sábado, 30 de outubro de 2010

Câmara de Faro abriu concurso para as 1030 camas dos dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico

«A Câmara de Faro já abriu os concursos dos Núcleos de Desenvolvimento Turístico do concelho. As propostas para as 1030 camas deverão ser formalizadas pelas empresas e grupos concorrentes nos próximos 90 dias.

Estão a concurso 515 camas do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e mais 515 do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estoi, Santa Bárbara de Nexe e Conceição.

Segundo a Câmara, os concorrentes, nas suas propostas, “deverão promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estói”.

Deverão também, em função da freguesia respetiva, “promover diferentes produtos turísticos”: na freguesia da Conceição, a relação com a Campina de Faro; em Estoi, a componente cultural de Milreu e o centro histórico da aldeia; em Santa Bárbara de Nexe, a relação com a paisagem e o quadro panorâmico existente; e na freguesia de Montenegro, a Ria Formosa, o turismo de natureza e o turismo de investigação.

“A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vetor estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local a um vasto horizonte de oportunidades que se avizinham”, sublinha a autarquia de Faro em nota de imprensa.

“O concelho tem que se afirmar e por cobro à escassez de unidades hoteleiras aqui sediadas”, salienta ainda.

A Câmara acrescenta que o seu objetivo neste âmbito é “harmonizar as assimetrias de oportunidades entre a área urbana e o espaço rural, favorecendo a implantação de unidades hoteleiras e conexas que primem pela qualidade, qualifiquem a oferta turística e originem um efeito multiplicador que se reproduza por todo o concelho”.

”É um passo no presente, a pensar no ordenamento territorial e nos sustentáculos estratégicos de desenvolvimento futuro que o progresso do concelho deve e vai acompanhar”, diz também a autarquia.

A Câmara aguarda, agora, as propostas de grupos empresariais que desejem concorrer, apresentando projetos de investimento para as zonas e que poderão consultar as peças processuais em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da autarquia.»
(Noticia: barlavento)

As 1030 camas turisticas para Faro foram fruto da negociação encetada pelo anterior Executivo da Câmara de Faro com a CCDRA aquando da elaboração do novo PROTAL.

Na altura José Apolinário tencionava colocar a concurso a totalidade das camas para um projecto no interior do Concelho de Faro - Santa Bárbara de Nexe, Estoi ou Conceição de Faro, exigindo como condição necessária que as propostas incluissem a construção de um campo de golfe (18 buracos).

Esta condição [construção de um campo de golfe (18 buracos)] parece ter caido com a actual Câmara o que, a confirmar-se, é um erro de planeamento estratégico.

Resta esperar que apareçam investidores, verdadeiramente interessados, com capacidade de realizar novos investimento, isto é, que estas camas não sejam usadas para alavancar projectos já aprovados cujos proprietários os mantiveram congelados no papel à espera de realizar mais valias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário