quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PS Faro acusa executivo de Macário Correia de aumentar dívida

«O PS/Faro disse hoje que durante o primeiro ano de mandato do executivo liderado por Macário Correia as dívidas do município aumentaram 14 por cento, de 27 milhões para 31 milhões de euros.

A concelhia do PS Faro analisou documentos facultados pelo município relativos ao plano de reequilíbrio financeiro, que vai ser votado em Assembleia Municipal dia 03 de novembro, e concluiu que “a faturação/dívida da câmara PSD neste ano de mandato teve um aumento de cinco milhões”.

João Marques, vereador socialista da Câmara de Faro, refere que em 2009 a dívida do município era de 27 milhões de euros e que, a dois meses do fim de 2010, é de "31,286 milhões de euros”.

O PS Faro afirma ainda que depois de ter tido acesso aos documentos facultados pelo município, verificou que "os encargos com pessoal tiveram um aumento de cerca de um milhão de euros", um crescimento que se pode explicar, por exemplo, com gastos em indemnizações ou o aumento do número de vereadores (mais dois em relação ao anterior executivo, liderado pelo PS), argumentou o líder da oposição na Câmara de Faro.

“Fica demonstrado que o atual executivo não conseguiu gerir as contas da câmara, e não conteve a despesa, razão de vir só agora propor um plano de reequilíbrio financeiro", disse João Marques, recordando que Orçamento da Câmara de 2009 era de um total de "74 milhões de euros", e que em 2010 passou para "98 milhões de euros”.

O PS Faro ainda não decidiu que posição vai tomar em Assembleia Municipal, mas garante que vai ter sempre presente "os problemas e ajudas aos que mais necessitam”.

Segundo os socialistas, o plano de reequilíbrio que propõe um empréstimo de 48 milhões de euros, tem como perspetiva o "pagamento a 20 anos com um spread que obrigará a câmara a pagar 102 milhões de euros até fim do contrato, o dobro do recurso”.»
(Noticia: Observatório do Algarve)

Aos poucos vamos conhecendo os resultados da gestão financeira da actual maioria de direita na Câmara de Faro e, tal como Aquiles, também Macário Correia parece ter um calcanhar muito fraco. Afinal, contra toda a propaganda oficial, a despesa corrente aumentou durante o ano de 2010 (que ainda não acabou) bem como a despesa com pessoal.

Assalta-nos agora uma pergunta e uma dúvida para as quais urge encontar resposta.

Sabendo que a Câmara de Faro dispensou vários trabalhadores e outros transferiu para a FAGAR, cortou os apoios aos clubes desportivos, suspendeu unilateralmente os protocolos de ajuda financeira com as instituições sociais, reteve parte das verbas das associações culturais, acabou com o programa Faro Solidário que efectuava gratuitamente pequenas reparações nas habitações de familias carenciadas - particularmente idosos, pôs termo ao regulamento de apoio à renda dos agregados em situação de ruptura financeira, reduziu o número de operários e auxiliares nas escolas do Concelho…

Com todos estes cortes na dimensão social da Câmara de Faro como é que a despesa corrente e com pessoal aumentou em 2010?

Onde está a maioria de direita a gastar o dinheiro que retirou dos apoios sociais e dos programas de apoio às pessoas mais desprotegidas, às familias mais carenciadas, às instituições sociais e às escolas do Concelho?

2 comentários:

  1. O dinheiro foi para pagar os ordenados dos boys and girls metidos nas várias chefias da câmara, assessores e administradores das empresas municipais que ganham como se fossem vereadores

    ResponderEliminar
  2. Como é possível,aumentar a despesa com o pessoal depois de 200 despedimentos ou não renovação de contratos com trabalhadores do Município e em apenas 1 ano?Como gastaste o NOSSO dinheiro Macário?Só incompetência ou há outras explicações?Chega de patuá e desculpas esfarrapadas e apresenta-nos factos,porque os farenses não vão esperar sentados.C.C.

    ResponderEliminar