sexta-feira, 15 de outubro de 2010

REFER faz obras de 25 milhões de euros na Linha do Algarve

Os troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António da Linha do Algarve estão a ser alvo de obras da responsabilidade da REFER, anunciou hoje esta empresa responsável pela gestão das linhas férreas em Portugal.

Trata-se de obras de renovação da superstrutura de via – carril, travessas e balastro - dos troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António, numa extensão total de 90 quilómetros, sendo que a sua restante extensão, entre Tunes e Faro, se encontra modernizada desde 2004.

Este investimento, que, segundo a REFER, “decorre dos resultados das inspeções periódicas e sistemáticas efetuadas na rede ferroviária nacional e do respetivo diagnóstico, que confirmou o aproximar do fim da vida útil dos seus elementos constitutivos”, visa “aumentar a fiabilidade da exploração, o aumento do conforto para os passageiros e viabilizar a própria manutenção, de forma racional e sustentável, da superstrutura de via”.

A intervenção, que consiste essencialmente na substituição de travessas de madeira por betão, novos carris soldados em barras longas para eliminação de juntas e reforço de balastro, representa um investimento de cerca de 25 milhões de euros, sendo o fornecimento dos materiais da responsabilidade da REFER, à exceção do balastro.

Os trabalhos decorrem de forma faseada, durante um período de três anos, e englobam um conjunto de empreitadas divididas em três fases, estando duas delas já concluídas.

Assim, em 13 de Julho passado foram assinados, com as empresas Neopul e Promorail, os contratos das empreitadas relativas à 3ª fase, representando um investimento total de 7,9 milhões de euros.

Os trabalhos desta 3ª fase, que envolvem a substituição de travessas, carril e balastro, tiveram início em Setembro, estando a sua conclusão prevista para Abril de 2011.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário