Presidente e dos Vereadores a tempo inteiro e todos os outros reservados para os serviços da Câmara no Largo da Sé. Ganhava-mos logo umas duas dezenas de lugares.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma tirada populista do Eng. Macário. No final isto não vai dar em nada. Espere-se para ver...

    ResponderEliminar
  3. pela conversa mole da Câmara sobre estacionamento aposto que veem ai mais parquimetros.

    ResponderEliminar
  4. Se fosse de facto verdade o que dizem até seria bom para Faro. O problema é que não passa tudo de propaganda.
    Aquilo que é verdade é que a Câmara aprovou mais estacionamento tarifado numa série de ruas onde até agora se podia estacionar sem pagar por isso é que vem agora com esta conversa toda para fingir que estão muito preocupados.
    É tudo conversa falsa.
    É só

    ResponderEliminar