sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Faro e Tavira acolhem a etapa final da maior acção de voluntariado empresarial em Portugal

O Projecto G.I.R.O – Grace, Intervir, Recuperar e Organizar, a maior acção de voluntariado empresarial em Portugal, reúne esta sexta-feira, dia 29, em Faro e em Tavira, uma centena de voluntários que, durante um dia, trocam o seu normal local de trabalho por instituições de solidariedade social algarvias, com o grande objectivo de “marcar a diferença” no terreno.

Esta acção constitui o culminar do mês GIRO, que arrancou com um workshop sobre como implementar uma acção de voluntariado empresarial a que aderiram cerca de 40 representantes de empresas, nomeadamente, gestores de recursos humanos, de comunicação e de sustentabilidade. A 5ª edição realizou também intervenções no terreno em Lisboa e no Porto, juntando um total de 500 voluntários.

A iniciativa do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – Associação – vai intervir com 100 voluntários no Instituto D. Francisco Gomes – Casa dos Rapazes, em Faro, e na Associação Uma Porta Amiga, em Tavira, duas instituições que acolhem, educam e integram na sociedade crianças e jovens carenciados.

Durante um dia de trabalho, os voluntários vão realizar acções de reabilitação dos espaços e equipamentos sociais, designadamente, criação de hortas pedagógicas, colocação de vedação, montagem de equipamentos, limpeza de espaços verdes e pintura de paredes e muros, numa iniciativa que, será apoiada por técnicos competentes na matéria, nalguns casos quadros das empresas associadas do GRACE.

O Projecto G.I.R.O. tem como principal objectivo a melhoria da qualidade de vida de grupos em risco de exclusão, enquadrados em zonas socialmente deprimidas ou em instituições de acolhimento, através de acções de requalificação e criação de espaços comunitários.

Segundo Conceição Zagalo, Presidente da Direcção do GRACE e participante em todas as edições anteriores, “o G.I.R.O. 2010 representa um salto qualitativo, já que envolve um número significativamente maior de empresas, de voluntários e de organizações. De facto, não há melhor forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade portuguesa, principalmente em tempo de maior instabilidade, do que juntar esforços, energia e positividade ao serviço dos outros”.

O GRACE conta hoje com 78 associados, de diversos quadrantes da actividade económica e social, tais como empresas, fundações ou associados individuais, alguns deles a título honorário, em resultado de reconhecimento público feito no dia do 10º aniversário do GRACE, comemorado a 25 de Fevereiro de 2010.
(Noticia: Algarve Noticias)

Sem comentários:

Enviar um comentário