quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Faro acolhe campanha “Saiba o que lhe vai no peito”

A cidade de Faro acolhe hoje a campanha de sensibilização “Saiba o que lhe vai no Peito”, uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar e promover a saúde da mulher, reforçando a importância do rastreio mamográfico.

Faro é a 15ª cidade a receber a campanha. A iniciativa decorrerá no Jardim Manuel Bivar, junto à Doca de Faro, às 10h00.

Da responsabilidade da Associação de Mulheres Mastectomizadas – “Ame e Viva a Vida”, a campanha é dirigida a todas as mulheres e pretende incentivar e ensinar a prática do autoexame, assim como sensibilizar para a importância da realização de mamografias periódicas, a cada um ou dois anos, nas mulheres dos 50 aos 69 anos, de acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Oncológicas.

Neste âmbito e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde de todo o país, uma equipa constituída por duas mulheres mastectomizadas, duas enfermeiras e, por vezes, um médico viajam pelo país nas próximas semanas, com um único objetivo: prestar todo o apoio e ajuda necessárias às mulheres portuguesas, sensibilizando Portugal para a importância do rastreio e do autoexame mamário.

Qualquer mulher pode desenvolver cancro da mama, aumentando este risco a partir dos 40 anos e se existir um familiar de primeiro grau com cancro da mama.

Segundo as estatísticas nacionais, em cada ano em Portugal há cerca de 5000 novos casos de cancro da mama – de duas em duas horas é diagnosticado um cancro - e a taxa de mortalidade associada a este problema de saúde pública ronda as 1500 mulheres por ano.

Um autocarro de grandes dimensões em tons de rosa, irá percorrer Portugal até ao dia 30 de Outubro, no qual as mulheres poderão aprender a efetuar o autoexame e recolher informações úteis e conselhos que as ajudarão a estar alertas para o cancro da mama.

Trata-se de um espaço com todas as condições de privacidade, anonimato e higiene.

A campanha de sensibilização termina na capital, no dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, com a realização de um logótipo humano em tons rosa com o formato do mapa de Portugal, reforçando a mensagem de toda a campanha “Saiba o que lhe vai no Peito”.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário