terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fagar admite aumentar o preço da água

O Presidente do Conselho de Administração da Fagar, David Santos admite novos aumentos na factura da água.

Em declarações ao Observatório do Algarve, o também Presidente do PSD Faro, adianta que a Fagar está a testar a estrutura tarifária recomendada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que recentemente veio a público defender uma harmonização nacional do custo da água aos consumidores.

O responsável da Fagar e presidente do PSD Faro admite que existe uma grande possibilidade da recomendação da ERSAR ser seguida ainda durante o ano de 2010, o que significa, “dependendo do perfil de consumo em que se venham a enquadrar” aumentos para alguns consumidores e diminuições na factura mensal de outros.

Ao contrário do exemplo de Faro, a Câmara Municipal de Loulé já negou qualquer possibilidade de introduzir aumentos no custo da água, uma vez que, refira-se, o estudo da ENSAR é meramente indicativo não tendo, a sua aplicação, qualquer tipo de obrigatoriedade.

A harmonização do preço da água, proposto agora pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, é uma ideia antiga.

As câmaras algarvias esperam há vários anos que a AMAL faça um estudo prometido sobre as diferenças da estrutura tarifária nos vários concelhos que são abastecidos pela empresa Águas do Algarve e que apesar de todos comprarem água ao mesmo preço os valores das facturas aos consumidores são muito diferentes de concelho para concelho.

aqui havíamos admitido que depois do negócio entre a Câmara e a Fagar para a manutenção dos espaços verdes e jardins, o custo da factura da água dos farenses deveria subir. Agora ficamos com mais certezas.

Aguarde-mos pelo final de Setembro para confirmar se, depois dos aumentos das taxas dos operadores do Mercado Municipal de Faro, a factura da água também vai subir quebrando-se, assim, mais uma das promessas eleitorais da coligação de direita.

(Fotografia O Algarve)

1 comentário:

  1. É certo como 1 + 1 = 2
    Com as despesas que assumiram na Fagar com a manutênção dos jardins vamos todos pagar a água mais cara.

    ResponderEliminar