Com início no Museum Sinagoga Isaac Bitton, no interior do cemitério judaico, único vestígio restante da primeira presença judaica em Portugal após de inquisição, a rota pedestre percorre os locais onde viveram os judeus na cidade. O passeio será traduzido em português, inglês e ou francês.
A iniciativa pretende valorizar a história das famílias enterradas no cemitério judaico há 170 anos, mostrando onde estavam localizadas as residências e os negócios da comunidade de 60 famílias localmente conhecida como ''A pequena Jerusalém''.
De acordo com investigações realizadas pelo centro e documentadas em vídeo, a exibir no início do percurso, é possível datar a presença de judeus em Faro desde o tempo dos Romanos e, após a sua expulsão no período da inquisição da igreja católica, o retorno à cidade dos seus descendentes, já no séc. XIX.
No sentido proporcionar um passeio organizado foi elaborado um mapa, identificando as famílias e os locais que poderão ser visitados , num percurso que terá a duração de cerca de 2h45minutos, agendado para o próximo mês de Novembro.
As incrições poderão ser realizadas telefone: 289829525.
(Noticia: Observatório do Algarve)
Sem comentários:
Enviar um comentário