quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O rei vai nu!

Nunca como hoje o slogan da JSD Faro foi tão actual “Um ano passou e Faro parou”. A cidade está, efectivamente, parada.

O sonho de refazer de Faro uma Capital, slogan de candidato sebastiânico que há um ano chegou a Faro dizendo que faria tudo o que faltava, e depressa, foi mito que se desfez prematuramente.

O primeiro ano de mandato fica marcado por um conjunto de medidas pífias, sem utilidade ou consequência, como o regulamento dos aparelhos de ar condicionados nas fachadas (alguém notou alguma diferença?), as riscas amarelas a impedir o estacionamento na berma da estrada sem qualquer preocupação em criar alternativas para o estacionamento dos carros, a guerra com os moradores da Horta das Figuras, o ataque descabelado ao brio profissional dos funcionários da autarquia ou a guerra travada com os Bombeiros Municipais.

As obras da Câmara desapareceram, nada mexe, e as muitas obras das Instituições Particulares de Solidariedade Social em lares, creches e jardins de infância, deixadas pelo anterior executivo do PS, estão todas atrasadas e as instituições a passar por graves constragimentos financeiros já que a Câmara não está a cumprir com a sua comparticipação financeira.

Fizeram-se regulamentos, criaram-se comissões, mudaram-se as chefias internas da autarquia, despediram-se pessoas e trouxeram-se outras, muitas outras, particularmente da Câmara de Tavira, mas a qualidade do serviço prestado pela autarquia não melhorou, de que são prova o inicío atabalhoado e cheio de falhas do ano escolar (a resvalar mesmo para a incompetência) e dos jardins e espaços verdes que ficaram durante seis meses ao completo abandono.

Mais, Macário Correia não conseguiu cumprir nenhuma das suas promessas, mesmo aquelas que afirmava serem simples, como a ciclovia para a Praia de Faro, a conclusão do Pavilhão Gimnodesportivo ou a definição dos limites territoriais entre Faro e Loulé. Até mesmo aquelas que se apresentavam faceis ainda não arrancaram, como as obras do Programa Polis e as obras de abastecimento de água e esgotos ao interior de Faro, processos que ficaram preparados pela anterior Câmara.

Pior, apesar de toda a propaganda, os dados que hoje são conhecidos demonstram que a nível financeiro a maioria de direita não foi capaz de estancar a despesa corrente da Câmara de Faro. Pelo contrário, a coligação de direita será responsável por um aumento da despesa corrente em 2010.

Apenas um ano depois da tomada de posse da actual maioria de direita (21 de Outubro de 2009) o descontentamento e o divórcio da generalidade dos cidadãos de Faro face à sua Câmara não encontram paralelo com qualquer outro executivo municipal de que haja memória.

Tal como o Rei Sol no auge do absolutismo – “L'État c'est moi”, Macário Correia acredita que “a Câmara é ele” e que basta olhar para o seu umbigo para descobrir o que o outro (cidadão) pensa, deseja e anseia. Só este egocentrismo pode explicar o uso autoritário que faz do poder, o medo que exerce sobre aqueles que dependem de si ou precisam da Câmara, a falta de paciência para ouvir quem pensa diferente e a total obstinação sobre a verdade absoluta, a sua.

Bem podem os arautos da fé apregoar um trabalho sobre-humano e invisível, o escriba oficial tecer loas infindáveis e cheias de adjectivos, a claque partidária e empregada aplaudir à passagem do senhor que, tal como na estória, haverá sempre alguém que grita: "o rei vai nu!".

9 comentários:

  1. Só na minha casa o eng. Macário Correia perdeu 6 votos.
    Acreditei que com ele seria diferente e já me arrependi pois a diferença foi para pior.

    ResponderEliminar
  2. Fomos enganados!

    Caros cidadãos de Tavira desculpem o mau jeito mas queremos devolver à procedência o vosso cidadão e, infelizmente, ainda nosso Presidente de Câmara.

    A devolução prende-se com duas razões principais:
    1) Publicidade enganosa, afinal o homem prometeu tudo, não faz nada e ainda aumenta os impostos a todos.
    2) Manifesta impreparação para o cargo que ocupa.

    Face ao exposto e uma vez que ele é filho da vossa terra pedimos que o recebam de volta. Se o fizerem rapidamente serão dispensados de todo e qualquer pedido indemnizatório pelo mal que em tão pouco tempo o vosso cidadão causou a esta cidade, Capital do Algarve.

    Espero que não levem a mal e compreendam as razões do nosso desespero, afinal parece-me justo que quem o criou que o aguente.

    Associação dos Amigos de Faro e dos Farenses

    ResponderEliminar
  3. Este já era.
    Tenho pena mas sinto que ainda não é desta vez que um presidente de câmara faz dois mandatos em Faro.

    ResponderEliminar
  4. Completamente nu.
    Impressiona a quantidade de pessoas no meu circulo de amigos que se consideram desapontadas com o actual presidente da Câmara, incluindo pessoas que sempre votaram no PSD e que hoje reconhecem o bluf que é o Eng. Macário Correia.

    ResponderEliminar
  5. O Engº. Macário Correia conseguiu enganar os Farenses.
    Foi a primeira e a última vez!

    ResponderEliminar
  6. Faro é Faro, não é Tavira! É aí que está a grande diferença!!! Gerir um Concelho que se herdou com muito dinheiro e projectos já prontos para lançar é uma coisa. Até conseguiu que os munícipes de Tavira pensassem que a obra era sua! Mas vir para um concelho com problemas sérios, herdados do anterior mandato PSD, com uma população que não é "mansa" e nem "crédula" é outra... A demagogia e o populismo tem limites, e aí estão, bem a maneira do PSD de Passos Coelho, que depois de falar, falar, a montanha pariu um rato!!! Por isso cada vez mais estou longe dos partidos, é tudo farinha do mesmo saco... mas este "senhor" conseguiu extrapolar!!! Desde a "corja" que importou da Cãmara de Tavira e até aos vereadores e acessores que escolheu. Não podia ter sido pior!

    ResponderEliminar
  7. Tenho 45 anos,gosto de Faro e sofro por esta cidade.
    Lamento a traje-dia que se abateu sobre nós,aproxima-se momentos difíceis para o Farenses...
    A demagogia e populismo deste senhor vai secar a cidade.
    João

    ResponderEliminar
  8. Meus caros, o futuro será concerteza justo. Não pode o politco hoje agir em função da imagem, o modelo de campanha eleitoral americano esgotou. Os especialistas tem que ir fazer a formação dos valores e do pragmatismo. Assim vai ter que ser em Faro.

    ResponderEliminar
  9. Esta câmara já era. A verdade é que já ninguem liga ao que fazem ou dizem. Para muitas pessoas, como eu, já só é uma questão de tempo para podermos votar noutra pessoa.

    ResponderEliminar