segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Portagens: Líder do PS Algarve quer Comunidade Intermunicipal do Algarve a falar com Passos Coelho

Miguel Freitas, líder do PS/Algarve, considera que a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) deve pedir “uma reunião com o líder do maior partido de oposição” para discutir a questão das portagens na Via do Infante.

“Respeitem o Algarve, oiçam os nossos autarcas” apelou Miguel Freitas, considerando que após a reunião solicitada ao primeiro ministro José Sócrates, a Comunidade Intermunicipal do Algarve-AMAL, que reúne os 16 autarcas algarvios, deve "tomar iniciativa semelhante" junto do presidente do PSD.

“A cobrança de portagens foi decidida quando o PSD impôs o pagamento universal e o Governo acordou, pelo que este é um passo que deveria ser dado” defendeu o também deputado.

Admitindo ter “perdido a batalha das portagens” Miguel Freitas garantiu no entanto que os socialistas algarvios “não deixarão de lutar até ao momento em que as portagens forem introduzidas”.

Miguel Freitas confessou ainda que “os deputados socialistas do Algarve lutaram por isso, mas foi o país inteiro a dizer «se pagamos, porque não há-de o Algarve pagar» “, mas continua a manter “a esperança” de ainda haver posições que podem ser ganhas, na Via do Infante pelos algarvios.

O líder regional dos socialistas aproveitou ainda para pedir ao Governo “contenção nas palavras”, numa matéria tão sensível.

Sem o mencionar, o deputado criticava assim a posição do ministro das Obras Públicas António Mendonça, que na sua deslocação ao Algarve na sexta feira disse que "a introdução de portagens nas restantes autoestradas chamadas SCUT acorrerá até 15 de abril de 2011 e quando se diz que é até, quer dizer até", admitindo que a data pode ser antecipada.

Miguel Freitas falava no XVIII congresso da Federação do PS/Algarve que decorreu ontem em Olhão, onde propôs um pacto com a “Geração 30”, apresentado para a Comissão Política 30 membros com idades inferiores a 40 anos, como um sinal de confiança e rejuvenescimento dos socialistas algarvios.

“Esta é uma geração com horizontes, mas vive com uma grande ansiedade para poder vencer. Nunca a ninguém se exigiu tanto quanto a competências e nunca a ninguém se deu tão poucas condições de trabalho em termos de precaridade e reconhecimento. Esta é uma geração que carece ser ouvida. É o que pretendemos, objectivo pelo qual nos vamos empenhar”, frisou o líder regional dos socialistas no seu discurso de encerramento.

Os 224 delegados eleitos pelas secções concelhias do PS reunidos no auditório do Parque Natural da Ria Formosa na Quinta de Marim em Olhão aprovaram por unanimidade a moção estratégica “Por um Compromisso renovado” apresentada pelo presidente da Federação e elegeram por 187 votos a favor, 2 nulos e 15 brancos a Comissão Política, de 71 membros.

A Comissão de Jurisdição obteve 190 votos a favor, um nulo e 16 brancos, enquanto a Comissão de Fiscalização Económica e Financeira reuniu 191 votos a favor, dois nulos e 14 votos brancos.

O ciclo eleitoral das Federações socialistas conclui-se com a escolha do Secretariado, um órgão executivo, na primeira reunião da Comissão política, da qual emanam os seus cinco a nove membros, eleitos por proposta do presidente.

Surgiram ainda nove moções sectoriais, designadamente no âmbito da segurança, saúde, ordenamento do território e bem estar social.

Entre os convidados estavam representantes de ambas as centrais sindicais – UGT e CGTP – presenças saudadas tanto pelo líder regional do PS, como pelo representante da direcção nacional, o deputado João Soares.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário