segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Câmara aprova cedência de terrenos públicos para pagar dívida da AmbiFaro ao BES

674 mil euros foi por quanto foram avaliados os dois terrenos públicos que a Câmara Municipal de Faro aprovou ceder à AmbiFaro no âmbito de uma operação de aumento de Capital Social em espécie.

Os terrenos, propriedade da Câmara Municipal de Faro, localizam-se junto à Igreja de São Luís e resultaram de áreas de cedência no âmbito de uma operação de loteamento, como aqui já havíamos dado conta.

A novidade é que agora tornou-se claro que o objectivo da Câmara não é viabilizar a AmbiFaro, mediante um aumento de capital, mas tão só pagar com estes terrenos públicos a divida daquela empresa municipal junto do Banco Espírito Santo, resultado de um empréstimo contraído em 2001 para comprar à Halcon acções da Farense SAD, uma operação que o Tribunal declarou recentemente como tendo sido “ilegal”.

De facto, na assembleia-geral de accionistas da AmbiFaro, realizada no passado dia 24 de Agosto, foi o próprio presidente daquela empresa municipal, Francisco Paulino, quem assumiu o verdadeiro objectivo desta transacção.

De acordo com a acta da reunião, o também Presidente do CDS-PP terá afirmado que “o actual Executivo da Câmara Municipal de Faro tem desenvolvido todos os esforços para resolver, com a máxima urgência, a situação de incumprimento da AmbiFaro perante o Banco Espírito Santo. Apôs diversas negociações considera-se que a solução a adoptar consiste no aumento do capital social da AmbiFaro por entrada em espécie de dois terrenos que serão, posteriormente, cedidos ao BES para liquidação da dívida.”

Está assim explicada a cambalhota da actual maioria de direita que ainda recentemente dizia ser sua intenção extinguir a AmbiFaro, o Teatro Municipal e o Mercado Municipal, constituindo uma nova empresa municipal que abrangesse as competências actualmente dispersas por aquelas três.

Na Câmara, os vereadores do Partido Socialista votaram por duas vezes contra esta transacção que no próximo dia 1 de Setembro sobe à Assembleia Municipal para ser discutida e votada.

Resta esperar pela noite de Terça-feira para ver qual será o posicionamento dos membros do PS, CDU, BE e CFC na respectiva reunião, uma vez que a coligação de direita não tem a maioria dos votos naquele orgão, sendo que os vereadores socialistas, incluindo o Presidente do PS Faro, votaram, em duas reuniões de câmara consecutivas, contra esta transacção de terrenos públicos.

3 comentários:

  1. Descansa que terça-feira tudo será aprovado na Assembleia Municipal em nome do nacional porreirismo, pá.
    Descansa que eles sabem o que estão a fazer e até vão arranjar um parcer juridico para garantir que tudo está bem.
    Descansa que o bloco central dos interesses toma conta da tua cidade.
    vá vai trabalhar, descansado, que estas preocupações não são para ti... cuida da tua vidinha que eles tratam do resto!

    ResponderEliminar
  2. NÃO SERIA BOM AVERIGUAR DE QUEM SÃO ESSES TERRENOS ?
    QUEM FOI QUE ASSINOU A ESCRITURA DE DOAÇÃO!
    ONDE SE ENCONTRA ESSA ESCRITURA?
    INTERESSADA.
    MARIA

    ResponderEliminar
  3. Mais uma golpada do ditador (Macário).
    1-Este este lote foi cedido como contra partida pelo loteamento;
    2-A Câmara fica obrigada a utilizar apenas para fins públicos;
    3-Foi cedido ao F.C. de São Luis para construir a sua sede,projecto que não se realizou por dificuldades financeiras;
    4-A Câmara fez a reversão do terreno,tinha legitimidade;
    5-O Clube de São não reclamou;
    6-E agora a Câmara vai ceder à Ambifaro,para pagar divida ao BES,que já entregou projecto de um construção na Câmara.
    7- Os pareceres jurícos pedidos pela Câmara,sobre esta proposta não é consensual.

    O BES esfrega as mãos,salda-se a divida e ainda vão ganhar algum, que bem necessitam.
    Tudo pela mão do Macário.
    Lozinho

    ResponderEliminar