terça-feira, 26 de outubro de 2010

José Vitorino acusa Câmara de Faro e Polis de pretenderem expulsar pescadores da Praia de Faro

O antigo presidente da Câmara de Faro do PSD acusa a actual maioria de direta da autarquia e a Sociedade Polis de quererem expulsar os pescadores da Praia de Faro e acabar com a actividade psicatória, ao recorrerem a ‘aliciamentos’ para os pescadores irem viver para Quarteira e outros locais.

José Vitorino considera esta atitude “um escândalo e uma vergonha”, adiantando que “a Ilha de Faro era de pescadores que habitavam na zona central. Na década de 50, o poder público obrigou-os a irem para os extremos nascente e poente. Agora, querem demolir as casas e ‘expulsá-los’ da Ilha! É uma conduta absolutamente inaceitável, gravemente lesiva dos interesses de Faro, em termos económicos, sociais e culturais.”

Em comunicado o Movimento Autarquico Independente ‘Com Faro no Coração’ considera que “o incremento das atividades piscatórias em Faro tem de ser um objetivo estratégico para a Câmara no âmbito do programa Polis”. Porém, denunciam, “está a suceder o inverso, implicando a manobra em curso uma forte machadada no já débil tecido produtivo do Concelho”.

Para o movimento “a Câmara de Faro e a Polis, Sa estão tão obcecados em avançar com as demolições, que o querem fazer à custa do fim da pesca”.

Recordando que sempre “reivindicou uma aposta forte no apoio ao setor e aos homens do mar”, José Vitorino denuncia que “à exceção da Culatra com o novo porto de abrigo, são cada vez maiores as limitações e falta de apoios, na Ria Formosa, nos diferentes núcleos e zona ribeirinha da Cidade”, concluindo que agora “é a pesca que está em risco na Ilha de Faro”.

Face ao presente escândalo, o ‘Movimento Com Faro no Coração’ apela à Câmara para “assumir as suas responsabilidades na defesa do setor e do Concelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário