domingo, 31 de outubro de 2010

“Semana dos Artistas” mantém aposta nos talentos emergentes

Este ano é a banda “Pinto Ferreira”, mas já foram os “Virgem Suta”, hoje no circuito nacional da música. A 9ª Semana dos Artistas promete artes várias, cinema e música em vários tons, tertúlia e contadores de histórias. A ver, doc “Ilha” sobre a praia de Faro.

Pedro Bartiloti, responsável da programação da Semana dos Artistas diz que a “Pinto Ferreira”, banda que é cabeça de cartaz desta edição, e actua no sábado, dia 6, vai saltar para a ribalta, como algumas outras que tocaram no palco d’Os Artistas. Um exemplo? “Os Virgem Suta” que fecharam a semana de 2009.

É já dia 1 de Novembro, segunda feira, que arranca o programa, com a exibição do documentário “Ilha”sobre a praia de Faro, da autoria de Mauro Amaral e Carlos Fraga e a inauguração da mostra da Associação Livre dos Fotógrafos do Algarve (ALFA) num trabalho realizado nos bastidores da Orquestra do Algarve (AO).

A exposição “Cromáticas” acumula com a interpretação de “duos para Violino” de Jpleyel, interpretado por um grupo de música da câmara da AO.

Terça feira, 2 de Novembro é dia de jazz e blues, com a sessão “Bluesmente Falando” numa parceria com os animadores da antena da RUA FM que vão transmitir em directo os respectivos programas: Fausto Roxo com o “Aqui há Jazz” e Hernâni Nascimento e João Godinho à frente do “Bluesmente Falando.

As músicas do Mundo em Sines é o tema do documentário de Carlos Nobe e da tertúlia agendada para quarta feira, em que o director do festival de world música mais cotado do país vai estar presente. Carlos Seixas há-de trazer ideias e provavelmente sons, para as enquadrar.

Os cartoons do Terminal Studios, com ilustrações e caricaturas a serem realizados ao vivo pelos desenhadores. Se quiser a sua carinha laroca no papel, esta é uma boa noite para ir aos Artistas.

A ideia é, segundo Bartiloti, “fazer desta sessão de criatividade ao vivo um documentário” estando a decorrer conversações com uma equipa de filmagem.

O cinema vai aos Artistas na quinta feira, com a exibição das curtas realizadas por estudantes da Universidade do Algarve. Na tela estarão “Homem da Terra” de Nuno Fernandes e António Guerreiro e “Volant” de Nuno Fernandes e “Animação para acompanhamento musical” de Pedro Santos.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário