terça-feira, 19 de outubro de 2010

Corte no rendimento dos portugueses vai afetar turismo algarvio

O corte nos rendimentos dos portugueses previsto para 2011 vai afetar o turismo algarvio, acredita o líder da maior associação hoteleira regional, lembrando que o mercado nacional é o maior em número de turistas.

Apesar de não liderarem no número de dormidas nos hotéis algarvios, o mercado nacional é o primeiro da região em número de turistas, diz Elidérico Viegas, da Associação Hoteleira e de Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Em declarações à Lusa, o empresário disse não duvidar de que o aumento de impostos previsto na proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2011 vai ter "um reflexo negativo" no turismo da região.

“Os portugueses virão por períodos mais curtos e gastarão menos dinheiro nas férias", acredita Elidérico Viegas, lembrando que também as empresas do setor turístico perderão competitividade face a outros destinos mais baratos.

Como exemplo aponta o aumento do preço do fornecimento de eletricidade, que é o "segundo maior custo de exploração nas unidades hoteleiras" e compara o país a Espanha, onde o aumento de impostos não se vai refletir no setor turístico.

Elidérico Viegas acrescenta que a procura por parte dos turistas internacionais também pode sofrer quebras face ao aumento do preço dos produtos de consumo, que poderá afastá-los para outros destinos onde a comida e bebida são mais baratas.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário